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Fidelização de clientes: entenda como treinar a sua equipe!

Home Gestão e Administração Fidelização de clientes: entenda como treinar a sua equipe!
Fidelização de clientes: entenda como treinar a sua equipe!

A fidelização de clientes é muito importante para os negócios. Não por acaso, ela contribui para a longevidade da empresa, além de auxiliar na consolidação de um lugar positivo para a marca no mercado. Para alcançar esse resultado tão benéfico para o empreendimento, é importante investir em treinamentos, para que a sua equipe fique preparada para fornecer o melhor tratamento para o consumidor.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre a lealdade de clientes para que você realize as medidas certas para capacitar seus colaboradores nessa importante temática. Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto!

 

Qual a importância de treinar os colaboradores para a fidelização de clientes?

Treinar a equipe para a fidelização de clientes é fundamental para promover o sucesso do empreendimento. As capacitações instrumentalizam os colaboradores com os saberes necessários para que eles atendam o cliente com habilidade, empatia, cortesia e receptividade.

Além de promover a reciclagem de conhecimentos e a renovação de repertório comportamental, o treinamento de lealdade de clientes é uma forma de promover possibilidades de amadurecimento profissional para a equipe.

Acrescentamos que a formação dos funcionários com foco no contato com o consumidor é uma forma de investir no potencial do time. É uma aposta no colaborador, que valoriza as capacidades dele e fornece os recursos necessários para que ele maximize os resultados na carreira.

A equipe fica mais consciente das alternativas que pode construir para promover o sucesso da empresa e também para que os representantes dela aprimorem suas performances continuamente. A capacitação em fidelização de consumidores é uma ferramenta estratégica essencial porque permite a cristalização de uma cultura organizacional focada no cliente, sendo uma forma de valorizar o consumidor.

Outro fator importante é que esse treinamento ajuda a conquistar a confiança do público, pois sua equipe fica mais habilitada para o relacionamento com o cliente. O resultado é que a sua empresa ganha um diferencial.

Como treinar sua equipe para a fidelização de clientes?

Há várias ações importantes para treinar sua equipe na promoção da lealdade de clientes. Veja mais sobre o tema a seguir!

Ofereça treinamentos para os níveis de relacionamento

O foco do treinamento de fidelização de clientes deve ser a construção de um relacionamento positivo e sólido com o consumidor. A lealdade do cliente demanda o fornecimento de um produto ou serviço de qualidade, mas ela exige mais do que esses valiosos fatores.

É necessário que o cliente se sinta acolhido pela empresa, que ele se identifique com a marca. É papel dos colaboradores e gestores criar esse clima receptivo e acolhedor na organização.

Escolha os melhores canais de atendimento

Para promover a fidelização de clientes, é importante fornecer fontes de contato que sejam ágeis, positivas e acessíveis. Bons canais de atendimento proporcionam mais segurança para o consumidor, além de permitir que ele se sinta amparado, acolhido e bem atendido.

Promova monitoramento constante

As ações de fidelização de clientes devem ser acompanhadas por um processo de monitoramento contínuo, para verificar a eficiência e eficácia das medidas adotadas. É importante reunir mais informações sobre as estratégias utilizadas, para ver o que está sendo efetivo e o que precisa ser aprimorado.

O monitoramento também é necessário para você conhecer melhor o público. Isso incrementa suas estratégias com dados precisos para oferecer soluções personalizadas e adequadas ao perfil do cliente. As informações sólidas e pesquisas possibilitam o desenvolvimento de propostas concretas, bem embasadas e pautadas pela originalidade, configurando um verdadeiro diferencial para a sua empresa.

Estimule a escuta ao cliente

Nos treinamentos de fidelização de clientes, é importante mostrar aos colaboradores que a escuta do consumidor é muito importante. Acolher o cliente e ouvir suas demandas é uma medida essencial para desenvolver uma relação de confiança e para auxiliar o consumidor a resolver o problema que está enfrentando.

Eduque a equipe para o acolhimento de diferentes perfis de cliente

Há uma grande diversidade de perfis de cliente e é importante que o colaborador tenha habilidade para realizar um bom acolhimento. Cada padrão comportamental exige uma forma diferente de atendimento. Assim, sua equipe precisa estar capacitada e sensibilizada para identificar qual a melhor forma de acolher cada pessoa.

Promova capacitação contínua

Para promover a lealdade de clientes, é muito importante que a sua equipe esteja em capacitação contínua. Com isso, os colaboradores aprimoram seus conhecimentos progressivamente, o que contribui para que eles estejam mais preparados para fornecer o melhor atendimento para o consumidor.

Quais potencialidades o treinamento de lealdade de clientes da FranklinCovey oferece para a sua empresa?

O treinamento de lealdade de clientes da FranklinCovey Brasil oferece uma série de possibilidades para a sua empresa. Ele se baseia no desenvolvimento de uma visão diferenciada da interação com o cliente, em que as atitudes do colaborador partem de dentro para fora, sendo embasadas em autenticidade e interesse em ajudar.

A proposta é o desenvolvimento de competências para um atendimento que se baseia em empatia, responsabilidade e generosidade.

Empatia

A empatia permite a criação de uma conexão humana e calorosa com o cliente, proporcionando que o seu colaborador adote a postura de escutar o que a pessoa realmente precisa.

Mais do que fazer a venda, o trabalhador aprende a ajudar o cliente a solucionar o problema enfrentado. Isso constrói um relacionamento sólido, baseado na cordialidade e confiança, fator essencial para a fidelização do cliente.

Responsabilidade

Outro ponto abordado no treinamento da FranklinCovey é o desenvolvimento da responsabilidade para com o consumidor, no sentido de descobrir qual é o verdadeiro trabalho a ser feito. Nesse contexto, é necessário ir além do que o cliente pediu — é preciso investigar o que ele realmente precisa.

Generosidade

O treinamento de lealdade do cliente da FranklinCovey Brasil também se sustenta no pilar da generosidade, à medida em que o profissional deve colaborar com o cliente. O aprendizado do colaborador deve ser empregado no compartilhamento de insights e na construção de soluções em conjunto.

Assim, a capacitação permite promover mudanças no comportamento dos colaboradores, direcionando as ações o time para a promoção do melhor atendimento possível. O treinamento alinha o comportamento dos líderes com a cultura que se deseja criar, baseada na liberação do potencial das pessoas, e não simplesmente no encaixe do profissional à vaga. Como resultado, há maior produtividade, mais entregas e uma melhor performance.

A lealdade de clientes é um fator fundamental para melhorar os negócios e promover uma boa imagem para a empresa. Nesse contexto, treinar os colaboradores em relação a esse tema é fundamental para garantir sucesso na relação com o consumidor.

Apresentamos diversas possibilidades para você investir em capacitação na fidelização de clientes. A formação na lealdade de clientes da FranklinCovey Brasil é um exemplo que contribui para as vidas das pessoas na empresa, gerando um ciclo de qualidade, efetividade e bom rendimento. Além disso, ela é um fator de motivação e engajamento para os colaboradores, promovendo qualidade de vida e aprendizado para o time.

E então? Gostou de aprender sobre como capacitar sua equipe para a fidelização de clientes? Aproveite e entre em contato com a FranklinCovey Brasil! Teremos prazer em ajudar você!

Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado

Tags: Gestão e Administração
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Erma Bombeck

Reflexões de Erma Bombeck

“Se eu tivesse minha vida para viver”, escrita por Erma Bombeck perto do fim de sua vida, detalha os valores que Bombeck gostaria de ter guiado suas decisões diárias. Se você estivesse chegando ao fim da sua vida e estivesse escrevendo isso, o que incluiria? Use essas idéias para criar sua declaração de missão.

Se eu tivesse a minha vida para viver, eu teria falado menos e ouvido mais. Eu teria convidado amigos para jantar, mesmo que o carpete estivesse manchado e o sofá desbotado. Eu teria comido a pipoca na “boa” sala de estar e me preocuparia muito menos com a sujeira quando alguém quisesse acender um fogo na lareira. Eu teria tido tempo para ouvir o meu avô falando sobre sua juventude. Eu nunca teria insistido que as janelas do carro estivessem fechadas em um dia de verão porque eu tinha acabado de fazer meu cabelo. Eu teria acendido a vela esculpida como uma rosa antes que ela derretesse guardada. Eu teria sentado no gramado com meus filhos e não me preocupado com a sujeira. Eu teria chorado e rido menos assistindo a televisão – e mais enquanto assistia à vida. Eu teria compartilhado mais a responsabilidade com meu marido. Eu teria ido para a cama quando estivesse doente, em vez de fingir que a Terra pararia se eu não estivesse presente naquele dia. Eu nunca teria comprado nada só porque era prático, não manchasse ou porque tinha garantia de durar a vida toda. Em vez de desejar nove meses de gravidez, teria apreciado cada momento e percebido que a admiração que crescia dentro de mim era a única chance na vida de ajudar Deus em um milagre. Quando meus filhos me beijassem, eu nunca teria dito: “Mais tarde. Agora vá se lavar para o jantar.” Teria sido mais “eu te amo” .. Mais “me desculpe” … Mas principalmente, se eu tivesse mais um pouco de vida, eu aproveitaria cada minuto … olharia para ela e realmente a veria … viveria isso … e nunca a devolveria.

Ben Franklin

Valores de governo de Ben Franklin

Às vezes, uma declaração de missão pode ser uma lista concisa de valores, definida em suas próprias palavras. Leia a lista de valores e definições de Benjamin Franklin para ver se eles geram ideias para a sua própria declaração de missão.

Temperança: não coma a exaustão; não beba pra se alterar.

Silêncio: não fale, a não ser que isso beneficie outros ou a você mesmo; evite conversas insignificantes.

Ordem: Deixe todas as suas coisas terem seus lugares; deixe cada parte do seu negócio ter seu tempo.

Resolução: Decida fazer o que você deveria; execute sem falhar o que você decide.

Frugalidade: Não faça nenhum gasto, senão fizer o bem aos outros ou a você mesmo; ou seja, não desperdice nada.

Indústria: não perca tempo; esteja sempre empregado em algo útil; corte todas as ações desnecessárias.

Sinceridade: não use nenhum termo ofensivo; pense de forma inocente e justa e, se falar, fale apropriadamente.

Justiça: Não erre prejudicando alguém, ou se omitindo de fazer o bem, que são seu dever.

Moderação: Evite extremos; abstenha-se de ressentir ofensas tanto quanto você acha que eles merecem.

Limpeza: Não tolere a impureza no corpo, roupas ou habitação.

Tranquilidade: Não se preocupe com ninharias, ou com acidentes comuns ou inevitáveis.

Castidade: Rarely use venery but for health or offspring, never to dullness, weakness, or the injury of your own or another’s peace or reputation.

Ludvig van Beethoven

O grande coro de Beethoven

Em um dos períodos mais difíceis de sua vida, Ludwig van Beethoven compôs o que a maioria diria ser sua maior sinfonia. Sua “Ode à Alegria” da Nona Sinfonia foi e sempre será o coro da vida de Beethoven.

Mahatma Gandhi

A missão de Gandhi

A missão de Mahatma Gandhi é capturada em uma pequena lista de declarações. Você pode criar sua missão neste estilo, iniciando cada frase com “eu devo” ou “eu vou”.

Que o primeiro ato de todas as manhãs seja fazer a seguinte resolução para o dia:
Não temerei ninguém na Terra.
Eu temerei somente a Deus.
Não suportarei mal a ninguém.
Não me submeterei à injustiça de ninguém.
Eu conquistarei a inverdade pela verdade.
E, resistindo à inverdade, suportarei todo o sofrimento.

Martin Luther King

O sonho de Dr. Martin Luther King Jr.

Leia ou ouça o famoso discurso do Dr. King, proferido em 1963 a partir dos degraus do Memorial Lincoln em Washington, DC Se você fosse fazer um discurso que começasse com as palavras “Eu tenho um sonho”, o que seria ? Veja se o sonho do Dr. King lhe dá alguma idéia para sua declaração de missão.

“Eu tenho um sonho”

… eu digo a vocês hoje, meus amigos. Eu tenho um sonho que um dia essa nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: “Consideramos essas verdades como auto-evidentes que todos os homens são criados iguais.”

Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia mesmo o estado do Mississippi, um estado desértico sufocado pelo calor da injustiça, e sufocado pelo calor da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje.

Eu tenho um sonho que um dia o estado do Alabama, com seus racistas cruéis, cujo governador cospe palavras de “interposição” e “anulação”, um dia bem lá no Alabama meninos negros e meninas negras possam dar-se as mãos com meninos brancos e meninas brancas, como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje.

Eu tenho um sonho que um dia “todos os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão niveladas; os lugares mais acidentados se tornarão planícies e os lugares tortuosos se tornarão retos e a glória do Senhor será revelada e todos os seres a verão conjuntamente”.

Essa é a nossa esperança. Essa é a fé com a qual eu regresso ao Sul. Com essa fé nós poderemos esculpir na montanha do desespero uma pedra de esperança. Com essa fé poderemos transformar as dissonantes discórdias do nosso país em uma linda sinfonia de fraternidade.

Com essa fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ser presos juntos, defender a liberdade juntos, sabendo que um dia haveremos de ser livres. Esse será o dia, esse será o dia quando todos os filhos de Deus poderão cantar com um novo significado:

Meu país é teu, doce terra da liberdade, de ti eu canto.

Terra onde morreram meus pais, terra do orgulho dos peregrinos, que de cada lado das montanhas ressoe a liberdade!

E se a América quiser ser uma grande nação, isso tem que se tornar realidade.

E que a liberdade ressoe então do topo das montanhas mais prodigiosas de Nova Hampshire.

Que a liberdade ressoe das poderosas montanhas de Nova Iorque.

Que a liberdade ressoe das elevadas montanhas Allegheny da Pensilvânia.

Que a liberdade ressoe dos cumes cobertos de neve das montanhas Rochosas do Colorado.

Que a liberdade ressoe dos picos curvos da Califórnia.

Mas não só isso; que a liberdade ressoe da montanha Stone da Geórgia.

Que a liberdade ressoe da montanha Lookout do Tennessee.

Que a liberdade ressoe de cada montanha e de cada pequena elevação do Mississippi. Que de cada encosta a liberdade ressoe.

E quando isso acontecer, quando permitirmos que a liberdade ressoe, quando a deixarmos ressoar de cada vila e cada lugar, de cada estado e cada cidade, seremos capazes de fazer chegar mais rápido o dia em que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar as palavras da antiga canção espiritual negra:

Finalmente livres! Finalmente livres!

Graças a Deus Todo Poderoso, somos livres, finalmente.”