Uma dúvida comum e bastante recorrente entre boa parte das empresas é: “como desenvolver líderes vencedores e que realmente possam contribuir para o sucesso do negócio?”. Diante da importância das lideranças para a satisfação dos colaboradores, a produtividade das equipes e a inovação, investir nesse tipo de desenvolvimento é uma obrigação para toda e qualquer organização que deseja crescer e destacar-se no mercado.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business Publishing, quando projetados como prioridade estratégica e alinhados aos desafios e objetivos da companhia, os programas de desenvolvimento de liderança podem trazer grandes benefícios.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar 5 dicas matadoras de como desenvolver bons líderes. A leitura é interessante e, por isso, merece toda a sua atenção. Aproveite!
Diferenças entre líder e chefe
Antes de mais nada, é preciso compreender que, nos dias de hoje, os chefes dificilmente conseguirão prosperar como “comandantes” de uma empresa. O espaço foi tomado pelos líderes, que, em vez de dominarem pela autoridade, arrastam as equipes pelos exemplos e pela motivação de trabalho.
Um verdadeiro líder é aquele que sabe se colocar no lugar dos demais, não se considerando superior e mantendo-se disponível para ajudar sempre que possível. Seu foco principal está nas pessoas, as quais ele tenta inspirar pela confiança.
Sua relação com os colaboradores é sólida e respeitosa. Esse profissional é aberto ao diálogo e às opiniões, mesmo quando críticas: é a soma desses fatores que dá aos líderes a capacidade de criar excelentes culturas organizacionais.
Já os chefes costumam ser de pouco proveito para as equipes, pois são centralizadores, inseguros e só confiam nas próprias opiniões. A palavra final é sempre deles, já que enxergam, na sua autonomia, o poder de mandar e desmandar, apostando no medo ou na temeridade dos seus comandados.
Enquanto o líder foca nas pessoas, o chefe foca nos processos. Sua liderança não é pelo exemplo, mas pela ordem e pela autoridade. Como dito, esse modelo já não funciona mais tão bem. O porquê? A resposta: porque, além das mudanças do mercado, a forma de gerenciar as pessoas também mudou, evoluindo positivamente.
Vale ressaltar, nesse contexto, a atual tendência da “multi-liderança”. Resumidamente, trata-se de um conceito organizacional cuja ideia central consiste no empoderamento do funcionário, fazendo-o se sentir parte do negócio e deixando claro que suas opiniões são válidas e levadas em consideração.
5 dicas para o desenvolvimento de líderes vencedores
Considerando o fato de que os chefes já estão com os dias contados, o desenvolvimento de verdadeiros líderes é vital. Do contrário, o sucesso do negócio fica mais difícil de alcançar. Por isso, veja, a seguir, 5 dicas para desenvolvê-los na empresa.
1. Crie uma cultura de aprendizagem
Grandes líderes têm em comum a característica de estar sempre aprendendo algo novo. É por essa razão que criar uma cultura de aprendizagem e implementá-la na essência da companhia é tão importante, já que ela servirá como uma das motivações de trabalho.
Entenda que o desejo de aprender é o denominador comum de todo e qualquer bom líder. Ao perceber que um determinado colaborador o tem, você ganha um indicador confiável de que o indivíduo em questão pode ser testado em uma função de liderança.
Isso, por si só, não é o suficiente para dizer se ele vai prosperar ou não, até porque diversos são os fatores a considerar. No entanto, a criação de uma cultura de aprendizagem pode ter um papel de extrema relevância no que se refere à identificação de possíveis líderes.
2. Ofereça liberdade e autonomia
Em muitas organizações, os líderes, por mais que ocupem altos cargos, têm boa parte de suas ações limitadas por determinações e regras impostas pelo “comando maior”. Obviamente, normas e limitações são mais do que necessárias para o bom funcionamento do negócio, contudo, em algumas situações, é preciso confiar a eles mais liberdade e autonomia.
Alternativas originais raramente são vistas quando não se é livre para aplicar novas ideias. Se você deseja desenvolver líderes vencedores, deixe os profissionais que já ocupam algum cargo de liderança mais soltos para agir.
3. Forneça treinamentos de gestão
O aprendizado não pode parar em hipótese alguma. Independentemente dos títulos que as suas lideranças ostentam no currículo, sempre há mais para aprender. Em vista disso, certifique-se de que os gestores tenham acesso a treinamentos de gestão de pessoas e a cursos que aumentem suas capacidades de liderar.
São raros os líderes que se destacam em seu meio que nunca passaram por processos de desenvolvimento profissional. Embora existam, não espere encontrá-los na sua empresa, agindo na direção de desenvolvê-los.
4. Incentive a resolução de problemas
Outra dica é incentivar os profissionais a resolverem os problemas. Líderes que são realmente vencedores também têm em comum a característica de assumir a responsabilidade pela quebra das barreiras, batendo de frente com as adversidades em primeiro lugar.
Passar o obstáculo para os demais sem pensar e agir nas possíveis resoluções não é do feitio deles. É por esse motivo que seus colaboradores devem ser incentivados ao enfrentamento direto das dificuldades.
5. Otimize as técnicas de comunicação
A última dica sobre como desenvolver líderes é otimizar as técnicas de comunicação. Isso porque, ao aprender a melhor se comunicar, ou seja, ao expressar as suas opiniões com maior clareza e passar as informações de modo correto e sem chances para desentendimentos, o gestor consegue evitar uma série de problemas.
O ponto a destacar, aqui, é que raramente se verá um líder de verdade que não saiba se comunicar com maestria. Ele faz questão de deixar tudo muito bem claro. Além disso, ouve muito mais do que fala, prestando atenção aos detalhes.
Por fim, é de fundamental importância estabelecer uma harmonia entre as muitas lideranças que podem vir a ser formadas dentro da empresa. Para que o negócio se concretize e alcance seu objetivo comum, uma boa relação entre os líderes é imprescindível.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo sobre como desenvolver líderes. Se sim, e caso deseje saber mais, não deixe de conhecer nossas soluções para o desenvolvimento de liderança!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado