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Entenda como analisar o desempenho em vendas com essas 6 KPIs

Home Tecnologia e Inovação Entenda como analisar o desempenho em vendas com essas 6 KPIs
Entenda como analisar o desempenho em vendas com essas 6 KPIs

O uso de dados para basear as decisões nas empresas está ficando cada dia mais comum. No tocante ao desempenho em vendas, isso não poderia ser diferente, pois trata-se diretamente das margens de lucro do negócio. Acompanhar esse setor é crucial para a companhia ter clareza sobre a sua situação, de modo a saber se tem ou não potencial para investir e expandir suas operações.

Vamos aqui falar sobre 6 dos principais KPIs usados para mensurar o desempenho de vendas em uma empresa. Também conhecido por Key Performance Indicators, um KPI deve estar alinhado com os objetivos e metas da empresa, para que o gestor saiba com exatidão se o planejamento estratégico está ou não surtindo os resultados esperados.

 

Continue a leitura até o final para ficar por dentro do tema!

Porque é importante analisar o desempenho em vendas?

Tanto um produto como o desempenho de um colaborador desse setor precisam ser medidos. Entre outras coisas, isso é útil para determinar quais mercadorias estão com mais ou menos vazão, assim como ajuda a identificar pontos em que aquele profissional precisa melhorar na sua atividade.

Vale ressaltar também que hoje em dia os clientes tendem a prezar mais pela experiência do que mesmo por um bom produto ou serviço. Portanto, analisar corretamente o desempenho em vendas ajuda aqueles profissionais com habilidades criativas a pensar em meios de agregar maior valor no atendimento, gerando fidelização e divulgação espontânea do negócio.

Quais os principais KPIs para desempenho em vendas?

Como falamos, os KPIs a serem escolhidos variam bastante de empresa para empresa. Mesmo empreendimentos do mesmo ramo podem ter diferenças na forma de medir o seu desempenho em vendas. Nas subseções a seguir vamos mostrar os 6 indicadores que costumam ser mais utilizados e que ajudam a nortear os gestores quanto às decisões a serem tomadas para trazer aprimoramentos ao setor de vendas.

1. Taxa de conversão

Esse KPI representa quantas pessoas fecharam negócio com a empresa. O cálculo é bastante simples, bastando analisar a quantidade de visita em um site (no caso de e-commerce ) ou na loja física e verificar quantas delas as pessoas compraram. Como exemplo, imagine uma livraria que recebeu 200 visitantes em um certo período de tempo. Se 50 delas saíram de lá com um lucro, isso significa que a taxa de conversão é de 25%.

Para saber se essa taxa de 25% é boa para a empresa, é preciso consultar o planejamento e verificar se a meta para o mesmo período de tempo foi realmente 25%. Caso não, os gestores terão de procurar o que causou esse volume de vendas abaixo do esperado, sendo que possíveis causas para isso são:

  • atendimento ineficiente;
  • preço elevado dos livros, acarretado pela cumulatividade de gastos referentes à logística, por exemplo;
  • falta de opções de lucros para alguns consumidores.

2. Ticket médio

O ticket médio corresponde ao total em vendas dividido pela quantidade delas. O foco desse KPI pode ser tanto para o vendedor como para o consumidor, sendo que no caso do primeiro é medido o quanto cada colaborador é produtivo em termos de vendas. Já em relação ao cliente, saber qual o ticket médio deles ajuda a identificar quais consumidores são mais recorrentes na compra, de modo que a eles sejam oferecidos descontos e outros meios de garantir a sua fidelização.

3. Velocidade de venda

Se o ciclo de vendas de uma empresa for rápido, maiores as chances de vender e fidelizar. Nesse sentido, esse KPI ajuda a medir a efetividade da jornada do consumidor, que começa desde o primeiro contato com a marca até o fechamento de um negócio. Ter uma boa velocidade de venda exige que a empresa invista fortemente no chamado marketing de conteúdo, que tem por objetivo instruir e nutrir os leads na jornada de compra, ajudando na construção do relacionamento.

Falando de outro modo, quando a empresa tem um blog com informações relevantes e que conduzem o cliente na sua jornada, o processo de venda ocorre de forma natural e ágil. Uma das maneiras de fazer isso é usar o software de CRM, que registra em um histórico todas as interações do potencial cliente com a marca, trazendo não só agilidade, mas também simplicidade e personalização no atendimento ao consumidor.

4. Valor de vida útil do cliente

Também conhecido por LTV (Lifetime Value), este KPI mede o quanto de receita o cliente trouxe ao negócio desde a primeira compra até a última. Trata-se de um indicador bastante útil na hora de fazer projeções de faturamento do negócio, de modo a informar o potencial de expansão da empresa.

5. Desempenho do produto

É comum as empresas terem no seu portfólio aqueles produtos que vendem mais e os que vendem menos. Portanto, o desempenho de um produto pode indicar, por exemplo, se um item específico deve ter a sua oferta expandida para atender o público ou se é melhor descontinuá-lo.

6. Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O CAC é calculado da seguinte forma: pega-se, por exemplo, os investimentos em prospecção de leads e divide o montante pela quantidade de pessoas que fecharam negócio com a marca. Voltando ao exemplo da livraria, se o investimento em marketing foi de 5000 reais e isso trouxe 100 novos clientes, significa que o CAC foi de 50 reais.

Aqui vale uma ressalva importante: fidelizar clientes é algo que tende a reduzir o CAC, visto que este consumidor, além de comprar com recorrência, fará a indicação da empresa a outras pessoas do seu círculo familiar ou de amizades. Portanto, é mais barato vender para o mesmo cliente do que prospectar um novo.

O desempenho em vendas é melhor medido quando se usa KPIs, que devem estar alinhados com os objetivos e metas da empresa. Dados e treinamentos são cada vez mais importantes no mundo dos negócios, pois ajudam nas melhores tomadas de decisão dos gestores e performance dos colaboradores. Por isso é fundamental procurar uma empresa de consultoria com solidez no mercado, como a FranklinCovey. Estamos focados na maximização de resultados com baixos custos para pequenas e médias empresas.

Quer saber mais sobre os diferenciais competitivos que a sua empresa pode obter com o treinamento e consultoria FranklinCovey? Entre em contato conosco agora mesmo e fale com o nosso time!

 

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Tags: Tecnologia e Inovação
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Erma Bombeck

Reflexões de Erma Bombeck

“Se eu tivesse minha vida para viver”, escrita por Erma Bombeck perto do fim de sua vida, detalha os valores que Bombeck gostaria de ter guiado suas decisões diárias. Se você estivesse chegando ao fim da sua vida e estivesse escrevendo isso, o que incluiria? Use essas idéias para criar sua declaração de missão.

Se eu tivesse a minha vida para viver, eu teria falado menos e ouvido mais. Eu teria convidado amigos para jantar, mesmo que o carpete estivesse manchado e o sofá desbotado. Eu teria comido a pipoca na “boa” sala de estar e me preocuparia muito menos com a sujeira quando alguém quisesse acender um fogo na lareira. Eu teria tido tempo para ouvir o meu avô falando sobre sua juventude. Eu nunca teria insistido que as janelas do carro estivessem fechadas em um dia de verão porque eu tinha acabado de fazer meu cabelo. Eu teria acendido a vela esculpida como uma rosa antes que ela derretesse guardada. Eu teria sentado no gramado com meus filhos e não me preocupado com a sujeira. Eu teria chorado e rido menos assistindo a televisão – e mais enquanto assistia à vida. Eu teria compartilhado mais a responsabilidade com meu marido. Eu teria ido para a cama quando estivesse doente, em vez de fingir que a Terra pararia se eu não estivesse presente naquele dia. Eu nunca teria comprado nada só porque era prático, não manchasse ou porque tinha garantia de durar a vida toda. Em vez de desejar nove meses de gravidez, teria apreciado cada momento e percebido que a admiração que crescia dentro de mim era a única chance na vida de ajudar Deus em um milagre. Quando meus filhos me beijassem, eu nunca teria dito: “Mais tarde. Agora vá se lavar para o jantar.” Teria sido mais “eu te amo” .. Mais “me desculpe” … Mas principalmente, se eu tivesse mais um pouco de vida, eu aproveitaria cada minuto … olharia para ela e realmente a veria … viveria isso … e nunca a devolveria.

Ben Franklin

Valores de governo de Ben Franklin

Às vezes, uma declaração de missão pode ser uma lista concisa de valores, definida em suas próprias palavras. Leia a lista de valores e definições de Benjamin Franklin para ver se eles geram ideias para a sua própria declaração de missão.

Temperança: não coma a exaustão; não beba pra se alterar.

Silêncio: não fale, a não ser que isso beneficie outros ou a você mesmo; evite conversas insignificantes.

Ordem: Deixe todas as suas coisas terem seus lugares; deixe cada parte do seu negócio ter seu tempo.

Resolução: Decida fazer o que você deveria; execute sem falhar o que você decide.

Frugalidade: Não faça nenhum gasto, senão fizer o bem aos outros ou a você mesmo; ou seja, não desperdice nada.

Indústria: não perca tempo; esteja sempre empregado em algo útil; corte todas as ações desnecessárias.

Sinceridade: não use nenhum termo ofensivo; pense de forma inocente e justa e, se falar, fale apropriadamente.

Justiça: Não erre prejudicando alguém, ou se omitindo de fazer o bem, que são seu dever.

Moderação: Evite extremos; abstenha-se de ressentir ofensas tanto quanto você acha que eles merecem.

Limpeza: Não tolere a impureza no corpo, roupas ou habitação.

Tranquilidade: Não se preocupe com ninharias, ou com acidentes comuns ou inevitáveis.

Castidade: Rarely use venery but for health or offspring, never to dullness, weakness, or the injury of your own or another’s peace or reputation.

Ludvig van Beethoven

O grande coro de Beethoven

Em um dos períodos mais difíceis de sua vida, Ludwig van Beethoven compôs o que a maioria diria ser sua maior sinfonia. Sua “Ode à Alegria” da Nona Sinfonia foi e sempre será o coro da vida de Beethoven.

Mahatma Gandhi

A missão de Gandhi

A missão de Mahatma Gandhi é capturada em uma pequena lista de declarações. Você pode criar sua missão neste estilo, iniciando cada frase com “eu devo” ou “eu vou”.

Que o primeiro ato de todas as manhãs seja fazer a seguinte resolução para o dia:
Não temerei ninguém na Terra.
Eu temerei somente a Deus.
Não suportarei mal a ninguém.
Não me submeterei à injustiça de ninguém.
Eu conquistarei a inverdade pela verdade.
E, resistindo à inverdade, suportarei todo o sofrimento.

Martin Luther King

O sonho de Dr. Martin Luther King Jr.

Leia ou ouça o famoso discurso do Dr. King, proferido em 1963 a partir dos degraus do Memorial Lincoln em Washington, DC Se você fosse fazer um discurso que começasse com as palavras “Eu tenho um sonho”, o que seria ? Veja se o sonho do Dr. King lhe dá alguma idéia para sua declaração de missão.

“Eu tenho um sonho”

… eu digo a vocês hoje, meus amigos. Eu tenho um sonho que um dia essa nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: “Consideramos essas verdades como auto-evidentes que todos os homens são criados iguais.”

Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia mesmo o estado do Mississippi, um estado desértico sufocado pelo calor da injustiça, e sufocado pelo calor da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje.

Eu tenho um sonho que um dia o estado do Alabama, com seus racistas cruéis, cujo governador cospe palavras de “interposição” e “anulação”, um dia bem lá no Alabama meninos negros e meninas negras possam dar-se as mãos com meninos brancos e meninas brancas, como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje.

Eu tenho um sonho que um dia “todos os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão niveladas; os lugares mais acidentados se tornarão planícies e os lugares tortuosos se tornarão retos e a glória do Senhor será revelada e todos os seres a verão conjuntamente”.

Essa é a nossa esperança. Essa é a fé com a qual eu regresso ao Sul. Com essa fé nós poderemos esculpir na montanha do desespero uma pedra de esperança. Com essa fé poderemos transformar as dissonantes discórdias do nosso país em uma linda sinfonia de fraternidade.

Com essa fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ser presos juntos, defender a liberdade juntos, sabendo que um dia haveremos de ser livres. Esse será o dia, esse será o dia quando todos os filhos de Deus poderão cantar com um novo significado:

Meu país é teu, doce terra da liberdade, de ti eu canto.

Terra onde morreram meus pais, terra do orgulho dos peregrinos, que de cada lado das montanhas ressoe a liberdade!

E se a América quiser ser uma grande nação, isso tem que se tornar realidade.

E que a liberdade ressoe então do topo das montanhas mais prodigiosas de Nova Hampshire.

Que a liberdade ressoe das poderosas montanhas de Nova Iorque.

Que a liberdade ressoe das elevadas montanhas Allegheny da Pensilvânia.

Que a liberdade ressoe dos cumes cobertos de neve das montanhas Rochosas do Colorado.

Que a liberdade ressoe dos picos curvos da Califórnia.

Mas não só isso; que a liberdade ressoe da montanha Stone da Geórgia.

Que a liberdade ressoe da montanha Lookout do Tennessee.

Que a liberdade ressoe de cada montanha e de cada pequena elevação do Mississippi. Que de cada encosta a liberdade ressoe.

E quando isso acontecer, quando permitirmos que a liberdade ressoe, quando a deixarmos ressoar de cada vila e cada lugar, de cada estado e cada cidade, seremos capazes de fazer chegar mais rápido o dia em que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar as palavras da antiga canção espiritual negra:

Finalmente livres! Finalmente livres!

Graças a Deus Todo Poderoso, somos livres, finalmente.”