Você já ouviu falar em OKRs? Também conhecidas como “objetivos e resultados-chave” em Português — do Inglês, “objectives and key results” —, elas são fundamentais para esclarecer aonde uma empresa deseja chegar.
Trata-se, na verdade, de uma metodologia bastante comum entre as grandes companhias, como Oracle, Google, LinkedIn, Netflix e Twitter. Quando implementada com a finalidade de alinhar os propósitos corporativos aos propósitos individuais de cada profissional e de cada equipe, ela tem o potencial de elevar a produtividade e garantir resultados de melhor performance, já que o processo de definição de metas é simplificado.
Quer entender mais a fundo o método e descobrir como ele funciona na prática? Continue a leitura do artigo!
O que é OKR?
De forma simples, é possível entender a OKR como um sistema de estabelecimento de metas de cadência rápida e que envolve a criatividade e a perspectiva dos profissionais. A metodologia tem como principal finalidade garantir que todos os colaboradores de uma corporação estejam caminhando rumo à mesma direção, o que inclui frequência e consistência constantes e prioridades bem esclarecidas.
O princípio por trás do método é aprimorar a comunicação dos propósitos organizacionais, com praticidade e clareza, de maneira a tornar o processo mais pragmático e a gerar na equipe um senso maior de responsabilidade e de autonomia — o que acontece por meio da definição de metas eficientes e mensuráveis. Nesse contexto, os objetivos e resultados-chave (OKRs) funcionam de modo complementar.
A grande diferença das OKRs para as metodologias tradicionais é que os primeiros são estabelecidos, mensurados e reavaliados com frequência (geralmente, a cada três meses). Nesse sentido, os objetivos são entendidos como descrições de uma meta que se pretende alcançar no ciclo da estratégia, enquanto os resultados são as métricas que têm um valor inicial e uma espécie de “alvo” no intuito de medir o quanto os objetivos progrediram.
Como surgiu essa metodologia?
A ideia das OKRs surgiu graças a Andy Grove, o fundador da Intel e acabou se tornando uma verdadeira tendência entre as empresas do Vale do Silício. Posteriormente, o método ganhou notoriedade mundial e passou a ser considerado uma metodologia ágil por conta do seu processo predominantemente bottom-up, de transparência para toda a organização e com ciclos reduzidos.
Inclusive, a OKR se tornou o que é atualmente em razão desse “encurtamento” do ciclo de acompanhamento e de estabelecimento da estratégia das metas — e também, é claro, por ser baseada na ideia de que os colaboradores devem propor as suas metas em conjunto com os gestores. Diante disso, é possível destacar alguns benefícios mais marcantes, como:
- o aumento do foco;
- a atualização em tempo real do progresso da empresa com o olhar voltado aos resultados;
- a responsabilização de todos pelas entregas de resultados;
- uma transparência maior, haja vista que as OKRs são públicas, o que viabiliza o alinhamento de propósitos;
- o alinhamento entre os times, com o mapeamento das interdependências entre as pessoas e as equipes;
- uma eficácia maior no processo de tomada de decisões, permitindo a existência de falhas e gerando aprendizado.
Como é possível inserir a metodologia OKR em uma empresa?
Embora a metodologia tenha grande popularidade e possa ser implementada em organizações de qualquer segmento de atuação, não é incomum que surjam dúvidas relativas à sua implantação. De forma geral, é necessário:
- manter uma comunicação aberta com o time;
- definir objetivos e metas verdadeiramente alcançáveis;
- estabelecer as prioridades;
- monitorar os fluxos e analisar os dados;
- acompanhar os processos e estar atento às métricas;
- utilizar as informações coletadas e oferecer feedbacks aos trabalhadores.
Para ajudá-lo, a seguir, vamos elencar alguns passos que podem ser adotados para estruturar as OKRs de maneira descomplicada — independentemente do porte da sua empresa.
Saiba aonde deseja chegar e trace uma estratégia
As OKRs, como vimos, funcionam como uma alavanca certeira para manter os seus times mais bem alinhados e ajudá-los a avançar, no entanto, primeiramente, é indispensável que eles saibam para onde estão caminhando. Então, se a missão e a visão da companhia ainda não foram definidas, é o momento de elaborá-las. A partir disso, será viável garantir o alinhamento dos objetivos e resultados-chave — que se voltarão à mesma direção — com consciência da relevância de cada um para o que se pretende alcançar.
Delimite o foco
Cada uma das suas decisões implica uma renúncia e, diante disso, é indispensável que você se concentre naquilo que realmente importa, elegendo as prioridades do negócio. Lembre-se de que as OKRs não devem abarcar todas as atividades do quadro de pessoal da companhia.
Inclusive, nesse sentido, vale a pena, por exemplo, definir três objetivos por time com três ou quatro resultados-chave para cada um, optando por começar pelos pouco estratégicos.
Comunique-se com regularidade
Uma comunicação regular é considerada um fator determinante para que os colaboradores “comprem” as ideias. Por isso, é altamente recomendável organizar reuniões para a revisão dos objetivos e resultados-chave, além de comunicá-los de modo reiterado.
Esses encontros podem ser quinzenais — ou mesmo semanais — e devem ser voltados ao andamento das OKRs. No entanto, lembre-se de prezar pela rapidez e pela eficácia, não deixando de compartilhar feedbacks construtivos e as responsabilidades dos profissionais para que o progresso das metas e dos objetivos seja monitorado.
Seja paciente e flexível
Mantenha em mente que a implementação de OKRs requer tempo, paciência e flexibilidade, portanto, o ideal é começar devagar e evoluir de modo gradual. Dessa forma, todos poderão se adaptar e, consequentemente, haverá cada vez mais acertos em um período de tempo cada vez menor.
Como se pôde ver, a utilização da metodologia OKR pode verdadeiramente modificar a cultura organizacional, engajando os profissionais que compõem o quadro de pessoal da empresa e criando perspectivas de longo prazo, o que implicará a otimização do desempenho da equipe de trabalho. Nesse sentindo, apenas é fundamental que não se perca de vista o fato de que o uso de OKRs demanda prática e repetição — elementos essenciais para o sucesso de uma companhia.
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