Transformar um momento de cobrança em uma oportunidade de enriquecimento profissional: esse é o principal efeito dos feedbacks construtivos. A necessidade de se reunir periodicamente com o colaborador existe, cabe ao gestor aproveitar essa chance de promover o desenvolvimento desse funcionário.
A comunicação precisa ser direta e clara para que esse retorno seja totalmente compreendido pelo trabalhador. Afinar a abordagem e adotar um trato humanizado e respeitoso são características indispensáveis desse tipo de feedback.
Se você ainda não está aproveitando essa ferramenta de transformação e quer ficar por dentro da melhor forma de extrair o melhor da sua equipe a partir de feedbacks construtivos, siga conosco até o final do artigo!
O poder dos feedbacks construtivos
Os números não mentem: o lado emocional pesa, e muito, no desempenho do funcionário. Os afastamentos por motivo de saúde mental crescem a olhos vistos e, a cada atestado, a produtividade diminui e os custos aumentam para a empresa.
Nesse sentido, adotar um feedback construtivo é essencial. Receber do gestor uma resposta sobre a sua performance é um momento de ansiedade para o trabalhador e, em caso de não ter tido um rendimento adequado, a forma como isso é colocado pode ser devastadora para o funcionário.
Existem erros e acertos em qualquer função, independentemente da posição hierárquica do colaborador. Cada cargo tem suas atribuições e, dentro do escopo de atuação do profissional, as metas precisam ser cumpridas a contento, mas dar um feedback construtivo é saber olhar além dos números.
O desempenho de um colaborador não pode ser medido apenas pela planilha, mas também por fatores comportamentais, analisando desde as condições de trabalho que foram dadas até o que efetivamente ele produziu. A história do funcionário também é um aspecto que deve ser levado em conta.
Se um colaborador que sempre teve um ótimo rendimento apresentar uma queda muita acentuada ou gradativamente for tendo problemas para cumprir os objetivos, converse com ele para saber se existe algo situacional ou algum fator pessoal prejudicando sua rotina de trabalho.
Isso não quer dizer que o gestor deve deixar de fazer os apontamentos negativos quando for preciso. O feedback tem que ser imparcial e identificar possíveis gargalos faz parte desse processo construtivo. Abordar o trabalhador da forma correta traz inúmeros benefícios para a organização, os quais podemos ver a seguir.
Melhora da comunicação interna
Com o feedback bem alinhado, o fluxo de comunicação melhora e as informações que precisam ser passadas ao público interno chegam sem ruídos aos colaboradores.
Compartilhamento da cultura organizacional
Essa é uma ótima hora para aproveitar e reforçar os valores, a missão e a visão da companhia. Com todos caminhando com os mesmos princípios, o percurso fica mais tranquilo e o desenvolvimento das tarefas convergem.
Criação de um bom ambiente de trabalho
O clima dentro do escritório reflete diretamente na forma como os trabalhadores se relacionam. Com um bom ambiente de trabalho, um local arejado e confortável e uma troca honesta entre os membros do time, com certeza esse clima será o melhor possível.
Aumento da relação de confiança e respeito entre gestor e equipe
O trato respeitoso e a abordagem correta aumentam a proximidade e garantem uma recíproca verdadeira de tratamento adequado dentro da instituição. Com esse laço construído, o gestor e a equipe atuarão de forma sinérgica.
Crescimento de qualidade e volume de produção
Com suporte da organização e o apoio dos gestores, inclusive na forma do feedback, consequentemente os resultados e a produtividade melhoram em qualidade e também aumenta o volume de trabalho com excelência.
A melhor forma de tornar o feedback construtivo
Para aplicar esse instrumento da maneira ideal, tenha um ambiente adequado para receber o colaborador. Afinal, ninguém gosta de ser repreendido perto dos outros funcionários. Então escolha uma sala mais reservada e, de preferência, a prova de som para não gerar nenhum constrangimento quando for preciso ser mais duro.
Sempre se reúna com o funcionário dentro do horário de trabalho dele na empresa. Pedir para ele ficar depois do expediente ou chegar mais cedo para conversar já começa o processo de feedback causando um transtorno e o descontentamento. Por isso, respeite a carga horária e promova esse encontro dentro do período de trabalho.
Utilize relatórios para mostrar o porquê de você estar tocando naquele assunto. Mostrar para o colaborador exatamente o que aconteceu dá força ao feedback. Contar com uma consultoria especializada em RH e com uma plataforma que colete e organize os dados facilita o trabalho dos gestores.
Exemplifique o que poderia ser feito em situações idênticas às que o funcionário passou. Lembre de levar em conta que, no calor do momento e na eventual urgência que o fato demandava, as decisões não tiveram tanto tempo para serem tomadas, mas, se for o caso, procure mostrar de forma concreta em quais pontos você teria agido diferente.
Fique atento às reações do colaborador conforme o feedback for sendo passado. Para que ele seja construtivo, é preciso que o gestor saiba de onde pode tirar mais desse colaborador e em que ele já está no seu limite. Forçar demais em algo que já está sendo feito no limiar que o colaborador consegue é tornar o feedback improdutivo.
Por fim, aproveite o feedback construtivo como instrumento de motivação da sua equipe. Não se limite a atestar coisas que estão ou não sendo feitas na empresa. Busque fatos e pessoas, mesmo que não sejam de dentro, que podem inspirar seu time a se desenvolver.
Com todas essas dicas, você já sabe como implementar o feedback construtivo na organização. Faça uma reunião com os responsáveis de cada setor, aplique esses conceitos no feedback que você dá a eles e deixe claro a postura que deve ser adotada na hora de abordar cada membro do time.
Uma equipe engajada trabalha com entusiasmo, dribla os problemas, ultrapassa os obstáculos e, geralmente, supera as expectativas. Sua companhia se destacará no mercado e você colherá os frutos de praticar um feedback construtivo.
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