As reuniões de feedback são feitas de algumas maneiras consideradas erradas por pessoas e líderes mais “tradicionais”. Mas os meios incomuns podem não ser tão errados assim! Inovar no jeito de dar feedback para os seus funcionários é extremamente importante que a empresa não fique na mesmice.
Há muitos benefícios que vem com as mudanças no jeito de se realizar as reuniões de feedback (que devem acontecer de forma regular), e esses benefícios são sutis, porém causam um impacto positivo nas organizações.
Nesse post nós da FranklinCovey abordamos pontos muito importantes para que os grandes líderes entendam que o feedback é essencial para que a empresa continue a melhorar os resultados, então boa leitura!
Por que e como inovar nas reuniões de feedback?
Existe algumas maneiras que já se tornaram clássicas do modo de fazer as reuniões de feedback que já estão extremamente ultrapassadas, aquela reunião individual que tem só uma pessoa falando e nenhum feedback da parte contrária não deve mais ser feita, pois isso gera uma visão de uma empresa velha e que ainda está presa no passado.
Aproximadamente na 39% dos profissionais sentem que não são reconhecidos no ambiente de trabalho, isso é um grande problema! Quem não se sentem confortável ou vem que não há um reconhecimento pelo trabalho que ele/a está acaba ficando cada vez mais reativo.
Uma reunião de feedback se não for feita da maneira correta pode deixar o emissor e o receptor daquele feedback realmente muito desconfortáveis, irritados, ofendidos e etc.
Algumas qualidades são necessárias para o emissor do feedback:
- Ter muita calma
- Sangue frio nas horas de tensão
- Praticar a escuta empática
- Saber elogiar
- Saber argumentar
- Saber mudar o clima da reunião
Quais as formas de inovar nas reuniões de feedback
Inovar nas reuniões de feedback não é uma missão fácil, mas pensando nisso, nós separamos alguns pontos para que todos nós possamos melhorar muito nossas reuniões.
Faça feedback de maneira pública
Feedback de maneira pública é bom quando tem uma segunda intenção envolvida, essa segunda intenção deve ser sempre de instigar os outros integrantes das equipes a conseguirem resultados melhores.
Esse feedback deve ser sempre positivo nesse caso, pois um líder nunca deve liderar equipes por medo, e sim por respeito.
Crie um planejamento
Uma reunião não pode ser algo improvisado! Você deve planejar, definir tema, perguntas, alinhamentos e etc.
Há treinamentos de gestão de pessoas e de tempo que ajudam com que nós tenhamos um “norte” em relação ao como, quando, por que e onde fazer esse planejamento! A FranklinCovey Brasil tem 1 workshop que foca bastante em como realizar esses planejamentos de reuniões chamado: As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes.
Feedback em restaurantes, cafeterias entre outros
As reuniões de feedback são, se não forem feitas da maneira correta, muito tensas e podem até causar um alto nível de ansiedade. Uma das formas mais recomendadas de se dar um feedback difícil é em uma sala de reunião pequena para que seja isolado e individual.
Visto isso podemos mudar a maneira de dar esses feedbacks e gerar menos ansiedade dos dois lados, faça em lugares públicos e de preferência calmos como restaurantes, cafeterias, praças e etc. para amenizar o clima ruim da reunião.
Faça comemorações
Reconhecimento é algo que muitos profissionais querem receber! Há um grande significado para a pessoa que está recebendo o feedback de reconhecimento! Mas se você quer inovar faça o seguinte:
- Dê prêmios;
- Faça festas de comemoração (podem ser pequenas);
- Dê treinamentos;
- Pequenas comemorações no escritório;
Seja criativo/a e invente novas maneiras de comemorar com o seu time!
Ajude o colaborador a achar as soluções sozinho
Em qualquer momento na sua vida que alguém te fizer uma pergunta, você não deve dar a resposta diretamente, tente de uma maneira sútil fazer as perguntas certas para que a pessoa que te fez a pergunta encontre as respostas.
Mas como fazer as perguntas certas? Isso não é difícil! Basta escutar para compreender e não para responder. Esse conceito foi exemplificado em um dos livros de desenvolvimento pessoal e profissional mais vendidos do mundo os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, é o quinto hábito, “Procure primeiro para depois ser compreendido”, esse hábito tem com base a escuta empática.
Como diz aquele ditado: não dê o peixe, ensine a pescar!
Conclusão
Para se inovar na reunião de feedback você deve sair da “caixinha” e desenvolver ideias novas o tempo todo, mas essas dicas podem ser a chave para um bom começo ao se aventurar nos feedbacks.
Leu até aqui? Não pare agora! Continue lendo os nossos conteúdos únicos com temas como RH, liderança, execução, proatividade, educação, inovação, treinamento e desenvolvimento e muitos mais.
Quer fazer um workshop para ampliar as suas habilidades de dar feedback, desenvolver uma mentalidade de líder, liderar melhor em meio a mudanças, preparar as suas equipes para alcançar resultados e muito mais? Então não perca! Inscreva-se no workshop das 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes na nossa agenda de workshop!
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