Você já pensou qual a importância de investir em diferentes tipos de treinamento na sua empresa para os seus colaboradores? Se sua resposta foi não, saiba que temos muito a dizer sobre o assunto em questão.
Ao dispor de qualificações, contínuas, para as pessoas que fazem parte do seu negócio, saiba que não é só elas que estão ganhando algo, mas você como gestor também estará lucrando muito.
Produtividade, engajamento e otimização de processos são algumas das vantagens que você pode alcançar no seu negócio ao investir em treinamento. É por isso que separamos 6 tipos de treinamentos para você aplicar o quanto antes decolar com o sucesso da sua empresa.
Está em dúvidas? Continue lendo o artigo… temos boas notícias para você!
1. Gamificação
Você já deve ter ouvido falar que os jogos estimulam a memória, não é mesmo? Hoje, existem de todos os tipos e para os mais variados gostos. Então, nada melhor do que unir o útil ao agradável, não acha?
Essa é uma das formas de treinamento que pode ser utilizada no seu negócio. Na gamificação é realizada uma dinâmica que utiliza jogos em contextos que buscam incentivar a interação, o engajamento e a aprendizagem entre as pessoas da equipe.
O que parece ser apenas uma descontração, acaba por se tornar em algo mais dinâmico, criativo e que mexe com a imaginação das pessoas — o que se torna um ponto positivo para os gestores que estão em busca de ideias novas dos seus colaboradores.
Outro ponto positivo, é deixar com que jogadores recebam alguma recompensa, como forma de motivá-los a buscar dar seu melhor em todas as atividades.
2. Troca de papéis
Esse treinamento é um dos mais interessantes, pois nele o colaborador vai aprender o dia a dia da função de outro colega de trabalho e vice-versa. Esse método é bastante produtivo, tanto para o funcionário quanto para a empresa.
Aqui, o trabalhador saberá qual o começo e o término de cada função e o impacto que ela causa para a organização. Ao se dar conta dessas atividades, é possível que a equipe fique mais unida e produtiva, já que todos passam a ter conhecimento da importância do trabalho do colega para a organização.
3. Programa de mentoria
Parecido com a troca de papéis, tópico citado anteriormente, o programa de mentoria objetiva fazer com que um funcionário explique, de forma dinâmica, como é o dia a dia de sua função na empresa — o que podemos dizer que faz parte do conhecimento tácito, que se aprende na prática durante a experiência no cargo que exerce.
Por meio da mentoria, é possível aprender sobre diversos fatores, entre eles, quais os desafios que foram enfrentados para chegar a um determinado cargo ou, até mesmo, tirar algumas dúvidas que ainda não tenham sido respondidas.
Com esse ‘Programa de Mentoria’, o funcionário passará a compreender melhor como funcionam os processos organizacionais e assim passará a ter uma maior propriedade sobre os mais variados assuntos.
4. Coaching empresarial
Alinhado ao ‘Programa de Mentoria’, o coaching empresarial ajuda o profissional a traçar suas metas consistentes, para que assim possa desenvolver suas habilidades e competências na empresa. Com a ajuda do coaching, todos passam a trabalhar de forma mais assertiva.
Ao participar desse processo, o funcionário estará apto a reconhecer seus potenciais, qualidades e dificuldades, o que resulta em produtividade dentro da empresa. Dessa forma, ganham os líderes e os funcionários por meio da otimização do trabalho da equipe que estará com o pensamento alinhado ao da organização.
5. Cursos de reciclagem
Sabemos que o conhecimento nunca é demais, não é? Por isso mesmo que o gestor não pode deixar de pensar em investir em cursos de reciclagem para seu quadro de colaboradores.
Mesmo aquele seu funcionário ‘sênior’ tem algo para aprender, pois, no dia a dia, alguns conhecimentos que não são muito utilizados tornam-se esquecidos. E, mais na frente poderia ser a chave para a descoberta de um grande enigma.
É por esse e outros motivos que devemos investir na reciclagem dos funcionários, pois os métodos, técnicas, aplicativos e tecnologias estão em constantes transformações e você não quer que sua empresa fique para trás, quer? Pense bem nesse quesito e não abra mão de cursos e qualificações para quem faz sua empresa hoje.
6. Workshops
Antes conhecíamos como palestras, mas hoje damos destaques aos workshops, e são eles os motivos de tantos conhecimentos adquiridos por quem faz a organização. Essa prática já vem sendo usada por alguns empresários e tem dado muito certo por ser eficiente e de curto prazo. Vamos entender melhor?
Alguns workshops duram apenas um dia, já outros podem chegar a até uma semana. Sem enrolação, esse tipo de estratégia tem tudo a ver com quem está querendo que sua empresa se torne mais produtiva.
Além de levar a equipe a uma maior interação, pois muitos deles disponibilizam um momento de perguntas e respostas, são esclarecidas as todas a dúvidas que não foram sanadas durante o processo de aprendizagem.
Leve um palestrante, de alguma área, que tenha tudo a ver com sua companhia e que saiba muito sobre determinado assunto. Isso traz mais conhecimento para sua equipe. É importante disponibilizar certificados para os participantes, pois isso motiva as pessoas de forma pessoal e profissional.
Viu como é interessante investir em vários tipos de treinamento para seus funcionários? Eles contribuem bastante para o sucesso da empresa, já que os servidores vão ter mais conhecimentos e estarão mais engajados para exercerem seus cargos, além de se sentirem parte da empresa.
Com isso, sua organização passa a prosperar de forma mais assertiva — aumento de clientes, melhor credibilidade e crescimento acima do esperado são algumas das vantagens. Além de que os administradores passam a ficar mais confiantes ao delegar as funções para todos.
Agora que já foi explanado os 6 tipos de treinamentos essenciais para o sucesso do seu negócio, que tal deixar seu comentário sobre o assunto para que possamos conhecer você melhor e possivelmente ajudá-lo nesse processo tão importante da sua empresa? Não deixe de nos contar suas experiências.
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado