Gestão inovadora é algo que atualmente milhares de líderes estão buscando para implantar em sua organização ou em sua área específica da organização, esse tipo de gestão tem como base nos avanços da tecnologia e da proatividade do gestor.
A gestão por si só demanda de uma grande visão da parte do líder que está na frente de qualquer equipe, e a gestão inovadora tem como fim trazer novos modos de auxiliar a sua organização de diversas maneiras como: expansão da marca, facilita processos internos, muda o clima organizacional entre muitos outros.
Agora vamos começar com a teoria, o que é essa gestão inovadora que tanto ouvimos falar! Boa Leitura!
O que é gestão inovadora?
Gerir equipes é algo que todos podem fazer se tiverem o treinamento correto para adquirir as qualidades certas para faze-lo, e na gestão inovadora não é diferente, nela líderes e gestores de todas as áreas devem sempre estar se aperfeiçoando e estando antenado nas novidades do mercado em que atua.
A gestão inovadora é o que vai determinar o clima organizacional das equipes nela inserida, é também o que vai determinar se a sua equipe vai ficar só “apagando incêndios” ou se vai trabalhar com objetivos pré-alinhados e com tecnologias que auxiliem no cumprimento desses objetivos, tudo isso visando o lucro da melhor forma possível.
Como instalar a gestão inovadora?
Agora que sabendo o que é a gestão inovadora, vamos entrar no como você pode usar essa gestão inovadora na sua organização.
Para “instalar” a gestão inovadora é preciso primeiramente instalar algumas outras coisas que o mundo corporativo chama de soft skills, que são habilidades ou capacidades que estão relacionadas com a mente, são as soft skills que determinam a sua capacidade de gerir pessoas e o relacionamento com outras pessoas.
Uma das principais soft skills é a proatividade que faz parte do primeiro dos 7 Hábito das Pessoas Altamente Eficazes escrito pelo Dr. Stephen R. Covey. A proatividade é um estado de vivencia em que todos os seres humanos deveriam viver, ser proativo significa pensar a frente do que lhe é esperado, sair da caixinha, pensar no futuro e planejá-lo de forma que as tecnologias não te atrapalhem mas que te auxiliem a alcançar os seu objetivos.
A gestão inovadora vem dessas soft skills aplicadas de uma maneira em que você nunca pare de inovar e ajudar a sua organização a inovar diariamente na gestão em si.
Quais são os 4 principais benefícios dessa gestão inovadora?
Há diversos benefícios que a gestão inovadora proporciona para a empresa e para as equipes envolvidas nos processos, citamos os 4 principais benefícios que a gestão inovadora proporciona.
1. Expande a sua marca
A gestão inovadora é algo que chama muita atenção não só das outras empresas do mesmo segmento, mas como também os outros segmentos. E isso é algo que traz autoridade para você e a sua marca com a gestão da inovação.
Expandir a marca gera benefícios extras como retenção de talentos, mais diversidade de funcionários, e mais procura pela sua marca no setor de RH.
2. Facilita processos internos
Um dos principais objetivos da gestão inovadora é facilitar processos mecânicos, para que os funcionários possam trabalhar nos projetos de criação e sempre inovar, pois quem não inova fica para trás.
3. Melhora o clima organizacional
O clima organizacional é o termômetro da empresa e ele que dita o quanto os funcionários se sentem em relação aos seus colegas, gestores, diretores e etc. E o clima organizacional melhora muito em uma gestão de inovação pois nela há muitos benefícios para os funcionários e isso os deixa mais à vontade.
4. Abre espaço para focar em treinamentos para inovação
Com os processos internos facilitados o seu tempo e o da sua equipe pode ser mais bem utilizado com treinamentos de capacitação, liderança, inovação e etc.,
Esses treinamentos podem ser comprados de alguma empresa como a FranklinCovey Brasil ou feito pela própria área de RH da sua organização, mas para que isso aconteça a sua área de RH deve estar trabalhando de forma disrruptiva e inovadora e sempre pensando em novas maneiras de melhorar os processos criativos com treinamentos próprios.
Esses benefícios são os mais notórios quando se trata da gestão inovadora, mas ainda existem diversos benefícios que são ou imperceptíveis à olho nu ou não tão importante para que entrasse na nossa seleção.
Quais são os pensamentos que você tem que ter para ter uma gestão inovadora?
Toda mudança vem com um comportamento diferente ou nesse caso um pensamento diferenciado que sempre nos direciona para o caminho da inovação. E isso pode ser alcançado por sair da caixinha, pensar fora do ordinário e buscar sempre algo para diferenciar e inovar.
I. Sempre questionar
Questione sempre! A uma frase que foi dita a muito tempo e que deve sempre ser levada em conta se você quer inovar, “se duas pessoas têm a mesma opinião uma delas é dispensável” e isso se aplica perfeitamente nesses processos de inovação.
Questione a normalidade, tente coisas novas nunca tentadas antes, fuja do comum e se destaque.
II. Ser Proativo
A proatividade é algo que todos devemos procurar desenvolver e como foi descrito pelo Dr. Stephen R. Covey no livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” a proatividade é um dos hábitos mais importantes que você precisa trabalhar para poder inovar e não ficar para trás no mundo de hoje.
A proatividade vai te auxiliar a enxergar problemas nunca antes vistos e procurar novas maneiras de superar esses problemas, a proatividade te faz tomar decisões com impactos reais e com a inovação sempre em mente.
III. Não se contentar com o básico
Voltando ao primeiro pensamento, que é o questionamento da padronização, nós temos uma segunda parte que é o não se contentar com o básico. Não se contentar com o básico é um pensamento que todos nós deveríamos ter, sempre buscar o extraordinário.
Mas como podemos buscar o extraordinário? Isso é algo que deve ser constante na nossa vida, devemos buscar relações extraordinárias, empregos extraordinários ou simplesmente viver de uma maneira extraordinária. E isso não deve ser diferente na gestão inovadora, nela, buscar o extraordinário deve ser algo constante, como as mudanças que você quer propor para melhorar a situação da sua organização.
IV. Criar sinergia
Criar sinergia é o sexto dos 7 Hábito das Pessoas Altamente Eficazes, a sinergia é algo que grandes empresas precisam e pequenas empresas tem de monte. Sinergia é algo que muito gestores buscam ter em suas equipes, uma equipe unida em prol dos objetivos finais.
A gestão inovadora tem como uma de suas bases criar um ambiente propício para a melhora do convívio e facilitação de processos para que o colaborador sinta que está realmente ajudando e influenciando em resultados na organização.
Conclusão
Inovar não é fácil e é extremamente mais complexo para a gestão, conseguir alcançar a gestão inovadora na sua organização é algo que demanda tempo e dedicação, mas com o mindset correto é possível transformar o seu jeito de trabalhar.
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