Já ouviu falar em indústria 4.0? Esse conceito surgiu para designar as principais inovações tecnológicas quando se trata de tecnologia da informação, controle e automação, aplicadas ao processo de manufatura. Porém, é preciso que as empresas consigam se adaptar aos desafios do RH na indústria 4.0.
Em função do avanço tecnológico na indústria, os sistemas cyber-físicos, a internet das coisas e a internet dos serviços fazem com que os processos de produção se tornem cada vez mais customizáveis, autônomos e eficientes. É uma forma de aliar os processos industriais robotizados ao trabalho humano, de maneira que uma parte complemente a outra.
Dessa forma, os funcionários da empresa gerenciam esses trabalhos tecnológicos para que as atividades sejam desempenhadas com excelência. Agora que já vimos o breve conceito sobre o tema, que tal entendermos qual é a relação da indústria 4.0 com o RH e como se adaptar a esse desafio? Continue a leitura e entenda o assunto!
Confira os principais desafios do RH na indústria 4.0
O RH na indústria 4.0 representa a combinação entre sistemas digitais e físicos. Afinal, geralmente as máquinas da empresa estão conectadas por meio da internet a um sistema em que é possível visualizar toda a cadeia de produção da organização.
Dessa forma, é preciso que os gerentes de RH saibam contratar profissionais capacitados para gerir tais processos de produção. Esse é um dos principais desafios do setor de seleção, visto que só é possível ter uma indústria 4.0 eficiente se tivermos pessoas com competências técnicas adequadas para determinada função.
Muitas vezes, tem acontecido de as companhias não conseguirem formar uma equipe qualificada para desempenhar determinadas funções, devido à escassez de mão de obra. Existem vagas, mas faltam profissionais com as competências adequadas.
Entretanto, mesmo que sua empresa não consiga encontrar os profissionais de TI apropriados para o cargo, isso não precisa ser um empecilho para o RH na indústria 4.0. Pelo contrário, pode ser uma oportunidade de você investir em uma capacitação específica para os novos colaboradores dessa área. Com isso, é possível ter um trabalho de excelência e alinhado à indústria 4.0.
Veja quais são os benefícios desse processo
Agora que já vimos quais são os principais desafios do RH na indústria 4.0, vamos mais além para conhecer quais são os benefícios que esses processos trazem para as empresas.
Redução no tempo de trabalho
Reduzir o tempo de trabalho dos funcionários parece bom para você? E se dissermos que isso pode gerar menos custos e maior produtividade nos processos de produção? Pois na indústria 4.0 isso fica bem mais perto da realidade.
O uso da tecnologia tem permitido, cada vez mais, aumentar a quantidade de tarefas e diminuir o tempo de produção em cada uma delas. Assim, as pessoas podem ter uma jornada de trabalho menor, de forma que consigam descansar mais e se tornem mais produtivas em suas atividades.
Uso mais amplo de soluções em nuvem
Com a chegada do RH na indústria 4.0, é mais fácil se comunicar com os funcionários, controlar a folha de pagamentos e bater o ponto online, tudo por meio de plataformas na web. Essa tendência faz com que os processos de RH se tornem mais ágeis e simples de serem realizados.
No futuro próximo, espera-se que os contratos de trabalho, a homologação de rescisões, o controle de exames admissionais e outras demandas também sejam migradas para a nuvem.
Mudanças na dinâmica da gestão das pessoas
Quando se tem profissionais com habilidades específicas, é preciso mudar, também, a forma como o trabalho é realizado. Além de reduzir a carga horária das atividades, como já citamos anteriormente, é preciso que o profissional da indústria 4.0 seja cobrado por sua produção. Dessa forma, ele não fica submetido às regras de horário de chegada e saída, mas à sua própria produtividade.
Outras possibilidades incluem realizar reuniões de forma online ou ter funcionários exercendo suas atividades em home office, dependendo das necessidades da organização. Essa última opção acaba gerando menos transtornos relacionados com o trânsito das grades cidades.
Conheça algumas práticas que o RH pode adotar
O papel do RH na indústria 4.0 é fundamental para que haja mudanças na maneira de suprir as necessidades de profissionais nas empresas. Afinal, é preciso contratar pessoas para, por exemplo, operar os novos sistemas de produção com técnicas adequadas. Vamos ver algumas práticas que devem ser adotadas para o RH se adaptar à nova realidade?
Desenvolver técnicas para reter talentos
Como já sabemos que a indústria 4.0 exigem profissionais com conhecimentos avançados em tecnologias específicas, não podemos deixar que um talento saia da empresa e vá para o concorrente, não é? Por isso, é preciso que o gerente de RH desenvolva técnicas e propostas para reter os funcionários, oferecendo, por exemplo, capacitação profissional.
Buscar meios de promover e premiar os colaboradores mais produtivos também é uma forma de reter os melhores talentos no seu negócio. Essa atitude pode fazer com que a equipe trabalhe mais feliz e satisfeita com a organização.
Aprimorar os processos seletivos
Os processos seletivos das grandes empresas costumam durar alguns meses, mas isso não precisa continuar assim. Com a indústria 4.0, a tecnologia está cada vez mais rápida e essa interface também deve ser levada para o setor de RH.
O perfil profissional é uma informação cada vez mais necessária e, com os testes sendo aplicados de forma online, seu resultado pode sair na hora, sem que haja a necessidade de uma análise que dure dias, mesmo que a seleção tenha várias etapas.
Essa necessidade do RH na indústria 4.0 pode parecer óbvia, mas ainda existem empresas aplicando testes manuais, o que acabando causando demora nos resultados dos processos seletivos.
Agora que você já viu como se adaptar aos desafios do RH na indústria 4.0, o que acha de compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que seus colegas de profissão também passem a entender melhor sobre o tema?
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado