As recentes transformações ocorridas no mercado de trabalho potencializaram as discussões sobre liderança humanizada. Afinal de contas, as pessoas hoje em dia não estão interessadas apenas nos benefícios e remuneração oferecidos pela empresa.
Na verdade, principalmente os profissionais mais talentosos, estão procurando por corporações que incentivem o seu crescimento, estimulando assim um ambiente agradável e que contribua com uma comunicação eficiente entre a equipe. Dessa forma, a liderança humanizada aparece como uma ferramenta que permite que esses, e outros benefícios contribuam com o desenvolvimento da empresa.
Neste post, você vai aprender o que é liderança humanizada, qual a sua importância e como implementá-la na sua empresa. Boa leitura!
O que é liderança humanizada?
Liderança humanizada é uma forma de gestão em que o líder desempenha suas ações sobre uma equipe de maneira mais solidária e empática. Para isso, é essencial que o líder desenvolva características específicas, como sensibilidade, inteligência emocional, maturidade, entre outras. Lembrando que é fundamental que o gestor humanizado goste de pessoas, de conviver, de interagir e de tentar compreender o outro.
Como consequência, o líder consegue pensar, elaborar e executar estratégias que potencializem o engajamento dos funcionários, impulsiona a mudança de mindset corporativo, além de aprimorar a cultura organizacional da empresa.
Dessa forma, todas as partes se beneficiam, tanto os colaboradores, que têm acesso a um ambiente menos estressante e mais acolhedor, quanto a organização, cujos dados mostrarão o aumento da produtividade se transformando em crescimento da sua lucratividade.
Qual a importância da liderança humanizada para o desenvolvimento da empresa?
Ao optar pelo modelo de liderança humanizada, o gestor consegue perceber que seus funcionários, não são números e nem devem ser tratados como tal. Afinal de contas, eles são seres humanos com interesses, limitações, necessidades próprias e preferências.
A partir do momento que os colaboradores são ouvidos, que percebem algum reconhecimento e entendem que a gestão, realmente, está interessada em progredir junto com ele, as coisas mudam. Nesse momento, o profissional se torna, de forma voluntária, uma peça importantíssima para o funcionamento eficiente de qualquer negócio.
Desse modo, não só a organização ganha em função do aumento dos resultados e produtividade, mas também os funcionários encontram um local onde podem crescer e manter o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.
Como implementar a liderança humanizada?
A primeira coisa a se fazer para implementar uma liderança humanizada é entender e levar em consideração as necessidades do próximo. Embora muitos líderes reconheçam isso, não sabem como desenvolver em suas equipes.
Dessa forma, algumas dicas para conseguir implementar a liderança humanizada e conquistar todas as vantagens provenientes dela são:
Faça uma autoavaliação
A primeira etapa para se tornar um bom líder, é buscar o autoconhecimento. Afinal de contas, entendendo quais são seus pontos fracos e fortes, é possível trabalhá-los e aprimorá-los para, posteriormente, ser um exemplo para a equipe de liderados.
A terapia é uma boa maneira de se conhecer melhor e, juntando com os estudos e a leitura, você consegue otimizar os pontos que faltam para se tornar uma liderança humanizada.
Nesse processo, lembre-se de se enxergar como humano também. Tenha em mente que você, da mesma forma que seus liderados, enfrentará momentos difíceis e necessitará de apoio. Sendo assim, investir em uma terapia pode ser a melhor maneira de se sentir acolhido sempre que necessitar.
Saiba dar feedback
Além de traçar as metas e direcionar o time para cumpri-las, o líder deve ouvir a sua equipe, com o objetivo de criar confiança entre o gestor e o colaborador.
Nesta competência, é fundamental citarmos a importância em trocar feedbacks. Dessa forma, é possível mostrar aos colaboradores que suas percepções e opiniões são essenciais para o sucesso da empresa e desenvolve uma aproximação maior com elas.
Esteja disposto para criar um cultura de feedbacks. Logo, comece dando o exemplo e incentive os profissionais a entrarem neste ciclo que só tem a acrescentar à empresa.
Conheça seus clientes
É importante ter em mente, que além dos clientes externos, os seus liderados e demais companheiros de serviço também são seus clientes. Sendo assim, conhecê-los é fundamental para entender quais são seus interesses, suas dificuldades, necessidades e sua visão de futuro. Dessa maneira, será possível:
- identificar suas limitações e melhores aptidões;
- auxiliá-los a encontrar sentido em suas funções;
- saber a melhor maneira de abordá-los;
- oferecer maior autonomia;
- incentivar seu senso de pertencimento.
Seja empático
Um dos pontos cruciais para se tornar uma liderança humanizada é ter empatia. Isso ocorre pelo fato de você só conseguir entender melhor as ações e sentimentos do outro, no momento que se coloca em seu lugar.
Portanto, faça perguntas sinceras, que o ajudem a compreender melhor o contexto e situação em que seu liderado se encontra, claro, sem ser muito incisivo. Ou seja, demonstre interesse em ouvi-lo, respeitando sua posição.
Além de ser um guia eficiente em situações adversas, não se esqueça de comemorar os bons momentos e os feitos da sua equipe. Afinal de contas, reforçando os ganhos e as atitudes positivas que as pessoas entendem que estão optando pelo melhor caminho, além de se sentirem valorizadas.
Tenha visão de futuro
Não é nenhum segredo que a liderança humanizada está ligada com o futuro do RH. Porém, ela deve vir juntamente com o desenvolvimento integral, com o foco em sustentabilidade, com o estímulo do pertencimento, e com a horizontalidade.
Por isso, o conceito de um futuro melhor nas organizações é pensar, antes de qualquer coisa, nas pessoas e em como é possível possibilitar seu melhor desempenho. Para que assim, a lucratividade seja um resultado desse conjunto de ações.
Valorizar novas ideias, incentivar a busca por conhecimento, abrir espaço para a inovação, cuidar da saúde física e mental de seus funcionários são maneiras de aumentar a produtividade, a satisfação, autogestão e a participação de todos.
Por fim, podemos dizer que a liderança humanizada tem o objetivo de aumentar a produtividade da equipe e melhorar o ambiente de trabalho. Sendo assim, perante essa gestão que humaniza relações de trabalho e sociais, tanto os colaboradores, quanto a empresa saem ganhado.
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