O processo de seleção e recrutamento é uma das fases mais importantes da gestão de profissionais. É por meio dele que novos talentos podem fazer parte do quadro de trabalho, além de formar equipes de alto desempenho. Por isso, o job description é fundamental.
Ele consiste na descrição do trabalho, ou seja, do cargo que será ocupado, e deve deixar claro quais são as competências comportamentais e técnicas adequadas ao candidato. Desse modo, além de orientar o processo de seleção, pode engajar os talentos ideais para a vaga.
Neste post, separamos 7 passos de como fazer um job description eficiente e completo na sua empresa. Continue com a gente e boa leitura!
1. Lembre-se do seu público-alvo
O primeiro passo para montar um job description é ter clareza sobre seu público-alvo. Sem essa informação, existe a possibilidade de o processo de descrição ser confuso, talvez até mais moroso do que o normal. Portanto, o público-alvo deve ser separado em dois. O recrutador e o profissional.
O recrutador é o responsável por conduzir o processo de contratação do novo talento. É necessário que ele tenha uma descrição clara sobre a vaga, uma vez que suas decisões de aceite ou rejeição vão depender exatamente do que está sendo requisitado pela empresa.
Tão importante quanto o recrutador é o candidato. É fundamental que o job description seja suficientemente atrativo para incentivar a candidatura, além de ser informativo para que ele possa avaliar se tem aderência com a empresa e/ou o cargo. Do contrário, existe a possibilidade de ele se sentir desconfortável com a vaga.
2. Desenvolva um bom título
Seguindo a ideia de como fazer um job description que chame a atenção do público, devemos destacar a importância de um bom título. Nessa hora, é necessário ser preciso e específico, pois existe o risco de os candidatos não encontrarem sua publicação após pesquisarem por vagas.
Contudo, evite termos enigmáticos, clichês e confusos. Seja objetivo e se comunique com clareza, escolhendo um título que descreva as atividades do cargo. Por isso, alguns erros que podem ser evitados são:
- usar letras maiúsculas;
- citar “nenhuma experiência necessária”;
- fazer perguntas dentro do título;
- linguagem vaga ou enganosa.
3. Mencione a localização
Muitos candidatos, ao buscar oportunidades de emprego, utilizam a localização. Logo, ao fazer a divulgação de uma vaga, lembre-se de incluir o endereço de sua empresa na descrição da vaga.
Além disso, destacar a localização da organização representa mais credibilidade para a divulgação, contribuindo para que os candidatos saibam que se trata de uma vaga real e que o negócio é confiável.
4. Mostre os benefícios de atuar na empresa
Ao elaborar um bom job description, é essencial que você saiba fazer uma propaganda eficiente do seu negócio. Ou seja, mostre o motivo de a empresa ser um excelente lugar para trabalhar. Não fazendo isso, torna-se mais difícil aproximar os verdadeiros profissionais e engajá-los durante todo o processo de contração.
Uma ótima forma de começar é oferecer benefícios e detalhá-los corretamente, financeiros ou não. Podemos citar bons exemplos, como:
- assistência médica;
- vale-refeição;
- vale-alimentação;
- vale-transporte;
- aulas de inglês, espanhol, entre outras;
- cursos e treinamentos;
- plano de carreira;
- participação nos lucros.
Além disso, é interessante destacar que a organização atua com um plano de benefícios. Ou seja, com o crescimento do profissional na empresa, exercendo novos cargos, é possível que ele tenha acesso a vantagens mais atraentes. Desse modo, fica ainda mais fácil atrair novos talentos.
5. Especifique as habilidades e qualificações necessárias
O principal objetivo de como saber fazer um bom job description e que seja eficiente é conquistar os profissionais certos. Dessa maneira, os requisitos e as habilidades necessárias para a vaga são fundamentais. Faça um mapeamento com algumas perguntas, como:
- Quais são as qualificações desejadas pela sua empresa para a vaga?
- É necessário que o candidato tenha certo nível de formação?
- Alguma experiência ou certificação específica tem relevância para o cargo?
É essencial especificar os fatores que farão a diferença no momento da seleção. Ou seja, quanto mais específica for a descrição da vaga em relação às qualificações obrigatórias, maior será a probabilidade da empresa ter sucesso na escolha do melhor talento.
6. Seja claro sobre a vaga de trabalho
Como pode perceber, além de um bom título, é importante que a descrição da vaga seja clara quanto às habilidades e qualificações necessárias. No entanto, não é o suficiente. É necessário esclarecer qual é o cargo e quais são suas principais obrigações durante o expediente.
O job description é fundamental para que o candidato possa avaliar se ele realmente tem interesse na vaga e nas suas atribuições. Desse modo, é um instrumento de triagem dos talentos certos. Quanto mais precisa for a descrição da vaga, maior é a probabilidade do sucesso da triagem.
Portanto, não se esqueça que a descrição deve ser sucinta e objetiva. Nenhum profissional gosta de passar tanto tempo lendo a descrição da vaga. Por isso, coloque somente o que é realmente pertinente e pode definir a decisão de aplicação à vaga do candidato.
7. Saiba quando falar da remuneração
Por último, é o momento de decidir quando falar sobre o salário, benefícios e a remuneração no geral. Se você tem dúvidas em relação a divulgação do salário inserido no job description, saiba que tudo dependerá do momento que o talento estiver no processo seletivo.
Caso o job description seja enviado depois da seleção final do candidato, e dependa somente da aprovação dele diante da proposta, o mais adequado é consolidar todos os valores combinados no contrato.
Contudo, se for uma descrição de vaga para o início do processo seletivo ou uma divulgação aberta, a melhor coisa a se fazer é destacar a média salarial, com faixa definida. Isso fará com que o profissional pense a respeito e decida se está capacitado para participar do processo de recrutamento.
Agora, você já sabe quais são os principais passos para montar um job description. Lembre-se de que a descrição o cargo é um instrumento estratégico, pois facilita o processo seletivo, além de ajudar a engajar os talentos mais adequados para a vaga.
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