Não tem como pensar em lucratividade sem controlar o orçamento de cada projeto. Acompanhar a relação entre custos em comparação as vendas é uma das atividades que devem ser constantes na administração empresarial. Todos esses detalhes estão ligados ao planejamento de ganho de competitividade de maneira estratégica. Com o acompanhamento dos recursos de maneira transparente é possível atingir resultados positivos para a empresa.
Logo, a controladoria e gestão financeira em projetos é uma etapa imprescindível. Deve ser feita de maneira contínua e inclusa no dia a dia da área financeira de forma transparente. Assim, é possível planejar as estratégias para os projetos com base em dados e controles reais. Para isso, é necessário agilizar as rotinas de trabalho. Isso é feito considerando todos os passos necessários para o melhor controle dos recursos, aportes e situação financeira.
Para saber mais a respeito da gestão financeira e controladoria em projetos, o conteúdo aborda todos os detalhes de como fazer cada passo de maneira eficiente. Confira!
O que é controladoria?
A Controladoria é uma área da contabilidade que tem relação direta com a administração. Pode ser segregada em administrativa e contábil de maneira didática. Como o próprio nome diz, está baseado no controle dos dados financeiros. Esse processo é feito seguindo padrões de qualidade previamente estabelecidos. A organização traça o planejamento e o orçamento e a controladoria é destinada a garantir que todos os setores estão seguindo o planejado
O que é gestão financeira em projetos?
Para iniciar, um projeto é um plano estratégico realizado por colaboradores para atingir algum objetivo em um período pré determinado e com esforço temporário, até a finalização das metas. Exemplos de projetos são: criação de um produto ou serviço. Melhora de desempenho de alguma área, aumento da margem de lucro. São objetivos pontuais que podem ser atingidos, com início e fim definidos.
Logo, a gestão financeira de projetos é destinada ao controle dos custos direcionados. Isso é feito por meio de conhecimentos financeiros, ferramentas e estratégias. Tudo isso é voltado para o monitoramento dos orçamentos e definição dos investimentos necessários. Também é importante para detectar os possíveis riscos financeiros e evitá-los.
Qual a importância da controladoria e gestão financeira em projetos?
A controladoria e finanças na gestão empresarial tem papel fundamental, pois é responsável por controlar os diferentes setores por meio do planejamento prévio. Esse planejamento é feito com dados reais registrados em cada processo empresarial. A forma como será executado o projeto está diretamente relacionado a esses dados coletados na controladoria. A gestão financeira e controladoria é responsável pela continuidade das ações empresariais com base no orçamento ainda disponível. Fornece as informações necessárias para os gerentes de cada área administrarem os planejamentos específicos.
Permite que os colaboradores atuem de maneira produtiva e eficaz, seguindo os procedimentos necessários. Com esse tipo de gestão é possível realizar atribuições como:
- gerenciar os custos;
- elaborar preços;
- planejar estratégias para captar recursos;
- analisar produtividade e desempenho;
- organizar o fluxo de caixa.
Essas atividades são realizadas por meio de monitoramento contábil fiscal, estruturação e organização de processos com o objetivo de atingir os objetivos, desenvolvimento dos projetos, contabilização dos orçamentos, ordenar as tarefas com o fim de atingir a eficiência. Isso é realizado por meio de planos tributários e estratégicos. A gestão financeira e controladoria também é responsável pelo cálculo dos resultados baseado no que foi planejado, e elaboração de relatórios a partir disso para decidir quais atitudes tomar com referência em dados. Assim, esse tipo de gestão envolve a compreensão de todas as áreas de planejamento empresarial.
Como identificar a hora de pedir aportes?
Um aporte financeiro é uma contribuição monetária partida de investidores. Essa injeção de dinheiro é alcançada por meio de pedido de aporte solicitado pela empresa que receberá. É feito baseado em algum objetivo de investimento específico que necessita de um maior orçamento para tornar-se real.
Para conseguir um aporte de capital é necessário atrair investidores e convencê-los por meio de dados que a empresa é rentável. Mostrando uma imagem de segurança. A gestão financeira e controladoria tem o objetivo de garantir esses dados de maneira clara e objetiva para solicitação do aporte.
O momento certo de pedir um investimento como esse é ao identificar um momento de alto crescimento empresarial, esse cenário em conjunto com a visão de uma boa oportunidade de mercado que exige mais dinheiro para ser atingida é o instante perfeito para pedir o aporte.
Como reportar cada custo em um projeto?
Com o objetivo de registrar e reportar cada custo de um projeto, é importante seguir alguns passos, que são:
Planejar e gerenciar os custos
O acompanhamento de todos os custos envolvidos devem ser planejados, gerenciados e reportados de maneira clara.
Estimativa dos custos
Com a gestão financeira e controladoria é possível fazer a estimativa de todos os custos dos processos.
Definir o orçamento
A definição do orçamento é importante para saber quanto de dinheiro estará disponível para aplicação no projeto.
Controle dos custos
Depois da definição dos orçamentos, o controle dos custos é necessário. Isso é feito por meio do passo inicial de planejamento e expressão dos custos.
Revisão periódicas do orçamento
A revisão do orçamento de maneira periódica é necessária para acompanhar o que já foi gasto e o que ainda pode ser investido.
Acompanhar o escopo do projeto
O escopo do projeto deve ser seguido do início ao fim, com o objetivo de alcançar a proposta pré definida.
Reportar os custos para as equipes do projeto
Reportar os custos e orçamentos disponíveis para os gerentes das diferentes áreas é primordial para estabelecer o controle.
Assim, para que uma gestão financeira e controladoria de um projeto aconteçam de maneira ideal, é necessário registrar todos os dados de cada etapa e reportar para os responsáveis de cada área. Essa gestão é primordial para o sucesso dos projetos, porque garante que os resultados estão condizendo com o que foi planejado, o que otimiza todo o processo por meio de técnicas e habilidades.
Gostou do conteúdo? Confira o post sobre 6 falhas de comunicação para evitar com a equipe!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado