Sabemos que o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, e desenvolver uma equipe de alta performance não é uma tarefa das mais fáceis. Os líderes se veem, muitas vezes, em situações em que é necessário gerir equipes que dão excelentes resultados. Para isso, é preciso investir em treinamento, comunicação, entre outros — tudo para que você tenha funcionários produtivos e comprometidos com as atividades.
O conceito de alta performance está diretamente atrelado ao bom trabalho da equipe e as características de pessoas vencedoras. Pensando nisso, apresentaremos, ao longo do texto, 5 dicas para desenvolver uma equipe nesse nível. Com isso, você passará a ter mais lucro e rentabilidade na sua empresa. Vamos lá?!
O que é alta performance?
Como já demos uma breve introdução sobre o assunto, você já deve ter uma ideia do que estamos dizendo. Quando falamos de alta performance, não estamos nos referindo àquele funcionário que apenas executa as atividades as quais o delegam.
Contudo, nos referimos às pessoas que têm autonomia e conhecimento suficiente para saber exatamente as atividades que exercerão em cada situação, a fim de solucionar os problemas que venham a surgir da melhor forma possível.
Entretanto, isso não significa que a empresa não precisa de um gestor para geri-la. Pelo contrário, são eles que escolhem o produto que será desenvolvido e decidem quem trabalhará em cada projeto, impõem desafios, atribuem metas à equipe, entre outras atribuições. No entanto, vale lembrar que, quanto menores forem o controle e as restrições, melhores serão os resultados.
Agora, que você já entendeu o conceito de alta performance, vamos ver as dicas para ter uma equipe nesse nível? Acompanhe!
1. Seja um líder de alta performance
Uma pesquisa realizada com 66 mil entrevistados revelou que os líderes que são orientados à alta performance tinham 71% da equipe altamente comprometida, enquanto, nos demais casos, essa taxa caiu para 13%. Os dados foram informados, em 2016, por uma revista conhecida internacionalmente. Entretanto, essas informações continuam atuais para a realidade de hoje, visto que sabemos da necessidade de se ter um bom gestor numa empresa.
Portanto, se você está gerindo uma empresa e busca ter uma equipe de alta performance, saiba que o primeiro passo começa com você mesmo. Seja um líder de alta performance: tenha capacidades de inspirar, comunicar, ser confiável e resolver conflitos, e, acima de tudo, motive seus funcionários a criarem um ambiente organizacional agradável a todos.
2. Tenha uma equipe comunicativa
Muito além de fazer o seu trabalho, uma equipe de alta performance está com a comunicação bem definida. Nela, os funcionários costumam saber quais são as atividades do colega ao lado, sem que haja ‘ruído’ na comunicação.
Outro ponto que leva uma equipe a ser de alto nível não é só ter colaboradores que saibam exercer suas funções, mas, sim, ter aqueles que dão feedback para o outro no ambiente de trabalho, ajudando-o nas suas dúvidas. Ao agir dessa forma, já temos um grande passo para um time de alta performance.
Por isso, é fundamental que se invista em um bom ambiente de trabalho entre seu quadro de colaboradores, deixando tudo bem definido sobre a cultura organizacional da empresa, ao destacar que devemos ter um “clima” agradável, de ajuda mútua, entre todos que fazem parte da companhia.
3. Motive as pessoas
Já tentou de tudo para ter uma equipe de alta performance, mas ainda não conseguiu? Você já parou para pensar em energizar essas pessoas? Isso mesmo! A motivação é um fator essencial para ter uma equipe altamente produtiva e com resultados satisfatórios.
Em termos de motivação, podemos citar dois pontos distintos — os extrínsecos e os intrínsecos:
- motivadores extrínsecos: estão relacionados ao bônus e ao aumento de salário, por exemplo. São pontos importantes, pois de nada adianta querer funcionários de alta performance sem valorizar o trabalho deles com gratificações que condizem com o cargo;
- motivadores intrínsecos: esses representam o oposto do anterior. São motivações pessoais dos funcionários no ambiente de trabalho, ou seja, o que faz o funcionário ser feliz na empresa. Logo, é fundamental que você conheça bem seus colaboradores.
Ao agir dessa maneira, é possível que as pessoas sejam mais produtivas, motivadas e, consequentemente, tornem-se uma equipe de alta performance.
4. Diga não à passividade
Quantas vezes foi necessário fazer uma reunião e as pessoas ficaram apenas escutando o que você falava sem emitir uma opinião? Saiba que isso não é uma atitude de uma equipe de alta performance. Para mudar esse quadro, é necessário que se tenha uma equipe “agressiva”, que não está disposta a ficar no comodismo.
Busque estimular seus funcionários a emitir opiniões durante as reuniões e evite a passividade. Com isso, é possível que tenha mentes brilhantes na empresa e uma equipe ativa que está disposta a buscar soluções e não problemas.
5. Invista em treinamento
Para que tudo seja efetivamente bem elaborado para ter uma equipe de alto nível, pense em oferecer treinamentos de qualidade a todos que estão na organização. Esse é um dos fatores que deixam seus funcionários com um maior nível de conhecimento sobre suas atividades, além de mantê-los sempre atualizados sobre o que há de novidade na área na qual trabalham.
Cursos de curta duração, dentro da própria empresa, representam uma boa dica para fazer com que um número maior de pessoas participe das aulas. Além disso, elas já poderão pôr em prática, imediatamente, o conhecimento aprendido nas suas atividades cotidianas.
Para finalizarmos, não se esqueça de que, em primeiro lugar, para se ter uma equipe de alta performance, é preciso que seus colaboradores se vejam como tal, ou seja, que já se sintam produtivos e vencedores, com foco em resultados. Então, busque estimular isso neles, para que se sintam cada dia mais motivados.
Agora que você já está bem informado sobre o assunto em questão, o que acha de deixar um comentário sobre o tema? Queremos saber sua opinião a respeito do que pretende implementar na sua empresa para que tenha uma equipe de alta performance com resultados satisfatórios. Antes de tudo, pense nas dicas que preparamos aqui e não perca tempo — coloque-as em prática, o quanto antes, que o sucesso do seu negócio será garantido!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado