Você já teve aquele clássico sonho em que se vê diante da necessidade de correr, no entanto, quanto mais tenta fazê-lo, menos sai do mesmo lugar? Pois acredite: atualmente, muitas empresas percebem que a sua operação parece passar pela mesmíssima situação, com a sensação de que, quanto mais se trabalha, menos os resultados esperados são atingidos.
Contudo, usualmente, a razão para tanto está no desafio que alguns gestores enfrentam de distinguir o “trabalhar mais” do “trabalhar melhor” e, nesse sentido, o aumento da produtividade é justamente o elemento determinante e que é capaz de fazer toda a diferença na performance da corporação. Então, se você se identificou — como administrador de uma empresa — com esse cenário, promova hoje mesmo uma mudança nesse quadro.
Neste conteúdo, nós separamos 5 práticas fora do lugar-comum para que você veja o seu empreendimento não mais “patinando na lama”, mas, sim, alcançando um novo patamar no mercado de atuação. Continue a leitura!
1. Atue sobre o que é realmente importante
Nos dias de hoje, é muito comum que vejamos uma expressiva sobrecarga de informações sabotando o nosso rendimento. Mais do que nunca, fala-se que os dados representam o “novo petróleo” para o universo corporativo.
Contudo, quando a adoção desse ponto de vista popular implica, por exemplo, o “afogamento” em um tsunami de e-mails, tornando, por consequência, as pessoas significativamente oprimidas diante de um sem-número de demandas e, em simultâneo, ávidas por fazer mais e mais, algo definitivamente está errado.
Por isso, a nossa primeira sugestão é: saiba separar aquelas atividades que são efetivamente importantes e prioritárias daquelas menos relevantes. Ao adotar essa prática na empresa, tanto você quanto os integrantes do seu quadro de pessoal deixarão de ter aquela sensação de que precisam correr contra o tempo a todo o momento, pois as tarefas que exigem uma atuação mais imediata serão executadas primeiro e, somente após, aquelas menos urgentes serão tratadas.
2. Mantenha a concentração sobre as metas de alta prioridade
Complementando o tópico anterior, aqui, o intuito é fazê-lo perceber que você deve buscar o extraordinário e não se permitir conformar-se com o “comum”. “Como assim?!” — talvez você esteja se questionando agora.
A questão é que não é difícil encontrar pessoas que afirmem querer fazer a diferença. Pelo contrário, é possível até mesmo afirmar que esse é um sonho unânime. Porém, o que ocorre com uma grande frequência e torna a concretização desse projeto inviável é o “excesso de priorização”, que inevitavelmente sabota a conquista de resultados que sejam, de fato, extraordinários.
Por isso, para mudar essa jornada que leva todos ao mesmo destino, é imprescindível que você aprenda a fazer uma redefinição de papéis em termos de resultados verdadeiramente incríveis. Para tanto, o caminho é concentrar-se nas metas que são de alta prioridade, mantendo o foco naquilo que realmente o levará ao seu propósito e não despendendo a sua energia — e, vale dizer, um tempo valioso — em diversas outras ações com o raciocínio equivocado de que, para elevar o seu nível de produtividade, é necessário ser multitarefa.
3. Saiba programar as pedras grandes e não se perca em meio aos cascalhos
Alcançar o sucesso é, atualmente, mais possível do que nunca antes, especialmente em razão de todo o conhecimento acumulado ao qual temos acesso e das avançadas tecnologias — bem como das inúmeras oportunidades que surgem constantemente junto a elas. Ou seja, é incontestável que há, nos dias de hoje, mais potencial em cada um de nós do que houve em qualquer outra geração da história.
Entretanto, como um irônico paradoxo, essa mesma grande quantidade de meios pode nos desviar dos fins. A pressão cotidiana que se vê crescendo por parte das corporações sobre as pessoas acaba por despertar sensações negativas, tanto de impotência quanto de desamparo.
Por esse motivo, é fundamental descobrir de que forma aplicar uma cadência de planejamento e de execução que não somente devolverá a cada um o controle sobre a própria vida profissional (e até mesmo sobre a pessoal), mas também permitirá elevar a produtividade e tornar concretas as expectativas criadas.
4. Faça uso da tecnologia a seu favor
Lembra-se do tsunami de e-mails que mencionamos em momento anterior? Pois não apenas eles, mas, na realidade, a verdadeira “avalanche” de notificações, abarcando mensagens, alertas das mídias sociais etc., representam uma potencial ameaça ao seu bom rendimento.
Embora, como dito no tópico acima, todos os avanços provenientes da era de transformação digital que vivemos possam ser excelentes aliados para atingir os resultados propostos, é necessário que você tenha sabedoria para utilizar a tecnologia a seu favor, não se tornando, pelo contrário, “controlado” por ela.
Um exemplo de como fazer um uso consciente e inteligente é configurando as plataformas que fazem parte do desempenho das atribuições diárias, como o Microsoft® Outlook®, para eliminar quaisquer eventuais distrações. Essa medida, por consequência, permitirá que você se mantenha mais concentrado, não desviando a sua atenção para outros elementos que prejudicam o aumento da produtividade.
5. Eleve a sua chama interior
Nos dias de hoje, em que novidades surgem em um ritmo altamente acelerado e, consequentemente, somos “bombardeados” pelos mais diversos estímulos, a ferramenta mais importante passou a ser a nossa própria mente.
Contudo, não é incomum que enfrentemos dificuldades em fazer uso desse poderoso recurso de maneira realmente consciente para gerar melhores resultados. Até porque, como sabemos, o ambiente corporativo — atualmente tão estressante e exaustivo — é capaz de esgotar as energias dos ali presentes em um curto espaço de tempo.
No entanto, esse cenário pode ser mudado. Agir e pensar de maneira diferente é uma escolha, e fazê-la permite que voltemos o nosso empenho e o nosso esforço para aquilo que é realmente significativo. Torna-se, então, crucial decidir não se desgastar, mas, sim, adotar uma conduta que renove de maneira consistente tanto a energia física quanto a mental, não as desperdiçando.
O fato é que todas as práticas listadas até aqui representam não apenas dicas, mas, na verdade, escolhas. Embora o volume de demandas e de informações frequentemente produza um efeito avassalador sobre a nossa performance e, inclusive, prejudique a nossa capacidade de pensar com mais clareza e de tomar decisões mais conscientes e sensatas, é possível fazê-lo e, indo na contramão da grande massa, passar a exercer total controle sobre o nosso tempo, gerenciando-o em prol dos nos propósitos, e sobre o nosso foco, mantendo-o voltado aos resultados esperados.
Portanto, como você pôde constatar, o aumento da produtividade dentro de uma empresa — e até mesmo no âmbito pessoal — é possível, e todos nós temos o potencial de torná-lo algo concreto, impactando os resultados e tornando-os verdadeiramente extraordinários. No entanto, é imperativo decidir fazê-lo.
Você se sente pronto para fazer as 5 escolhas listadas neste conteúdo e ver renovados o seu senso de engajamento e de realização? Então, tome a decisão de munir a sua organização de ferramentas e habilidades que contribuirão para o alcance do extraordinário: entre em contato conosco.
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado