Fazer uma boa gestão de micro e pequenas empresas pode promover muitas vantagens, como o desenvolvimento do negócio e o seu crescimento pessoal. Ou seja, há um resultado do tipo ganha-ganha, em que tanto você quanto seu empreendimento são beneficiados.
Todavia, existem várias dúvidas sobre o assunto. Muitos gestores não sabem precisamente como planejar, executar e controlar o trabalho gerencial, também desconhecem as práticas para crescer conjuntamente com a empresa. É preciso identificar e contornar tais desafios.
Pensando na importância do tema, criamos este material. Hoje explicaremos como fazer a gestão de micro e pequenas empresas para elas crescerem com você. Acompanhe!
Qual o papel do gestor no crescimento da empresa?
Existem certas diferenças entre a gestão um grande negócio e uma pequena empresa. Por exemplo, o grau de complexidade do sistema, dado o maior número de setores e processos, e o nível de especialização necessário à força de trabalho.
Em micro e pequenas empresas (MPEs), as rotinas são enxutas e focadas no que realmente importa, o que deixa as coisas menos complexas. Além disso, como sua força de trabalho é dedicada às tarefas centrais, como desenvolvimento, vendas e entrega de produtos, exige-se menos especialização em áreas de suporte, como jurídica ou tributária.
Na prática, as atividades das MPEs estão concentradas nas mãos de poucas pessoas e sua direção depende de um número muito restrito de líderes. Assim, cada profissional tem um papel crucial e gestores competentes determinam o sucesso do negócio.
Gestores capacitados podem agregar muitas qualidades à empresa e à força de trabalho, como mais agilidade, senso de oportunidade, precisão e inovação. Por outro lado, também podem aprender muito, atuando em diferentes frentes para resolução de problemas.
Por esse motivo, é importante conhecer as melhores práticas gerenciais, entender seus fundamentos e descobrir como aproveitá-las. Também é preciso manter a “mente aberta” ao aprendizado, de modo que consiga crescer como pessoa e profissional.
Quais ações devem ser aplicadas na atividade gerencial?
As melhores ações podem variar de acordo com cada empresa, considerando itens como tamanho, segmento, desafios atuais e avenidas de crescimento. Mesmo assim, certas ações são básicas e contribuem para o desenvolvimento da sua empresa — por exemplo, focar no cliente, gerenciar os riscos, alinhar a equipe e planejar o futuro. Continue a leitura!
Mantenha o foco no seu cliente
A maior obrigação de uma empresa é fazer clientes. Sem consumidores, as muitas outras atividades do empreendimento — como produzir e distribuir produtos — não tem sentido. Por esse motivo, comece construindo um alto grau de orientação para o cliente.
Uma empresa orientada para o cliente é aquela que coloca o consumidor no centro das suas escolhas, estratégias e políticas, refletindo sobre a maximização do seu bem-estar e a construção de uma relação ganha-ganha. Isso pode ser determinante para o crescimento.
Contrate talentos e alinhe a força de trabalho
Outro ponto importante é a gestão de pessoas. Você deve dedicar tempo, inteligência e energia na atração e retenção de talentos, bem como formação de ótimas equipes. Quanto melhor for sua força de trabalho, mais fácil será alcançar grandes resultados.
Todavia, não basta contratar talentos, é preciso alinhá-los. Todos precisam entender a direção a ser seguida, compreender seu papel e trabalhar conjuntamente. Desse modo, os ganhos em precisão e sinergia tornarão seu empreendimento ainda mais poderoso.
Faça uma boa administração financeira
Uma área mais técnica é a administração financeira. Ela é essencial para manter a saúde do seu negócio, bem como melhorar as decisões de financiamento e investimento. Porém, muitos gestores negligenciam o assunto e colhem verdadeiros problemas.
Dentro da administração financeira, faça um ótimo controle (e projeção) do fluxo de caixa, monitorando as entradas e saídas financeiras ao longo do tempo. Além disso, mantenha as contas em dia, pagando rigorosamente seus credores e cobrando clientes inadimplentes.
Tenha metas inteligentes para o futuro
Metas funcionam como uma espécie de alvo e ajudam a direcionar sua força de trabalho. No entanto, com frequência, elas são mal elaboradas, o que acaba inibindo resultados e/ou até confundindo os colaboradores. É preciso trabalhar na construção de metas inteligentes.
Boas metas refletem os interesses de longo prazo do negócio, por isso frequentemente são desdobradas dos objetivos estratégicos. E mais, atendem ao padrão SMART, o que significa que são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.
Crie uma gestão orientada por dados
A correta gestão de micro e pequenas empresas não depende apenas da intuição do seu gestor. Na verdade, é importante contar com dados que forneçam uma visão mais ampla, bem embasada e precisa do negócio e seu mercado. Sem isso, problemas podem surgir.
Hoje, um tópico muito importante é a gestão orientada por dados, também chamado de data-drive management. A ideia é coletar, organizar e analisar dados capazes de melhorar suas ações diárias e estratégias de longo prazo, pavimentando resultados duradouros.
Como crescer profissionalmente junto à empresa?
O crescimento conjunto entre empresa e gestor pode depender de muitas coisas, sobretudo da capacidade de aprender continuamente. É preciso manter a “mente aberta” para avaliar novos conceitos e promover melhorias, além de abandonar velhos hábitos.
Neste aspecto, é importante investir em um ciclo do tipo construir-medir-aprender — ou seja, algo que transforme ideias em iniciativas concretas, calcule seus resultados e forneça poderosas lições, de modo que padronize o que deu certo e elimine as coisas erradas.
Outras boas dicas para crescer conjuntamente, pontuadas a seguir:
- assuma a liderança e, mesmo nas crises, seja responsável pelos resultados;
- identifique e trabalhe nos seus pontos fracos, transformando-os em forças;
- estude seus maiores erros e trabalhe para que não ocorram novamente;
- lidere ao lado das pessoas, aprecie sugestões e mantenha a humildade;
- concentre sua energia no que realmente importa e delegue todo o resto;
- estude os relatórios da sua empresa e trabalhe diariamente para melhorá-los.
Bom, agora você está por dentro do assunto, sabe como fazer gestão de micro e pequenas empresas e crescer conjuntamente. Lembre-se que as melhores práticas podem variar, mas é importante manter o foco no cliente, investir na força de trabalho, estabelecer metas que sejam inteligentes, investir na gestão financeira e orientar suas decisões por dados.
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