Feito de maneira orientada, baseado em fatores técnicos e com foco em um objetivo previamente traçado, o trabalho dos colaboradores de uma empresa tende a fazê-la caminhar rumo ao sucesso. Cientes de seu papel e de seu valor dentro da instituição, assim como da cultura organizacional na qual estão inseridos, são grandes as chances de eles exercerem a atividade de maneira ainda mais eficiente.
No entanto, a manutenção do bem-estar do funcionário, seu desenvolvimento e a continuidade de bons resultados na empresa também dependem de uma boa avaliação do trabalhador.
Neste artigo, vamos mostrar como avaliar um funcionário da forma correta é fundamental para o contexto empresarial. Você vai conferir também as maneiras pelas quais isso deve ser feito. Continue a leitura e confira!
Por que avaliar um funcionário?
Só conseguimos melhorar falhas quando estamos cientes de que existem e de quais são elas, não é mesmo? Pois essa lógica também vale no contexto de avaliação de um funcionário. Como mencionamos, o bom andamento das atividades, assim como os resultados de uma empresa, dependem de uma boa atuação dos colaboradores.
Assim, não fica difícil perceber que, caso a atuação não seja das melhores, os frutos colhidos também não serão. Então, a melhor forma de promover uma mudança no posicionamento dos profissionais é avaliando-os.
Isso sem contar a capacidade que uma boa avaliação tem de identificar e proporcionar feedbacks não apenas acerca do trabalho, mas também do comportamento de um indivíduo. Lembra-se da cultura organizacional citada? Avaliar também pode ser uma maneira de garantir que ela seja vivenciada e promovida no ambiente institucional.
Assim, essa atitude contribui para a satisfação, para o bom convívio e para o desenvolvimento do profissional, tanto no que se refere à atividade que exerce quanto no que está relacionado à maneira de lidar com diversas situações. O resultado disso é um maior alinhamento de valores e de metas — individuais e coletivas.
Como avaliar um funcionário de maneira eficaz?
Um estudo feito pela Top Employers Institute mostrou que todas as 26 empresas brasileiras analisadas — que, juntas, empregam mais de 300 mil funcionários — investem em treinamentos para que os gerentes possam avaliar e dar feedbacks construtivos e contínuos aos seus liderados. Bem, logo podemos notar que se trata de uma preocupação constante e significativa, concorda?
Ao mesmo tempo, uma dúvida pode surgir: como avaliar um funcionário de maneira realmente eficaz? É o que mostraremos a seguir.
Estipule metas e objetivos
Uma avaliação só é possível de ser feita quando se tem metas e objetivos traçados. Isso porque só se consegue saber para onde ir quando fica claro aonde se quer chegar, não é mesmo?
Assim sendo, construí-los com o apoio do líder, a participação do profissional e, possivelmente, de um integrante do setor de Recursos Humanos é o primeiro passo para fazer uma boa avaliação. No entanto, é preciso ficar atento: as metas devem ser claras, objetivas e palpáveis. Além disso, devem ser previstas em conjunto e, é claro, podem estar sujeitas a adequações. Elas precisam estar voltadas para o crescimento profissional e, também, pessoal.
Feito isso, ao longo do tempo, haverá critérios suficientes para observar o desempenho do indivíduo e, assim, avaliá-lo de maneira efetiva. É a partir dessa avaliação que se poderá implementar mudanças e melhorar resultados.
Compreenda os diferentes perfis
Pessoas diferentes têm capacidades e aptidões também diferentes. Nesse sentido, esse fator deve ser considerado no momento de traçar os objetivos e, mais ainda, na hora de avaliá-los. Aqui, é importante compreender os diferentes perfis existentes. Existem vários deles, como podemos ver abaixo:
- planejador;
- comunicador;
- executor;
- analista;
- procrastinador;
- explosivo;
- competitivo.
Diferentemente do que algumas pessoas podem pensar, ter, na equipe, profissionais com diferentes perfis pode ser bastante benéfico para a produtividade. Basta, para isso, saber lidar com cada um, avaliando bem e fornecendo retornos diretos.
Meça a produtividade
Outra forma bastante comum de avaliar um funcionário de maneira eficaz é medindo sua produtividade. Tendo em mente as tarefas diárias com as quais ele deve se comprometer e em posse de dados, é possibilitado ao gestor ou ao pessoal do setor de Recursos Humanos entender se os prazos e as atividades estão sendo devidamente cumpridos.
Esse critério é muito importante para garantir que o trabalho está sendo realizado da maneira correta e alinhado às expectativas da empresa como um todo. A partir de uma investigação sobre uma possível baixa produtividade, por exemplo, pode-se implementar planos de ação de forma que os resultados sejam mais satisfatórios.
Observe em âmbito comportamental
O comportamento do funcionário deve ser foco de análise. Afinal, um bom clima organizacional — assim como um bom relacionamento pessoal — é capaz de proporcionar um ambiente mais agradável e, consequentemente, mais produtivo.
Sendo assim, é imprescindível observar e avaliar se o comportamento do profissional está adequado, tendo como base os valores e a cultura os quais a empresa prega. Em casos de desalinhamento, nada impedirá uma conversa franca e uma oportunidade de aperfeiçoamento.
Realize reuniões constantes de feedbacks
Neste artigo, perpassamos, por alto, o tema “feedback”, mas é necessário dar uma atenção especial a ele. Isso se explica pelo fato de que a avaliação só é efetiva quando vem acompanhada por um. De nada adianta observar pontos de melhoria se eles não forem, de fato, comunicados e melhorados, não é mesmo?
Dessa forma, torna-se fundamental transmitir ao colaborador as percepções obtidas por meio da avaliação, bem como os critérios usados nela. É importante ressaltar que devem ser mencionados pontos negativos, mas também os positivos. Assim, garantimos reflexão, mudança de atitudes e, sobretudo, desenvolvimento. Para isso, realize reuniões constantes, sendo a periodicidade um fator de extrema importância.
Lembre-se: ao mesmo tempo em que é necessário evitar a recorrência de atitudes e atividades insatisfatórias, avaliações muito recorrentes e rígidas podem causar efeito contrário ao desejado. Por isso, encontre um equilíbrio — ele vai depender da realidade de cada instituição, sendo diferentes periodicidades mais adequadas para contextos distintos.
Como pudemos perceber neste artigo, a avaliação feita de maneira eficaz requer atitudes que perpassam objetivos, metas, acompanhamento e feedbacks. Feita da maneira correta, ela é o melhor caminho para o cultivo de um bom ambiente corporativo, assim como de resultados para a organização.
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