Tema que está ganhando (merecidamente) cada vez mais espaço nas discussões do RH e nas conversas sobre a gestão de pessoas, pois sua influência para o sucesso do negócio é enorme: esse é o employee experience.
“Experiência do funcionário”, em português, o assunto tem se tornado uma prioridade em boa parte das empresas. Algumas organizações, como o Google, colocam-no no topo de suas preocupações, o que deixa clara a importância de sua aplicação prática para o crescimento de uma marca.
Um artigo publicado pela revista Forbes destaca essa questão com o motivo pelo qual esse gigante da tecnologia mereceu o prêmio de melhor cultura organizacional do planeta.
Neste conteúdo, mostraremos qual o conceito por trás de employee experience e por que você deve se preocupar com ele. Não perca!
O que está envolvido no employee experience?
De forma clara e resumida, employee experience nada mais é do que o tratamento dispensado ao profissional desde o ingresso na companhia até a saída do seu quadro de funcionários. Na prática, trata-se do conjunto de interações ocorridas durante toda a sua jornada no negócio.
A proposta se baseia em uma visão geral sobre o contexto no qual os colaboradores estão inseridos. Nesse sentido, incluem-se os seguintes fatores:
- o ambiente de trabalho;
- a cultura organizacional;
- as lideranças;
- os incentivos;
- os planos de carreira;
- os demais aspectos associados à geração de experiências positivas.
Entretanto, o employee experience não deve ser posicionado como um fim em si mesmo, mas como um mecanismo de otimização dos indicadores de performance. Nessa linha, engajamento, motivação, absenteísmo, turnover e satisfação com o trabalho são os elementos-chave para os avanços na jornada dos funcionários.
Desse modo, esse olhar holístico da vivência dos colaboradores tem um importante papel em relação:
- à redução de custos com a rotatividade do pessoal;
- ao aumento da produtividade;
- à retenção dos talentos;
- à concretização das metas e objetivos.
O termo employee experience se tornou, não por acaso, uma realidade em muitas empresas. Porém, apesar de todos os seus benefícios, novas demandas serão produzidas para a equipe de RH, mas nada que não faça a sua aplicação valer a pena.
Qual a sua importância para a empresa?
Partindo do princípio de que os espaços corporativos são influenciados pelo grupo majoritário de sua força de trabalho, quando houver muita desmotivação, os níveis de produtividade cairão, os conflitos tenderão a se multiplicar e os resultados tardarão em aparecer.
Por outro lado, funcionários felizes e satisfeitos agregam muito mais, elevando o grau de excelência do negócio e engajando-se naturalmente aos novos desafios. Para fortalecer a importância do employee experience para a empresa, abordaremos brevemente cada uma de suas principais vantagens.
Desenvolvimento dos profissionais
Começaremos com o desenvolvimento dos profissionais, uma preocupação de enorme fundamento entre praticamente todas as maiores organizações do mundo. A observação a se fazer, aqui, é que o ganho de conhecimento e a lapidação das habilidades são aspectos de grande peso no que corresponde à experiência do funcionário em uma empresa.
Seja por meio de um plano de carreira, seja por meio de treinamentos, seja por meio de sistemas de avaliação de performance, uma organização na qual o employee experience é valorizado proporciona um ambiente estimulante. Ninguém gosta de “ficar parado” e manter-se em uma inércia, a não ser os que não fazem a menor questão de crescer.
Se é esse tipo de funcionário que você quer no seu negócio, o employee experience terá sua importância reduzida. Contudo, se você deseja colaboradores cuja evolução profissional seja uma busca verdadeira (necessária para o crescimento da companhia), sua relevância é imensa.
Retenção de talentos
Complementando o tópico anterior, o employee experience também colabora para um respeitável índice: a retenção de talentos. É interessante observarmos o fato de que a rotatividade (turnover) é um indicador que gera altos custos para o negócio.
Quanto maiores os seus níveis, pior, pois, além de todos os possíveis dispêndios que a liberação dos profissionais pode gerar (a maior parte deles associada ao recrutamento e ao treinamento), perde-se muito tempo com a adaptação dos novos colaboradores.
Imagine o quão bom seria se os profissionais mais talentosos da sua organização não quisessem deixá-la sob hipótese alguma. Isso seria fantástico, concorda? Embora não se possa ter nenhuma garantia quanto a isso, o cuidado com o employee experience é o ponto de maior atenção para se aproximar dessa conjectura.
Mais engajamento e produtividade
Por ajustar a cultura organizacional ao bem-estar individual dos profissionais, o employee experience traz o benefício do engajamento, sendo o aumento da produtividade a sua consequência natural. Na prática, quando analisada como um todo, a boa experiência dos funcionários cria um ambiente desafiador (no sentido bom da palavra), contribuindo significativamente para o aprimoramento das pessoas — muitas vezes, é exatamente isso o que falta para a formação de um time mais unido, consolidado e colaborativo.
Incentivo a conexões sociais
A socialização é um componente vital para a felicidade dos integrantes de uma empresa. É por essa razão que as organizações devem encontrar maneiras de incentivar as conexões sociais. Do contrário, alguns colaboradores podem se sentir como um “peixe fora d’água”.
Com a ideia do employee experience como aplicação organizacional, essa questão do “socializar” é incentivada de forma orgânica. Comemorações de aniversários e datas especiais, espaços que facilitam a comunicação e o desenvolvimento de relações de amizade, enfim, tudo isso faz parte de um ambiente em que as pessoas possam se conectar de verdade.
Por fim, não podemos nos esquecer de dizer que, para um bom employee experience, as equipes precisam ser comandadas por uma liderança inspiradora, capaz não apenas de coordená-las, mas, principalmente, de influenciá-las a dar seu melhor.
Não menos importante está o fit cultural, que pode ser descrito como o alinhamento das crenças e comportamentos do indivíduo com aqueles definidos pela empresa. Para isso, a cultura organizacional deve ter seus objetivos esclarecidos desde o princípio, especialmente a visão, a missão e os valores da companhia.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre o employee experience. Se sim, aproveite para ver os 6 passos para mudar a cultura organizacional da sua empresa!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado