Os 5 impulsionadores da energia física e mental - FranklinCoveyFranklinCovey
people_running_on_clocks
Da urgência para a importância
1 de dezembro de 2016
7-abalos-sismicos-era-conhecimento-800x600
Os 7 abalos sísmicos globais que caracterizam a nova Era do Conhecimento
12 de dezembro de 2016
Mostrar tudo

Os 5 impulsionadores da energia física e mental

5-impulsionadores-energia-fisica-mental-800x600

Quando o nosso corpo e cérebro vão ficando sem combustível, afeta nosso desejo e nosso propósito. Quando sentimos que não temos condições de atingir nossas metas, acabamos reduzindo as expectativas e, em casos extremos, cedemos à depressão e ao desespero.

Para manter sua capacidade de realizar seus propósitos mais elevados e tomar decisões do dia a dia a fim de chegar lá, você precisa de energia física sustentável resultante de um corpo bem-cuidado e em bom estado de funcionamento, para assim abastecer o cérebro com muito oxigênio e um fluxo constante de glicose.

As providências a serem tomadas para ter um cérebro saudável não são nenhum bicho de sete cabeças.

Os 5 Impulsionadores da Energia estão ilustrados no diagrama abaixo:

5-impulsionadores-energia-fisica-mental

  1. Movimentar-se. Não estamos falando apenas de exercícios físicos. Seu corpo foi feito para se movimentar e muita coisa boa acontece com o seu cérebro quando você se movimenta bastante, e o contrário acontece quando você não se movimenta.

 

  1. Comer. Da mesma forma como você não coloca sujeira no tanque de gasolina de seu carro, também não deve colocar comida de má qualidade em seu corpo. O que você come atua como combustível de seu cérebro. Você pode seguir algumas diretrizes alimentares simples que o ajudarão a abastecer o seu cérebro para atingir o desempenho ideal.

 

  1. Dormir. É dormindo que você consolida a aprendizagem, melhora a memória e subconscientemente organiza decisões e dados complexos. Uma boa noite de sono não só é agradável, como é vital para atingir a produtividade extraordinária.

 

  1. Relaxar. O ambiente “estressado” dos dias de hoje pode exaurir o nosso cérebro. Aprender a desligar as reações ao estresse em nosso cérebro e agir com base em um estado de espírito mais centrado descontraído pode afetar enormemente o nosso desempenho.

 

  1. Conectar-se. O cérebro precisa de conexões sociais positivas para sobreviver e essas conexões constituem uma enorme fonte de energia. Passar um tempo desenvolvendo e mantendo relacionamentos significativos é uma atividade que nutre o nosso cérebro.

 

Exploraremos a seguir cada uma dessas fontes de energia e daremos dicas práticas para explorar essas fontes de energia limpa e renovável em sua vida. Para começar, responda esse rápido questionário de autoavaliação para ver como está o seu desempenho nesses cinco impulsionadores.

Marque o número que representa a sua posição na escala.

Como regra geral, se a sua pontuação estiver abaixo de 65, há uma série de coisas que você pode fazer para aumentar a sua energia mental. Se a sua pontuação for baixa em uma ou mais dessas áreas, pode ser interessante dar uma atenção especial a esse impulsionador específico. Se a sua pontuação for baixa em muitas áreas, não se preocupe. Aprenda sobre cada uma delas e escolha uma para começar. Quando achar que atingiu um bom nível nessa primeira área, você estará motivado para encarar a próxima.

Deixe um comentário e compartilhe!