Já percebeu como os games conseguem nos engajar? Dependendo do que e com quem estamos jogando, podemos passar horas e mais horas sem perder a nossa concentração. E isso não vale apenas para os jogos de videogame ou tabuleiro, mas também para as competições em sala de aula ou no trabalho: é por essa razão que você deve saber o que é gamificação e como utilizá-la no treinamento dos colaboradores.
Aliás, foi pensando exatamente nisso que elaboramos este artigo. Nossa primeira observação é que os jogos atraem e motivam as pessoas há milênios! No entanto, considerando a longa história, não faz muito tempo que são utilizados para ajudar no desenvolvimento de novas habilidades.
A seguir, você verá o que é gamificação, como funciona, qual a sua relação com o treinamento de pessoas e como usá-la para esse fim. Aproveite a leitura!
O que é gamificação?
Uso de técnicas, estratégias, design e a característica funcional dos jogos em contextos não necessariamente associados aos games em si: basicamente, é disso que se trata a gamificação. A ideia por traz desse conceito (originalmente chamado de gamification) é simples: trazer os aspectos da jogabilidade para o cotidiano do negócio.
Em outras palavras, a gamificação nas empresas tem como propósito aumentar o engajamento, o foco, a determinação e a produtividade das equipes, ampliando as suas chances de sucesso no que se refere à obtenção das metas e objetivos.
De acordo com uma estimativa da Gartner, até o final de 2020, 70% das maiores companhias do planeta terão pelo menos uma aplicação do tipo.
Como funciona?
Assim como nos jogos, a gamificação tem o seu funcionamento baseado em fases, tarefas, níveis e desafios que precisam ser superados um a um. Recompensas são oferecidas a cada avanço: as gratificações vão depender da criatividade e das possibilidades da empresa.
Uma das vantagens desse método é que, de forma divertida, ele consegue envolver duas importantes particularidades do ser humano: a cooperação e a competitividade. Os participantes de um programa gamificado normalmente desenvolvem alguma habilidade, questão fundamental para o envolvimento e a satisfação com o trabalho.
Qual a sua relação com os treinamentos organizacionais?
Para entender a relação da gamificação com os treinamentos organizacionais, é preciso entender os seus benefícios. Nessa linha, sua aplicação é interessante para o negócio porque:
- promove competições saudáveis;
- gera sentimentos de conquista e confiança;
- constrói um ambiente propício para o aprendizado constante.
Promove competições saudáveis
Não há o que discutir quanto ao fato de que a competitividade é um dos aspectos mais contundentes da natureza humana. Quando adotada ou incentivada de modo sadio, as pessoas se tornam motivadas para darem o seu melhor, superando situações que dificilmente seriam vencidas sem essa motivação.
A gamificação e os treinamentos corporativos têm a sua relação fortalecida exatamente nesse quesito. O simples motivo de fazer com que os colaboradores se sintam mais motivados já é uma grande vantagem.
Gera sentimentos de conquista e confiança
Além de promover uma competitividade sadia, a gamificação também gera sentimentos de conquista e confiança. Tanto um quanto o outro são estímulos essenciais para que os funcionários se mantenham ligados aos treinamentos e interessados em suas próximas fases.
Constrói um ambiente propício para o aprendizado
Imagine dois cenários: um em que os colaboradores são introduzidos aos conteúdos do treinamento de maneira maçante, e outro no qual eles têm a oportunidade de absorver as informações de forma leve, descontraída e eficiente. Quais deles lhe parece o ambiente mais propício para o aprendizado? Sem esforço algum, sua conclusão só pode levar ao segundo.
É por isso que a gamificação é uma das principais tendências no que corresponde às aplicações corporativas, já que, ao implantar as funcionalidades dos jogos nas atividades do negócio, suas equipes farão parte de um ambiente cuja a aprendizagem é naturalmente estimulada.
Como utilizar a gamificação para este fim?
Ao utilizar conceitos gamificados, os treinamentos são conduzidos por animações, vídeos e infográficos, dando às aulas e aos cursos uma característica bastante interativa. Com isso, os colaboradores são estimulados para a realização das tarefas.
Conforme os acertos, eles avançam nas lições, recebendo recompensas, como medalhas e pontuações. Isso é realizado dentro de um sistema/plataforma em que a gamificação é aplicada como um de seus recursos.
Por envolver a busca de conquistas e um espírito de competição, a estratégia de gamificar os treinamentos costuma trazer ótimos resultados. A questão a destacar é que os participantes são incentivados a se superar, sendo que a maior parte desse incentivo é gerada por eles mesmos.
Estrutura da gamificação
A gamificação nos treinamentos pode ser estruturada com questionários, oferecendo pontos aos funcionários a cada resposta correta. Ao final dos níveis, caso as pontuações necessárias sejam obtidas, o participante ganha uma recompensa e tem desbloqueada a próxima etapa do estudo, por exemplo.
A sensação de vitória é o que o deixa entusiasmado no que diz respeito aos conteúdos dos exercícios. A evolução conquistada nas atividades é reconhecida e os pontos acumulados servem para a formação de um ranking geral.
Os colaboradores que alcançarem as primeiras posições deverão ser gratificados com recompensas extras: isso amplia a competição (positiva) ainda mais, tendo como consequência melhores níveis de aprendizagem.
Treinamentos que se beneficiam dela
Quanto aos tipos de treinamento que podem ser beneficiados com a gamificação, não há nenhuma restrição, até mesmo os relacionados à liderança. Nesse caso, a ideia pode ser aplicada com o envolvimento de uma missão para elaborar um novo produto ou serviço. A resolução de problemas comuns da empresa também é interessante.
Uma abordagem utilizada nesse sentido é dividir os líderes em grupos e planejar as missões com pequenos desafios — logicamente, desenvolvidos com os conceitos e as técnicas de gamificação. Tanto os processos quanto os resultados dos desafios geram informações para o RH analisar.
Os ganhadores não devem ser vistos necessariamente como os mais habilidosos, pois é importante considerar todo o contexto. No entanto, ao enxergar as interações e a forma pela qual os participantes identificam as possibilidades, é possível ter uma ótima ideia de quais são as capacidades mais evidentes de cada um.
Para concluir nosso post sobre o que é gamificação, não poderíamos deixar de falar que, para obter todas as vantagens, o recomendado é contar com o apoio de uma consultoria. Além de auxiliar na implantação do conceito, o negócio terá as informações sobre como monitorar o desempenho das equipes para efetuar os ajustes necessários ao longo dos treinamentos.
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