Desenvolver habilidades e competências de um líder é fundamental para os profissionais de empresas que buscam se destacar no mercado de atuação e ter um bom retorno. Quando uma organização tem uma liderança eficiente, é possível aumentar a produtividade dos colaboradores e desenvolver resultados positivos com toda a equipe, por isso, é preciso que o líder seja um profissional que sirva de inspiração, transformando a maneira como ele executa suas tarefas.
Quer descobrir quais são as principais habilidades e competências de um líder? Confira os tópicos que preparamos a seguir! Boa leitura!
Ter pensamento crítico
Bons líderes necessitam ter um pensamento crítico para avaliar as consequências e os efeitos de suas decisões. Da mesma forma, eles devem ser responsáveis por questionar políticas e normas da empresa em que atua — para que seja possível otimizar as atividades da sua equipe, garantindo resultados satisfatórios.
Além disso, o pensamento crítico é considerado uma competência essencial para um gestor inovar as suas ações organizacionais. Isso acontece porque o profissional pode colocar em prática estratégias que enxerguem as habilidades humanas dos colaboradores, e não apenas competências técnicas de uma “máquina”.
Ter equilíbrio emocional
Entre as habilidades e competências de um líder está o equilíbrio emocional. Esse profissional deve ser capaz de lidar com diversas situações do dia a dia — momentos de alegria, estresse, conflitos etc. Isso significa que o gestor não deve cometer excessos nem ser incoerente com seus colaboradores: ele precisa ter equilíbrio emocional suficiente para manifestar os seus sentimentos na hora certa.
No caso de haver um desentendimento entre os colaboradores da sua equipe, por exemplo, esse gestor não deve tomar partido de nenhum dos lados antes de ouvir o que cada um tem a dizer sobre a situação — para resolver os possíveis problemas da melhor forma possível.
Agindo assim, o gestor consegue investir em melhores estratégias na hora de governar sua equipe, fazendo com que os colaboradores sejam profissionais mais empáticos e comprometidos com o trabalho.
Assumir riscos
Líderes completos são profissionais capazes de assumir riscos e colocar o seu cargo à disposição caso não consigam atingir as metas e criar os resultados desejados pela organização. Agir dessa forma não é algo fácil, pois exige um grande preparo emocional e mental. Além disso, é preciso ter a capacidade de lidar com suas limitações e fraquezas para gerenciar os pontos fortes e fracos do seu time.
Assumir riscos faz parte do processo indissociável do sucesso de qualquer gestor. Isso acontece porque, sem eles, as metas não são um propósito, apenas um sonho. É preciso entender que não existe decisão sem riscos, da mesma forma que não há um líder que não seja capaz de assumir responsabilidades pelas decisões tomadas, ainda que elas sejam difíceis.
Quando uma profissional segue apenas caminhos seguros, ele não constitui um ato efetivo de tomada de decisão, mas um ato por conveniência — o que é a característica de um chefe, e não de um líder. Se o seu objetivo é trabalhar uma boa liderança, é preciso desenvolver características que ajudem você não apenas a gerir uma equipe, mas que sejam aplicadas no dia a dia de sua função.
Ter empatia
Ter empatia pelos funcionários, clientes e fornecedores é uma das habilidades e competências de um líder de sucesso. Esse profissional é capaz de se colocar no lugar do outro e entender os motivos pelos quais a pessoa não executou determinada demanda, por exemplo.
O chefe que não age como líder dificilmente vai ter o carisma para encantar os seus colaboradores. Pelo contrário, ele vai ser visto como um carrasco que não admite erros ou falhas dos seus subordinados. Com o passar do tempo, suas atitudes passam a ser comentadas por toda equipe, fazendo com que o bom clima organizacional fique comprometido.
O gestor que não tem empatia também não consegue fazer com que os processos organizacionais sejam executados corretamente. Isso acontece porque o time estará sempre assombrado pelas reclamações, que podem levar os funcionários ao não atingirem as metas.
Ter a percepção afiada
Quando um líder trabalha bem, ele é capaz de perceber e antecipar os problemas, incertezas e dúvidas dos seus colaboradores — da mesma forma que consegue ter uma melhor percepção sobre os acontecimentos que possam se revelar no futuro da empresa.
Essa percepção é uma competência de liderança que depende da atitude do líder no dia a dia de sua função. Ele deve estar aberto aos acontecimentos e estímulos do mundo ao seu redor, como:
- informações, dados, pesquisas e fatos que sejam do seu conhecimento;
- sugestões e críticas dos colaboradores;
- inovações e tendências que venham a ser úteis na sua área de atuação;
- informações sobre os demais departamentos, dentro e fora da sua área de atuação na companhia.
Assumir responsabilidades
Diferentemente de um chefe, que assume suas responsabilidades em relação aos processos e projetos, um líder é comprometido com suas ações, sendo responsabilizado por suas decisões em diferentes esferas, como direção, empresa, clientes, fornecedores e liderados.
O líder também assume responsabilidade por todas as tarefas e ações que ele comanda, para que o resultado saia como planejado. Por isso, ele precisa se sentir seguro e protegido o suficiente para desempenhar suas funções livremente e de acordo com o esperado pela chefia — que deverá instruí-lo e responsabilizá-lo por suas incertezas e seus pontos fracos.
Desenvolver as habilidades e competências de um líder é indispensável para conseguir ser um bom gestor dentro da organização, garantindo que os processos organizacionais sejam realizados da melhor forma possível. O profissional que segue por esse caminho consegue atingir as metas sem comprometer o clima organizacional da empresa e sem deixar sua equipe estressada, pois tem empatia suficiente para se colocar no lugar dos colaboradores.
Para que isso seja possível, é preciso contar com a ajuda de uma empresa especializada em consultoria e treinamentos de liderança, como a FranklinCovey, que oferece treinamento In Company há mais de 20 anos no Brasil, além de atuar em mais de 160 países.
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