Um termo que passa a ser reproduzido em diversas organizações, independente de seu tamanho, é a Gestão de Pessoas. Empresas com 10, 500 ou 2000 colaboradores já perceberam que independente de seu tamanho, a gestão de seu maior ativo deve ser usada de maneira tão estratégica como os outros ativos.
Nessa publicação passaremos por algumas etapas e conhecimentos que são altamente necessários para que você comece a pensar e gerir de maneira estratégica as pessoas que geram os resultados do seu negócio.
O que é Gestão de Pessoas
O termo Gestão de Pessoas não pode ser tão bem compreendido sem ter uma compreensão do que primeiro seria a gestão de pessoas. Gestão de pessoas é um conceito usado em estratégias que buscam atrair, reter, fortalecer e gerir o capital humano de uma empresa.
Empresas que sabem fazer uma gestão de pessoas de maneira eficaz obtêm maior desempenho em todos os departamentos, pois ter isso como parte da cultura e da liderança de uma empresa faz com que os colaboradores se sintam totalmente dentro da estratégia e também parte dela.
Uma rede de colaboradores que se sentem integrados com a estratégia da organização passam a agir de maneira muito mais responsável e proativa na direção da obtenção de resultados e alcance de metas. Por isso todo planejamento estratégico deve levar em conta uma melhor gestão de pessoas.
Diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
Nos últimos 10 anos a área de Recursos Humanos vêm recebendo diversos nomes para que seja entendida de forma mais congruente com o papel que a mesma desempenha. Com os avanços intelectuais que a humanidade vem adquirindo, não seria inesperado que os colaboradores também adquirissem visões mais críticas sobre o modo como são orientados, rotulados, arquitetados e tratados dentro de uma organização.
O indivíduo liberal acabou obrigando organizações a mudarem a forma como tratam e se posicionam com relação a eles. Algumas empresas mudaram o nome de Recursos Humanos para Gestão de Pessoas, outras passaram a usar o nome de Talentos Humanos, Gestão de Talentos, Capital Humano ou Capital Intelectual. As nomenclaturas são diversas, mas o fim em mente de todas elas é trazer um novo modo de promover resultados através de pessoas.
A grande diferença entre Recursos Humano e Gestão de Pessoas praticamente não existe, já que tanto o RH como a GEP têm o objetivo de preparar o corpo de colaboradores de uma organização para alcançarem resultados maiores. O que muda de um para o outro é forma com que esses colaborares se reconhecem e aceitam ser orientados, porém os dois nomes representam a mesma função.
Principais pontos para considerar ao gerir pessoas de maneira estratégica
Esse tópico só faz sentido se você tiver uma resposta rápida e clara em sua mente para a pergunta: “Se você não fizer investir tempo e dinheiro nas pessoas da sua empresa, por quanto tempo elas ainda continuariam trabalhando em sua organização?”
Claro que uma preocupação que assola a mente de quem lidera uma organização também é a de “e se eu investir nesse funcionário e ele ir para outra empresa?”. Poucas certezas nós temos na vida e a de um colaborador será eternamente fiel a uma empresa não é uma delas, mas você já parou para pensar o quanto se investe de tempo, energia e dinheiro buscando a pessoa certa para a vaga certa?
Separamos 5 pontos que consideramos cruciais para a gestão de pessoas de uma organização, passando desde motivações até programas de desenvolvimento de soft skills. Convido você a analisar conosco esses pontos abaixo e a buscar coloca-los em prática.
1 – Inspirar
Toda criação origina-se primeiro na mente de alguém e depois é posta em prática ou materializada por uma ou mais pessoas. Com seus colaboradores não é diferente, todo o resultado extraordinário, todo o potencial oculto dentro dele, está só esperando o momento exato para ser liberado.
Nós não temos o poder de obrigar ninguém a nada, nem de mudar ninguém, o que nos cabe é inspirar. Inspirar resultados, inspirar ações, inspirar uma vez e continuar inspirando. Conseguir inspirar alguém significa que aquela pessoa enxergou dentro dela que a mesma pode executar ações grandiosas.
2 – Comunicar
Comunicação é o que consideramos um dos maiores poderes do ser humano, pois sem comunicação não conseguimos atingir nenhuma contribuição voluntária, e nem mesmo as involuntárias. Comunicação compões a gestão de pessoas de uma organização assim como a água compõe o corpo humano.
Para que toda a inspiração aconteça é necessária que ela seja comunicada, que ela seja transmitida da mesma maneira que ela foi idealizada, sem ruídos, sem interferência. A capacidade de uma organização se comunicar deve ser trilho para qualquer empresa que espera obter resultados através de pessoas.
3 – Sinergia
Quando se consegue ter uma visão muito clara e objetiva do que se espera para o futuro de uma organização, qual é a contribuição que cada colaborador pode trazer para chegar até esse objetivo e como isso vai impactar de maneira positiva o mundo, nós alcançamos o que chamamos de Sinergia.
A sinergia é a forma com que um grupo de pessoas consegue resultados extraordinários através de uma combinação de talentos. Talentos unidos e remando na mesma direção geram resultados muito acima da expectativa. Quando uma equipe trabalha em sinergia 1+1 pode ser 2, como pode ser 10, 100 ou mil.
4 – Hard Skills
Não menos importante, a competência para se executar uma função também é crucial para que seja obtido grandes resultados em equipe. Ter a competência e um conhecimento profundo na área que se atua é algo que deve ser levado em conta na hora de planejar e executar um plano estratégico.
Para isso é importante que se monte um conjunto de conhecimentos necessários para que um colaborador possa ocupar uma função, assim tendo um parâmetro para saber se esse colaborador precisa de alguma especialização ou o que necessariamente precisa ser desenvolvido nele.
5 – Evolução Contínua
Nós sempre ouvimos que “em time que está ganhando não se mexe”, mas o sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã. As maiores organizações do mundo investem continuamente em novos processos mais ágeis, formas de enxugar etapas desnecessárias, e produzir com mais qualidade, executar planos traçados.
Evolução Contínua de um grupo de colaboradores nada mais é do que o investimento que se faz em treinamento e desenvolvimento para aumentar a performance dos mesmos. Vemos constantemente empresas que investem em T&D crescendo seu gráfico proporcionalmente ao valor que se investe em soft skills.
Gerenciamos coisas e não pessoas.
Por um grande período de tempo a nossa sociedade acreditou que era possível gerenciar pessoas, hoje sabemos que é impossível gerenciar alguém, principalmente porque trabalhamos em uma sociedade livre.
Hoje, muitas empresas já entenderam que a grande força motriz de uma equipe ou organização é a liderança, ou o papel de inspirar, as pessoas de um determinado grupo de trabalho.
O poder de inspirar traz para nós um paradigma totalmente novo e atemporal sobre o que move as pessoas a alcançarem resultados acima da média, medíocre ou abaixo do esperado. Necessariamente lidamos com pessoas que fazem o que fazem porque é o que desejam hoje, algumas por necessidade, outras por motivações maiores (como causas sociais) mas uma constante em todos os casos é: Como mostrar que essa pessoa pode fazer mais ou aumentar a qualidade de seus resultados se ela já acredita estar dando o seu melhor?
Conquistando sua Vantagem Competitiva
A Gestão de Pessoas, em suma, é olhar para os colaboradores com uma visão sistêmica e que se adapte as necessidades atuais. Muito foi escrito e muito já foi pensado sobre administração, mas a maior parte dela nasceu da era industrial onde a gestão era totalmente funcional.
A base de toda organização são as pessoas, e os diferentes avanços que foram feitos desde o século XX foram praticamente exponenciais. Para que seja alcançado uma maior vantagem entre os concorrentes é necessário desenvolver uma cultura campeã que tenha como base os avanços nas tecnologias, mentalidades e funções novas na sociedade de gestão.
Conclusão
A gestão de pessoas propriamente dita é como inspirar seus colaboradores para que eles se destaquem e com isso eles trazem resultados significativos para a empresa no processo.
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