O plano de desenvolvimento de carreira é uma estratégia de crescimento para os profissionais já atuantes na empresa. Por meio dele, os colaboradores podem obter melhores cargos e salários de acordo com o tempo de empresa e a qualidade dos resultados apresentados durante sua atuação.
Esse programa é extremamente benéfico para o seu negócio: auxilia na retenção e no aprimoramento de talentos, minimiza o turnover, aprimora a cultura organizacional e ainda mantém os colaboradores motivados, pois eles sabem que terão boas oportunidades.
Ficou interessado? Então siga a leitura e confira ações para otimizar o plano de desenvolvimento de carreira da sua empresa!
Faça um bom planejamento
Para que um bom desenvolvimento de carreira seja feito, é necessário estabelecer um planejamento disciplinado e comprometido com as necessidades da empresa e do colaborador. Sendo assim, defina até onde o colaborador pode chegar, de que formas e em quanto tempo é possível essa ascensão.
Essa etapa deve estar bem alinhada, pois todos os profissionais precisam estar cientes do limite que podem alcançar e do que devem fazer para garantir essa promoção: não basta existir um plano de desenvolvimento de carreira se não houver motivação e esforço da parte dos funcionários — isso deve ficar claro desde a contratação.
Estabeleça metas
Estabelecer objetivos é outra tarefa muito importante, pois mantém o foco nos resultados e na melhoria contínua. Podem ser criadas metas de desenvolvimento semanais, mensais, semestrais ou anuais — de acordo com a complexidade de cada cargo e com o perfil de cada colaborador.
A cada propósito cumprido, o colaborador ou a equipe devem receber uma bonificação. Isso mostrará que a companhia está acompanhando, incentivando e reconhecendo seu crescimento.
Com isso, a tendência é de que os colaboradores fiquem mais produtivos, satisfeitos e vejam a empresa como uma extensão de sua casa, lugar que devem proteger e pelo qual devem se dedicar. A melhor coisa que um gestor pode conquistar é tornar sua equipe um time de grandes aliados.
Identifique pontos fortes e fracos
Fazer a identificação dos pontos fortes e fracos da empresa — assim como os dos colaboradores — é fundamental para o desenvolvimento de carreira no negócio. Afinal, ao analisar esses aspectos, é possível identificar o que está sendo bem feito e o que precisa ser melhorado na gestão.
Além disso, quando pontos de melhoria da própria organização são identificados, fica mais simples ter um panorama sobre o que é, de fato, de responsabilidade dos colaboradores e o que deve ser alterado na própria estrutura da companhia. Dessa forma, não são feitas cobranças desmedidas e os funcionários não serão responsabilizados por questões que fogem da sua alçada.
Essa análise também é benéfica para entender o motivo de algumas tarefas estarem sendo feitas com excelência e outras com menos qualidade: será que a equipe está tendo dúvidas? Os processos não ficaram claros? Não seria o caso de uma reciclagem ou um treinamento?
Essas questões são valiosas, pois, ao serem respondidas, já se sabe o ponto de partida para gerar a melhoria contínua e sanar os desafios apresentados.
Realize treinamentos
Partindo da identificação dos pontos fortes e fracos, a próxima etapa é a realização de treinamentos. Treinar seu pessoal é fundamental para que ele se desenvolva, pois muitas tarefas podem ser esquecidas ou alteradas sem que o colaborador tenha tido tempo de se atualizar.
Você pode apostar em cursos de ensino a distância (EAD), workshops, palestras, reuniões periódicas e treinamentos convencionais. Assim, você ampliará o potencial de ação da sua equipe, fornecendo a possibilidade de sanar dúvidas — o que minimiza a possibilidade de equívocos no processo —, entre outros benefícios.
Além disso, ouça seus colaboradores, peça que eles deem sugestões de temas a serem trabalhados nesses treinamentos: incentivar o protagonismo da equipe é muito importante, pois ela vai se sentir valorizada e compreendida e, com isso, poderá se tornar mais motivada.
Aplique e peça feedbacks constantes
O feedback é uma via de duas mãos: pode ser muito benéfico ou pode ser extremamente danoso. Quando um líder aplica um feedback sem empatia, considerando apenas os erros do seu liderado, impedindo que ele se expresse e dê sua visão dos fatos, há chances de que o desempenho desse colaborador caia ainda mais, bem como sua motivação.
Logo, ao fazer isso, é indispensável ser cuidadoso, compreender e ouvir a versão do seu funcionário, buscar elogiar os bons resultados apresentados, deixar claro o que a companhia espera dele e mostrar que essas questões estão sendo pontuadas para que ele melhore e se desenvolva sempre.
Além disso, não é só o gestor que deve aplicar feedback: o colaborador também tem esse direito. Por isso, peça isso dos membros da sua equipe, incentive que eles falem sobre o que os agrada ou desagrada, esteja aberto e receptivo às possíveis críticas, nunca leve para o lado pessoal e crie um plano de ação sobre o que foi pontuado.
Consequentemente, o time se sentirá mais seguro e ganhará autonomia para se expressar, dar sugestões, fazer observações sobre o que não está agradável, entre outros benefícios.
Seja ético e transparente
Seja ético e transparente com os integrantes da sua companhia. Isso significa que, se para chegar a determinado posto o colaborador precisa apresentar X resultados, não dá para abrir uma exceção para aquele que deu menos retorno, promovendo-o mais em função do bom relacionamento entre vocês.
Em uma relação ética e transparente, não existem privilégios — todos devem ter as mesmas oportunidades de crescimento de acordo com suas atitudes. Isso faz com que os profissionais encarem o negócio de forma séria e com confiança.
Como vimos, promover a otimização do desenvolvimento de carreira é extremamente positivo, afinal, estimula o aprendizado contínuo e faz com que os processos internos, bem como os profissionais, se tornem cada vez mais capacitados. A corporação que investe em seu pessoal ganha não apenas equipes de qualidade, mas também grandes aliados.
Agora que você já aprendeu a otimizar o plano de desenvolvimento de carreira do seu negócio, leia também nosso post sobre lifelong learning e expanda seus conhecimentos!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado