• All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato

Call us toll free 1-888-558-1776

Find us on Map
info@franklincovey.com
Login

Login
FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil
  • All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato

Challenger sales: quais são as principais habilidades?

Home Gestão e Administração Challenger sales: quais são as principais habilidades?
Challenger sales: quais são as principais habilidades?

Você já ouviu falar em challenger sales? Em caso negativo, ainda que você coordene uma equipe comercial há algum tempo, não há motivos para preocupações, afinal, de fato, de todas as técnicas de venda atualmente empregadas, essa é a mais recente. No entanto, ao terminar a leitura do nosso material, você estará suficientemente pronto para replicá-la na sua empresa.

Bem, se utilizássemos uma única frase para definir toda a premissa por trás dessa estratégia, certamente, seria algo como: “O que realmente importa é a forma como você vende, e não efetivamente o que é vendido”. Essa é a tradução livre de uma das ideias trazidas pelo livro “The Challenger Sale“, dos autores Brent Adamson e Matt Dixon. Na obra, eles explicam como é possível criar times de vendas que tenham, de fato, potencial para impulsionar um negócio rumo ao sucesso.

 

Fato é que, em suas pesquisas, ambos constataram que os vendedores de alta performance têm determinadas características verdadeiramente inovadoras, afinal, elas entregam aos consumidores novas perspectivas e até soluções para entraves que, até então, eram desconhecidas por eles. No entanto, quais seriam essas características e quais habilidades são necessárias para aplicar essa metodologia no dia a dia? Neste post, explicaremos os pontos mais relevantes sobre a temática, então, continue a leitura!

O que são as challenger sales?

Também chamadas de “vendas desafiadoras”, em tradução livre para o português, em termos simples, nós podemos conceituá-las como técnicas que fazem parte de uma metodologia que, basicamente, descreve tanto as estratégias quanto as características empregadas pelos profissionais de vendas mais bem-sucedidos.

Ainda acerca da obra de Brent e Matt, nas suas pesquisas de campo, que envolveram entrevistas com mais de 6.000 vendedores, eles perceberam que a fidelização do público, que tem muito a ver com os níveis de lealdade, está muito mais relacionada com a experiência que ele teve durante o processo de compra do que com o serviço contratado ou com o produto comprado e, até mesmo, com o valor pago. Logo, chegaram à conclusão de que o papel realmente central de um vendedor é assegurar a satisfação do cliente.

Brent Adamson e Matt Dixon, a partir disso, buscaram identificar quais seriam os fatores que classificariam uma interação entre o profissional de vendas e o potencial consumidor como positiva. Nesse sentido, ambos perceberam que o público, de forma geral, tem preferência por vendedores que não têm o seu foco completamente voltado para as vendas, mas, sim, que também buscam entregar valor ao longo do contato.

O que se pode, então, entender como um vendedor challenger (desafiador)?

De maneira simples, o vendedor challenger tem um profundo domínio acerca da companhia na qual atua, do seu segmento e das dores e dos anseios do público-alvo. Com isso, ele procura fazer uso de uma visão diferenciada, valorizando o debate com o cliente em potencial e “desafiando-o”.

Segundo a obra, que foi publicada em 2011, cerca de 54% dos vendedores de alta performance são usuários da metodologia challenger sales. Tal abordagem é colocada em prática quando eles se utilizam do seu grande conhecimento para desafiar o público e manter a negociação sob o seu controle.

Comumente, profissionais com essa habilidade não têm receio de expressar livremente os seus pontos de vista — ainda que sejam divergentes dos apresentados pelo potencial cliente — e são bastante assertivos em todas as suas comunicações, independentemente de com quem estão se comunicando.

Quais são as principais características e/ou habilidades desse vendedor desafiador?

As companhias que desejam se destacar no mercado precisam preparar os seus times de vendas, por meio de treinamentos, para que eles sejam capazes de desenvolver as competências do perfil de um profissional desafiador — sim, como todas as habilidades, elas podem ser trabalhadas e desenvolvidas —, o que pode ser especialmente conveniente durante os momentos de crise.

Entre as principais características que fazem toda a diferença na atuação dos vendedores que empregam a metodologia, podemos citar:

  • a entrega de uma nova perspectiva ao consumidor: um vendedor challenger avalia o cliente em potencial e oferece valiosos insights que oportunizam que a companhia trace um novo caminho. Essa prática é o que permite que os custos sejam diminuídos e que o negócio acabe por se tornar mais lucrativo;
  • o estabelecimento de uma comunicação interpessoal bem-sucedida: é algo fundamental, visto que o vendedor deve rapidamente responder aos questionamentos feitos pelos clientes, com objetividade e bastante clareza. Ainda que muitos profissionais sejam, sim, habilidosos em esclarecer dúvidas com precisão cirúrgica, aqui, o desafio é ser perito em argumentar e discutir;
  • a compreensão das motivações do consumidor: o vendedor challenger consegue “ler” o cliente rapidamente, o que o permite compreender quais são as suas visões, os seus anseios e as suas crenças. Assim, todo o discurso a ser utilizado deve ser construído visando atender a tais expectativas;
  • a capacidade de pressionar o cliente: o profissional de vendas que faz uso dessa metodologia deve desafiar o público a pensar acerca do funcionamento da companhia, com a exposição dos pontos a serem melhorados e das fraquezas. Além disso, ele deve saber criar uma atmosfera de tensão para modificar os processos previamente definidos e entregar uma solução que seja inovadora;
  • a identificação dos valores de mercado importantes para o público: como dito, o vendedor challenger domina profundamente o modelo de negócio e as práticas fundamentais para o seu segmento de atuação. Então, ele faz uso desse conhecimento para impressionar — e até “encantar” — os consumidores em potencial com táticas novas e uma visão de mercado diferenciada;
  • a habilidade de negociação de preços: por fim, é válido ressaltar que esse perfil de profissional é altamente apto a negociar valores, sendo suficientemente capaz de lidar com a tensão que isso gera, para contornar quaisquer eventualidades e para não se permitir abalar quando uma solicitação feita pelo consumidor não puder ser atendida.

Como desenvolver tais habilidades?

Como dito, é válido que a sua equipe de vendas passe por uma capacitação com uma empresa especializada e que combine consultoria e treinamento para torná-la apta a aplicar a metodologia challenger sales. No entanto, é possível afirmar que uma sintetização das habilidades acima descritas ocorre por meio de quatro práticas, que são:

  1. o direcionamento das forças de modo único: os vendedores precisam esclarecer as razões pelas quais o cliente deveria comprar com a empresa em vez de optar por um concorrente;
  2. o desafio dos pressupostos do público: os vendedores devem desenvolver a habilidade de ressignificar os problemas dos prospects e clientes;
  3. a catalisação da ação: a equipe de vendas deve fazer com que o público compreenda por que deve tomar determinada decisão e também a razão da urgência em fazê-lo;
  4. o domínio do nicho: os vendedores do time devem ter domínio dos principais insights do segmento para escalar tal conhecimento para os mais diversos tipos de consumidores de mercados semelhantes.

Como você pôde ver, a técnica challenger sales está muito ligada ao compartilhamento de conhecimentos com o público, à customização do discurso de vendas com o intuito de ir ao encontro das necessidades dos clientes e ao domínio do processo de vendas, desafiando o consumidor, mas sem iniciar um conflito. Em conjunto, todas essas práticas são capazes de melhorar expressivamente os resultados do processo comercial da sua empresa, a partir, é claro, da construção de um time mais produtivo e de melhor desempenho.

E você? Já empregava a técnica de vendas no seu negócio ou passou a conhecê-la neste conteúdo? Se você se interessa por esse universo e quer potencializar a performance do seu negócio, siga as nossas redes sociais e fique de olho nas próximas publicações: Twitter, Facebook e LinkedIn.

Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado

Tags: Gestão e Administração
Share

Publicações relacionadas

Empreendedorismo e inovação: Qual é a relação entre eles?

Empreendedorismo e inovação: Qual é a relação entre eles?

ago 7, 2019

Você provavelmente já ouviu falar de que todo empreendedor precisa[...]

Confira 6 dicas para conquistar um cargo de liderança

Confira 6 dicas para conquistar um cargo de liderança

nov 27, 2019

Ser bem-sucedido é uma meta de quase todas as pessoas,[...]

11 dicas de como elaborar uma reunião de alinhamento de equipe

11 dicas de como elaborar uma reunião de alinhamento de equipe

set 16, 2021

Independentemente da periodicidade, fato é que as reuniões de alinhamento[...]

Categorias

  • Carreira
  • Estudos de Caso
  • Gestão e Administração
  • Podcast
  • Tecnologia e Inovação
  • Todos os Artigos
  • Treinamento e Desenvolvimento

Siga-nos

Assine a Newsletter





INFORMAÇÕES CORPORATIVAS

  • Quem somos
  • Política de privacidade

SIGA-NOS

  • Twitter
  • Facebook
  • Linkedin


FC BRASIL CONSULTORIA E REPRESENTACOES LTDA
CNPJ 03.736.621/0001-26

© Copyright 2019. FranklinCovey Brasil. Todos os direitos reservados.

  • All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato
7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 19 e 20 de novembro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cidade:
e-mail:

6 Práticas Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 17 de setembro, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

ONLEADERSHIP TOUR

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá no dia 22 de outubro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cargo:
e-mail:

ONLEADERSHIP TOUR

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá no dia 3 de setembro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cargo:
e-mail:

7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 22 à 24 de setembro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cidade:
e-mail:

7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 19 à 21 de agosto, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 22 à 24 de julho, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 17 à 19 de junho, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

INDAIATUBA (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em Indaiatuba, 28 de março e 4 de abril, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

BELÉM (PA)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em Belém, 5 e 6 março, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SALVADOR (BA)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em Salvador, dias 12 e 13 de fevereiro, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 14 e 15 de abril, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 11, 12 e 13 março, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cargo:
e-mail:

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 28 de abril, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 31 de março, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 14, 15 e 16 de fevereiro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cargo:
e-mail:

MODELO

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em Caxias do Sul, dia 17 de outubro, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Erma Bombeck

Reflexões de Erma Bombeck

“Se eu tivesse minha vida para viver”, escrita por Erma Bombeck perto do fim de sua vida, detalha os valores que Bombeck gostaria de ter guiado suas decisões diárias. Se você estivesse chegando ao fim da sua vida e estivesse escrevendo isso, o que incluiria? Use essas idéias para criar sua declaração de missão.

Se eu tivesse a minha vida para viver, eu teria falado menos e ouvido mais. Eu teria convidado amigos para jantar, mesmo que o carpete estivesse manchado e o sofá desbotado. Eu teria comido a pipoca na “boa” sala de estar e me preocuparia muito menos com a sujeira quando alguém quisesse acender um fogo na lareira. Eu teria tido tempo para ouvir o meu avô falando sobre sua juventude. Eu nunca teria insistido que as janelas do carro estivessem fechadas em um dia de verão porque eu tinha acabado de fazer meu cabelo. Eu teria acendido a vela esculpida como uma rosa antes que ela derretesse guardada. Eu teria sentado no gramado com meus filhos e não me preocupado com a sujeira. Eu teria chorado e rido menos assistindo a televisão – e mais enquanto assistia à vida. Eu teria compartilhado mais a responsabilidade com meu marido. Eu teria ido para a cama quando estivesse doente, em vez de fingir que a Terra pararia se eu não estivesse presente naquele dia. Eu nunca teria comprado nada só porque era prático, não manchasse ou porque tinha garantia de durar a vida toda. Em vez de desejar nove meses de gravidez, teria apreciado cada momento e percebido que a admiração que crescia dentro de mim era a única chance na vida de ajudar Deus em um milagre. Quando meus filhos me beijassem, eu nunca teria dito: “Mais tarde. Agora vá se lavar para o jantar.” Teria sido mais “eu te amo” .. Mais “me desculpe” … Mas principalmente, se eu tivesse mais um pouco de vida, eu aproveitaria cada minuto … olharia para ela e realmente a veria … viveria isso … e nunca a devolveria.

Ben Franklin

Valores de governo de Ben Franklin

Às vezes, uma declaração de missão pode ser uma lista concisa de valores, definida em suas próprias palavras. Leia a lista de valores e definições de Benjamin Franklin para ver se eles geram ideias para a sua própria declaração de missão.

Temperança: não coma a exaustão; não beba pra se alterar.

Silêncio: não fale, a não ser que isso beneficie outros ou a você mesmo; evite conversas insignificantes.

Ordem: Deixe todas as suas coisas terem seus lugares; deixe cada parte do seu negócio ter seu tempo.

Resolução: Decida fazer o que você deveria; execute sem falhar o que você decide.

Frugalidade: Não faça nenhum gasto, senão fizer o bem aos outros ou a você mesmo; ou seja, não desperdice nada.

Indústria: não perca tempo; esteja sempre empregado em algo útil; corte todas as ações desnecessárias.

Sinceridade: não use nenhum termo ofensivo; pense de forma inocente e justa e, se falar, fale apropriadamente.

Justiça: Não erre prejudicando alguém, ou se omitindo de fazer o bem, que são seu dever.

Moderação: Evite extremos; abstenha-se de ressentir ofensas tanto quanto você acha que eles merecem.

Limpeza: Não tolere a impureza no corpo, roupas ou habitação.

Tranquilidade: Não se preocupe com ninharias, ou com acidentes comuns ou inevitáveis.

Castidade: Rarely use venery but for health or offspring, never to dullness, weakness, or the injury of your own or another’s peace or reputation.

Ludvig van Beethoven

O grande coro de Beethoven

Em um dos períodos mais difíceis de sua vida, Ludwig van Beethoven compôs o que a maioria diria ser sua maior sinfonia. Sua “Ode à Alegria” da Nona Sinfonia foi e sempre será o coro da vida de Beethoven.

Mahatma Gandhi

A missão de Gandhi

A missão de Mahatma Gandhi é capturada em uma pequena lista de declarações. Você pode criar sua missão neste estilo, iniciando cada frase com “eu devo” ou “eu vou”.

Que o primeiro ato de todas as manhãs seja fazer a seguinte resolução para o dia:
Não temerei ninguém na Terra.
Eu temerei somente a Deus.
Não suportarei mal a ninguém.
Não me submeterei à injustiça de ninguém.
Eu conquistarei a inverdade pela verdade.
E, resistindo à inverdade, suportarei todo o sofrimento.

Martin Luther King

O sonho de Dr. Martin Luther King Jr.

Leia ou ouça o famoso discurso do Dr. King, proferido em 1963 a partir dos degraus do Memorial Lincoln em Washington, DC Se você fosse fazer um discurso que começasse com as palavras “Eu tenho um sonho”, o que seria ? Veja se o sonho do Dr. King lhe dá alguma idéia para sua declaração de missão.

“Eu tenho um sonho”

… eu digo a vocês hoje, meus amigos. Eu tenho um sonho que um dia essa nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: “Consideramos essas verdades como auto-evidentes que todos os homens são criados iguais.”

Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia mesmo o estado do Mississippi, um estado desértico sufocado pelo calor da injustiça, e sufocado pelo calor da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje.

Eu tenho um sonho que um dia o estado do Alabama, com seus racistas cruéis, cujo governador cospe palavras de “interposição” e “anulação”, um dia bem lá no Alabama meninos negros e meninas negras possam dar-se as mãos com meninos brancos e meninas brancas, como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje.

Eu tenho um sonho que um dia “todos os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão niveladas; os lugares mais acidentados se tornarão planícies e os lugares tortuosos se tornarão retos e a glória do Senhor será revelada e todos os seres a verão conjuntamente”.

Essa é a nossa esperança. Essa é a fé com a qual eu regresso ao Sul. Com essa fé nós poderemos esculpir na montanha do desespero uma pedra de esperança. Com essa fé poderemos transformar as dissonantes discórdias do nosso país em uma linda sinfonia de fraternidade.

Com essa fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ser presos juntos, defender a liberdade juntos, sabendo que um dia haveremos de ser livres. Esse será o dia, esse será o dia quando todos os filhos de Deus poderão cantar com um novo significado:

Meu país é teu, doce terra da liberdade, de ti eu canto.

Terra onde morreram meus pais, terra do orgulho dos peregrinos, que de cada lado das montanhas ressoe a liberdade!

E se a América quiser ser uma grande nação, isso tem que se tornar realidade.

E que a liberdade ressoe então do topo das montanhas mais prodigiosas de Nova Hampshire.

Que a liberdade ressoe das poderosas montanhas de Nova Iorque.

Que a liberdade ressoe das elevadas montanhas Allegheny da Pensilvânia.

Que a liberdade ressoe dos cumes cobertos de neve das montanhas Rochosas do Colorado.

Que a liberdade ressoe dos picos curvos da Califórnia.

Mas não só isso; que a liberdade ressoe da montanha Stone da Geórgia.

Que a liberdade ressoe da montanha Lookout do Tennessee.

Que a liberdade ressoe de cada montanha e de cada pequena elevação do Mississippi. Que de cada encosta a liberdade ressoe.

E quando isso acontecer, quando permitirmos que a liberdade ressoe, quando a deixarmos ressoar de cada vila e cada lugar, de cada estado e cada cidade, seremos capazes de fazer chegar mais rápido o dia em que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar as palavras da antiga canção espiritual negra:

Finalmente livres! Finalmente livres!

Graças a Deus Todo Poderoso, somos livres, finalmente.”