Um bom produto ou solução não são mais suficientes para uma empresa ser competitiva no mercado. É preciso ir além, buscando automatizar processos de ponta a ponta, melhorando continuamente a experiência do cliente. A liderança digital vai exatamente nessa direção, proporcionando muitos ganhos ao negócio, o que engloba tanto a melhor performance dos colaboradores como o aumento do potencial de crescimento e inovação da companhia.
Ao longo do texto vamos esclarecer melhor sobre a importância da liderança digital, mostrando também as principais habilidades que os gestores precisam ter nos dias de hoje para se destacarem no mercado. Para se aprofundar no tema e se tornar um líder digital, continue até o final da leitura do nosso artigo!
O que é liderança digital?
Um líder digital é aquele que tem um conjunto de habilidades voltadas à inovação tecnológica. O surgimento de inovações nos últimos anos trouxe muitas mudanças na forma de gerenciar pessoas e processos nas empresas, na busca não só da máxima eficiência, mas também na exploração do potencial criativo dos profissionais.
Um dos principais fatores que fez surgir a liderança 4.0, portanto, foram os contínuos aprimoramentos de processos e automatização de rotinas. Antes o colaborador fazia muitos procedimentos manuais, principalmente no modelo fordista, que focava muito na produção em larga escala e redução de custos. Como essas atividades foram delegadas à máquina, o colaborador hoje em dia é remunerado para desempenhar atividades criativas e de maior valor agregado, exigindo uma mudança de visão por parte dos seus líderes.
Qual a importância de os líderes buscarem obter novas habilidades?
Se os gestores não tiverem uma nova visão sobre processos, endomarketing e experiência do cliente, a empresa até se manterá no mercado, mas com poucos ou nenhum diferencial. Imagine agora um cenário contendo as empresas A e B, que vendem o mesmo produto ou serviço com o mesmo preço. Um dos fatores que muitas vezes faz uma se diferenciar da outra é o atendimento simplificado e personalizado do cliente, com suporte de softwares como um CRM.
Quanto mais ágil, simples e personalizado for o atendimento, as chances de aquele cliente fidelizar aumentam. Além disso, ele traz outros potenciais clientes à empresa, por meio de indicação. Essa busca por diferenciação se tornou um objetivo cada vez mais almejado pelas empresas, independentemente do porte.
O líder atualizado quanto à transformação digital terá as habilidades e expertises necessárias para fazer reformulações nos processos e experimentações, caso a companhia ainda esteja presa aos modelos antigos, focados na maximização da eficiência e da produção.
Quais as habilidades necessárias na liderança digital?
Ser um líder digital vai além de conhecer e implementar a tecnologia nos processos da empresa. Como será visto a seguir, algumas habilidades são relacionadas com a comunicação interpessoal, bem como o desenvolvimento de algumas características que darão suporte na adoção da cultura digital na organização.
Não ter medo de explorar
Dentre as tecnologias existentes, qual aquela que a empresa mais precisa? Será a Inteligência Artificial ou a Internet das Coisas, por exemplo? Com base nessas respostas, o gestor deve se desapegar do medo e explorar possibilidades, traçar objetivos e mapear processos, sabendo de antemão que suas implementações podem dar certo ou não.
A experimentação é algo de extrema importância, visto que algumas decisões podem ser tanto tomadas como revertidas ou revistas rapidamente. Os dados hoje passaram a ter uma grande relevância estratégica nas organizações, trazendo insights sobre otimização de processos internos, clientes e concorrentes.
Superar o medo
Em um primeiro momento pode ser desafiador a liderança digital. Sair da zona de conforto requer primeiramente que o gestor conheça os pontos que precisa melhorar, em termos de tecnologia, comunicação interpessoal e habilidades pessoais. Nesse sentido, o medo pode ser melhor administrado quando o líder começa a se autoconhecer melhor.
Ser resiliente
Toda empresa, mesmo as mais consolidadas passam por altos e baixos. Fatores externos e que estão fora do controle de uma companhia podem trazer momentos de incerteza e queda no faturamento. Às vezes a empresa passa por reformulações e fecha alguns meses no vermelho, cabendo ao líder ser resiliente ao apostar que tais procedimentos vão expandir a empresa no futuro, bem como o seu portfólio de produtos ou serviços.
Ter inteligência emocional
O líder com inteligência emocional não só tem maiores chances de se destacar, mas também de obter o respeito dos colaboradores. Para isso o gestor deve ter primeiramente o autoconhecimento, de modo a saber quais são seus pontos positivos e quais precisam ser melhorados.
Saber tomar decisões
Todos os dias gestores se deparam com decisões fáceis e difíceis. Um líder digital deve ter em mente que precisa estar preparado para lidar com momentos incertos e críticos, agindo no meio termo entre tomar decisões impulsivas e não se posicionar de forma alguma. Nesse sentido, o tempo pode ser um ótimo aliado, bem como lançar mão de testes, que têm por objetivo implementar decisões arriscadas em pequena escala na empresa. Caso sejam bem-sucedidas, podem ser expandidas aos demais setores da organização.
Entender sobre a transformação digital
O líder que entende a transformação digital é aquele que se desapegou de tomar decisões baseadas em intuições e experiência de mercado. Hoje os dados formam a base da informação e do conhecimento na empresa, precisando passar por processos bem definidos de coleta, processamento e compartilhamento.
Além disso, ele precisa entender que a transformação digital vai muito além da tecnologia. É algo que envolve, entre outras coisas, habilidades criativas, estratégia e o estabelecimento de uma cultura organizacional voltada para dados. Em outras palavras, ele deve não só incorporar a inovação tecnológica em si próprio, mas também disseminar dentro da empresa esse mindset voltado para a transformação digital.
A liderança digital vai na direção da automatização de processos de ponta a ponta e melhora contínua da experiência do cliente. O gestor que souber se tornar digital tende a agregar bastante valor ao negócio, além de aprender a lidar melhor com os liderados, construindo uma relação sólida de respeito e amizade.
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