Melhorar sua capacidade de liderança é fundamental a fim de desenvolver suas atividades profissionais com sucesso. Por isso, é fundamental conhecer como funciona a gestão de projetos PMBOK e como essas diretrizes podem ser utilizadas na intenção de potencializar os resultados da corporação.
Por meio de algumas melhorias é possível evitar erros e melhorar a produtividade de todo o time. Portanto, vale conhecer como esse recurso pode ser implementado, independentemente do seu setor ou dos tipos de projeto em vigor. Se você quer saber mais sobre a gestão de projetos PMBOK, continue a leitura e confira nossas recomendações!
O que é a gestão de projetos PMBOK?
A sigla PMBOK vem do inglês Project Management Body of Knowledge e apresenta diversas práticas e terminologias com intuito de realizar a gestão de projetos. Por meio dela, é possível ter mais informações que ajudem a direcionar os esforços nesse tipo de gerenciamento na empresa.
A gestão de projetos PMBOK não é uma metodologia, como alguns acabam confundindo, mas sim um guia com diretrizes a fim de facilitar a vida de líderes e liderados. Outro ponto que vale destacar desse guia é que, com o seu uso, torna-se mais simples adaptar o projeto à medida que surjam situações distintas, oferecendo maior liberdade na intenção de conduzir a empresa para o sucesso.
Qual é a importância da gestão de projetos PMBOK na empresa?
Como é possível perceber, a gestão de projetos PMBOK é uma ótima forma de maximizar os resultados da empresa. Por meio dela, é viável ter maior padronização e garantir direcionamento para todos os envolvidos em uma determinada tarefa.
Além disso, o PMBOK pode ser aplicado em qualquer departamento do negócio e adaptado aos projetos que você tem que lidar na sua organização. Assim, você consegue realizar uma previsão mais acurada de resultados.
Também é possível prevenir falhas e erros que podem atrapalhar o desempenho da sua empresa. Portanto, não deixe de aplicar a gestão de projetos PMBOK em seu negócio.
Como aplicar a gestão de projetos PMBOK?
Agora que você já sabe o que é e qual é a importância desse conceito para o seu estabelecimento, que tal aprender dicas que podem ajudar a colocá-lo em prática? Pensando em lhe auxiliar nessa tarefa, preparamos diversas sugestões que vão facilitar na implementação do PMBOK em seu negócio.
Conheça as áreas do conhecimento que abrangem o PMBOK
O primeiro passo a fim de aplicar essa gestão na empresa é entender as diversas áreas que ela abrange. O PMBOK aborda 10 divisões e pode ajudar na melhoria contínua. Além disso, todas as práticas do guia são aplicáveis nos projetos de maneira simples.
Abaixo, apresentamos as principais para você conhecer:
- integração: auxilia na integração dos procedimentos individuais, além de fazer o mesmo entre setores. Assim, é possível unificar a comunicação e ações, proporcionando rapidez às atividades;
- escopo: responsável por definir as tarefas importante para conclusão de projetos; definindo métricas e funções para cada atividade;
- cronograma: importante para o planejamento estratégico, estabelecendo prazos alcançáveis;
- custos: mensuração das despesas relacionadas aos projetos, permitindo encontrar possibilidades de otimizar os custos;
- qualidade: por meio dessa área, trabalha-se com a intenção de oferecer uma boa experiência aos consumidores, aumentando a satisfação deles;
- recursos: aqui, o foco é o RH da empresa, ajudando a encontrar funções, habilidades e necessidades de cada setor;
- riscos: nessa área é possível ter diretrizes a fim de reduzir os riscos do projeto, ajudando a identificar possíveis perigos e mitigá-los.
Tais áreas são importantes para ter melhores resultados e garantir o bom andamento dos projetos da empresa.
Reúna as informações
Após entender as áreas em quais é possível aplicar o PMBOK, é hora de reunir informações que serão úteis para dar andamento no projeto e garantir o bom gerenciamento do mesmo. Nesse sentido, é preciso entender se os procedimentos estão em início ou entrando em uma nova fase.
Além disso, entenda quais são as necessidades dos clientes, dos colaboradores envolvidos no projeto, o que é preciso para dar andamento nas tarefas e como você pode reduzir os riscos que ele envolve.
Faça um planejamento
Após reunir as informações necessárias, é hora de fazer o planejamento com a intenção de manter tudo sob controle no projeto. Por exemplo, é nessa etapa que você vai coletar orçamentos e encontrar as melhores opções para sua empresa.
Também é importante fazer um planejamento a fim de conseguir atingir todos os objetivos que forem traçados no projeto, gastando o mínimo possível, com bom uso dos recursos disponíveis, além de definir formas de mitigar os riscos que o projeto envolve.
Execute na prática
Após ter o planejamento elaborado, é momento de colocar tudo em prática. Aqui, é importante ter atenção para que tudo saia conforme planejado e de acordo com as diretrizes do PMBOK. Assim, as chances de alcançar os objetivos se tornam mais altas.
Além disso, vale fazer o acompanhamento com o objetivo de aproveitar toda a adaptabilidade que o PMBOK oferece para sua empresa. Por meio disso, é possível assegurar melhoria contínua e maximizar os resultados obtidos e garantir um gerenciamento de projetos eficaz para o seu negócio. Quer saber quais são as consequências de não usar o PMBOK? Continue a leitura que detalhamos para você!
Quais são as consequências de não fazer a gestão de projetos PMBOK?
Ao colocar tais ideias em prática, você consegue criar um planejamento mais alinhado com a realidade e desenvolver metas que compreendam a complexidade técnica de cada tarefa executada pelo time.
Portanto, contar com esse recurso melhora sua capacidade de previsibilidade do desempenho de cada projeto, além de permitir que sua equipe realize um acompanhamento temporal das metas alcançadas, consiga melhorar a capacidade de monitoramento e ajuste ao longo do tempo de execução.
Viu como é importante implementar a gestão de projetos PMBOK em sua própria empresa? Ao colocar essas diretrizes em vigor, é possível efetuar grandes transformações no modo como a sua corporação organiza e executa os projetos. Isso traz mais organização, padronização e eficiência para cada etapa prevista em seu planejamento.
Quer saber como implementar essas estratégias na prática? Então confira nossas soluções em Gestão de Projetos e saiba como potencializar sua performance!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado