Você sabe o que é gestão de desempenho? Mesmo depois de muito estudo na área de RH ainda existem muitas dúvidas sobre o que é, para que serve e quais as vantagens de uma gestão de desempenho.
A gestão de desempenho gera muita confusão pois as pessoas sempre confundem muito com a avaliação de desempenho, nesse post blog você descobrirá qual é a diferença entre os dois e o porquê ambos são importantes!
Nesse blog post nós da FranklinCovey definiremos a gestão de desempenho e daremos a nossa visão sobre esse tema tão importante. Boa leitura!
Mas… o que é gestão de desempenho?
Muitas pessoas ainda tem muita dúvida sobre qual é a função de uma gestão de desempenho, muitos confundem com avaliação de desempenho que não é a mesma coisa.
A diferença mais visível entre a gestão de desempenhos e a avaliação de desempenho, é que a gestão é uma prática de identificar os pontos de talento na empresa e administra-los para que eles sejam aproveitados em prol da retenção de talentos.
E a avaliação você faz em um modo mais aberto, avaliando as partes diferentes da empresa e identificando pontos chaves de alavanque como: entrega de resultados, tempo de entrega, resultados alcançados em um certo tempo determinado.
Lembrando que a avaliação faz parte da gestão então é parte extremamente importante no processo da gestão de desempenho.
Essas estratégias são para encontrar os pontos para desenvolver na empresa e oportunidades de crescimento dos colaboradores por diferentes tipos de analise como a SWOT e as próprias da empresa.
Como fazer com que a gestão de desempenho aconteça de forma eficaz
Agora que você já sabe o que é a gestão de desempenho vamos falar de como você pode aplica-la da melhor forma possível!
Estimule a competitividade
Para a gestão funcionar não é necessária a competitividade, mas para que você obtenha os melhores resultados dentre todos os colaboradores é bom que você crie uma forma saudável de competição.
Tenha um sistema de medidas para auxiliar na avaliação
Esse sistema de medidas é uma maneira de por em um sistema os resultados para que o gestor faça a análise de desempenho. Isso também gera uma competitividade se é integrado.
Mapeamento de competência
Durante toda a avaliação é preciso realizar um mapeamento de competências com a base sendo a do sistema de metas integrado. Mapear as competências é essencial para que possamos, a ideia é aproveita essas informações para ampliar as forças, superar as fraquezas, aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.
Após o entendimento de tudo das preparações para a realização da gestão de desempenho em sí, podemos partir para o entendimento dos 4 passos da gestão de desempenho, que são as etapas do procedimento de gestão.
Os 4 passos da gestão de desempenho
Como dito anteriormente a avaliação é apenas um dos passos da gestão de desempenho. E aqui estão os 4 passos para realizar uma gestão de desempenho de extrema qualidade.
1. Estabelecer metas e planejamento de desempenho
Essa é a fase inicial do processo de gestão de desempenho que gira em torno de definir metas e estabelecer processos de cumprimento de metas para que o gestor da área avalie o funcionário com o objetivo de identificar um padrão de trabalho para ajudar na avaliação.
2. Acompanhamento de metas
Essas metas definidas devem ser constantemente checadas e modificadas caso a meta seja muito fraca para o rendimento do colaborador. Assim o gestor vai criando um certo costume com as qualidades do colaborador e encontra os pontos de mudança e de foco.
3. Avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho é parte extremamente importante de todo o processo, mas sem as outras partes não tem direcionamento, medidas históricas e nem um pós-trabalho com esses resultados.
É recomendado o uso de KPIs (Indicadores-chave de performance) e entre os principais estão:
- eficácia;
- capacidade;
- lucratividade;
- rentabilidade;
- produtividade;
- qualidade;
A avaliação é a coleta de dados, por área, para identificar onde e o que melhorar no geral da empresa.
4. Agir nos resultados
Após o passo de avaliação o responsável pela gestão de desempenho deve começar o processo de ação com base nos resultados.
Dependendo do resultado da avaliação o gestor pode tomar as medidas de controle como: Programar treinamentos para as áreas necessitadas, promoção de pessoas com grandes resultados, adaptação das grandes metas da empresa e até demissão de funcionários não produtivos.
Tudo isso faz parte de uma boa gestão de desempenho e vai te auxiliar a ter uma visão melhor de tudo que você tem que fazer para melhorar os seus resultados e superar as dificuldades.
As falhas do processo da gestão
A gestão de desempenho tem um nível simples de complexidade, porém se não for bem executado pode ser uma grande perda de tempo para todas as partes envolvidas.
Se as informações não forem bem analisadas, se o feedback não for bem administrado e se os problemas não forem enfrentados pode ser um desperdício gigante de boas informações para que a sua organização se destaque.
Conclusão
A gestão de desempenho tem muitas camadas e é bem útil para melhorar os resultados totais da empresa, pois se bem utilizados podem ser uteis para tudo nas áreas da sua organização.
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