Uma empresa cresce por meio do modo como ela utiliza os seus recursos. A gestão por competência permite que a equipe de RH aproveite da melhor forma as habilidades dos colaboradores, otimizando todo o capital humano.
Essa estratégia é benéfica tanto para a corporação, que utiliza de modo ótimo os talentos individuais do time, quanto para os colaboradores, que podem se desenvolver dentro de suas próprias habilidades.
Com o aumento da concorrência em todos os mercados, entender como tornar a empresa mais eficiente é fundamental para mantê-la competitiva e em crescimento. Se você também deseja implementar melhorias em seu negócio, continue a leitura e confira nossas recomendações!
O que são competências?
As competências são um apanhado de conhecimentos, habilidades e atitudes, por vezes chamados de CHA, que tornam uma pessoa mais indicada para exercer determinado cargo na empresa. Ao considerar as competências dos colaboradores, é possível aproveitar as habilidades natas de cada um em cargos que necessitam desses conhecimentos.
Além de valorizar as atribuições individuais, sua empresa pode contribuir para que os colaboradores desenvolvam novas capacitações necessárias ao desempenhar funções cada vez mais desafiadoras. Por isso, uma boa estratégia é ampliar as competências da equipe por meio de cursos, palestras, seminários e treinamentos.
Tipos de competências
Desse modo, podemos classificar tais atribuições em três tipos principais:
- competências organizacionais — se refere ao conjunto de noções técnicas e conhecimentos que permitem à empresa desenvolver atividades técnicas específicas, tornando-a única;
- competências técnicas — esse conjunto de atribuições representa a capacidade dos colaboradores de colocar em prática os conhecimentos adquiridos e transformá-los em soluções para problemas reais;
- competências comportamentais — representa o conjunto de comportamentos, valores e sentimentos de cada um, principalmente quanto às suas habilidades socioemocionais para se relacionar com os demais, contribuindo diretamente para o bom desempenho do trabalho.
O que é gestão de competência?
Ao reconhecer as características de cada indivíduo, a organização pode utilizar um modelo de gestão por competência, buscando estimular os colaboradores a desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais, pois é por meio delas que a empresa vai conseguir crescer e contribuir para o desenvolvimento de cada membro do seu time.
Assim, o principal objetivo desse tipo de gestão é gerenciar os colaboradores da empresa com o intuito de entender seus pontos fortes e fracos e contribuir para o seu desenvolvimento. A partir disso, pode-se desenvolver planos de treinamento e aprimoramento a fim de melhorar o desempenho dos funcionários e, consequentemente, da empresa na totalidade.
Qual a importância desse tipo de gestão?
Escolher esse formato para fazer a gestão da empresa permite que você aproveite da melhor forma os seus recursos humanos e consiga atingir metas, produzir lucros e criar um clima organizacional agradável.
Tais melhorias só ocorrem porque, em vez de desenvolver um ambiente de trabalho rico em cobranças, a empresa busca empoderar os colaboradores a fim de que cada um se desenvolva e tenha autonomia nas atividades do dia a dia. Assim, esse modelo foca na criação de condições para que todo o time encontre soluções e se desenvolva. Confira, a seguir, outros benefícios dessa abordagem.
Ambiente mais colaborativo
A criação de um ambiente mais confortável e com melhor clima organizacional contribui para que os colegas se tornem colaborativos e compartilhem conhecimentos adquiridos com os demais. Um ambiente solidário permite que soluções criativas sejam desenvolvidas e que toda a equipe se beneficie dessa interação no grupo.
Redução de turnover
Ao contribuir para melhorar e aplicar as competências dos colaboradores, é natural que a empresa reconheça o valor de seus profissionais, e isso melhora as chances de permanência deles na organização. Dessa forma, seu negócio vai caminhar para reduzir a rotação de funcionários e permitir que cada colaborador se torne especialista em sua função.
Aumento da produtividade
Um importante componente da produtividade é a melhoria de desempenho causada pela especialização. Imagine um colaborador que, ao considerar suas aptidões naturais, foi encaminhado para um certo cargo. Com um treinamento adequado, as habilidades inerentes se desenvolvem e esse funcionário consegue atingir uma alta performance.
Tal ganho de produtividade afeta todos os setores e faz com que a empresa, de forma geral, se torne ainda mais produtiva e melhore seus produtos e serviços. Áreas relacionadas ao atendimento, por exemplo, sofrem grandes transformações quando os colaboradores são bem orientados e há uma boa gestão de pessoas.
Valorização dos colaboradores
Quando sua empresa decide incluir uma gestão por competência, além dos resultados positivos na corporação, ocorre uma grande mudança quanto à valorização e o reconhecimento dos colaboradores. Por meio dessa nova estrutura, o ambiente de trabalho deixa de ser um espaço apenas de obrigações e passa a ser um local de aprendizado e desenvolvimento.
Como implementar a gestão de competências?
Agora que você já conhece a importância dessa alternativa de gestão, confira a seguir quais as principais estratégias para implementar essa melhoria em sua própria empresa.
Identifique as competências necessárias
O primeiro passo para uma estratégia bem-sucedida é identificar as competências organizacionais que o negócio necessita a fim de atingir os seus objetivos estratégicos e financeiros.
Isso pode ser feito por meio do levantamento dos cargos existentes e as competências necessárias para executar tais atividades. Com essa avaliação, é possível utilizar as ferramentas de mapeamento: pesquisa, observação, análise e descrição.
Reconheça as competências que já existem
Agora é hora de olhar sua equipe e verificar que habilidades você tem à disposição. Nessa etapa, é possível avaliar quais os conhecimentos técnicos, gerais e sociais que o seu time tem, permitindo que a equipe de RH classifique e organize os colaboradores conforme tais aptidões. Essa etapa permite alinhar os cargos disponíveis com as habilidades dos funcionários.
Torne as competências mensuráveis
Vale fazer algumas avaliações do desempenho com o objetivo de acompanhar e mensurar as competências da equipe. As mudanças devem proporcionar melhorias na produtividade e nas vendas. Também podem afetar a satisfação dos clientes. No intuito de confirmar que sua equipe está no caminho certo, é importante utilizar algumas métricas e mensurar o desempenho individual e por setores da corporação.
Elabore estratégias
Para que seu time desenvolva as competências faltantes ou que ainda não estão satisfatórias, uma boa alternativa é criar estratégias que visam preencher essas lacunas. Nessa etapa é possível procurar cursos de apoio e formas de qualificação, além de buscar novos colaboradores que já estão com habilidades consolidadas.
Quais mudanças essa gestão proporciona?
Aplicar esse modelo proporciona melhorias em diversos aspectos da empresa. Tal estratégia permite que os treinamentos corporativos sejam mais eficientes, pois alinha diretamente as habilidades individuais com as atribuições dentro da empresa.
Isso também reduz a rotatividade de cargo, permitindo que cada um ganhe eficiência e habilidade em suas obrigações. Desse modo, a empresa se torna mais organizada, seu dia a dia fica tranquilo e os colaboradores satisfeitos.
Por meio da implementação de um processo de gestão por competência, sua empresa se torna ainda mais competitiva e capaz de atender bem seus consumidores. Investir na qualidade dos recursos humanos da corporação melhora as relações internas, e isso reflete diretamente no desempenho diário do negócio.
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