Todos nós sabemos que a tecnologia está em avanço constante, no entanto, será que todo mundo sabe também que ela já chegou a todos os lugares, inclusive por meio do conceito de universidade corporativa? Em um tempo cada vez mais veloz, o processo de aprendizado vem sendo mediado pelas ferramentas tecnológicas, as quais oferecem inúmeros meios de promover o conhecimento.
Isso influencia também nas empresas e na promoção de conhecimento utilizado no ambiente organizacional. Portanto, as universidades corporativas já se tornaram uma realidade graças à facilidade que a internet traz. Criar instituições de ensino voltadas para a qualificação de colaboradores é uma prática capaz de transformar equipes, alinhando-as com as estratégias da empresa.
Acompanhe este conteúdo e saiba mais sobre o que é a universidade corporativa, quando e onde surgiu e o que pode ser feito com esse tipo de ação dentro das empresas!
O que é, de onde surgiu e quem usa a universidade corporativa?
Embora pareça algo muito atual, não é de hoje que as universidades corporativas existem. Elas surgiram na década de 1950 nos Estados Unidos. No Brasil, começaram a emergir na década de 90, aumentando cada vez mais. Como exemplos de instituições reais que já investem nesse tipo de companhia, podemos citar determinados grupos, como a Coca-Cola e a Natura.
Essas empresas alinham o desenvolvimento de seus colaboradores com as metas de negócios, estruturando promoções e qualificações em torno de um treinamento próprio. Trata-se de uma nova relação entre o aprendizado de colaboradores e as empresas. A partir disso, além de assumirem o compromisso de recompensar seus colaboradores pelo trabalho realizado, as empresas assumem também um papel essencial no seu desenvolvimento pessoal, profissional e intelectual.
O estilo de gestão adotado por essas organizações busca otimizar processos constantemente, a fim de torná-los cada vez mais adequados à realidade interna e externa.
Definição de universidade corporativa
Como conceito, é conhecida como uma prática de desenvolvimento e educação de colaboradores, clientes externos e parceiros, que visam a otimizar as estratégias organizacionais. É bom destacar, aqui, que não só os colaboradores podem ser beneficiados por esse tipo de universidade, mas quaisquer parceiros que precisem entrar em contato com a metodologia da empresa, bem como participar de processos.
São instituições educacionais vinculadas à organização, com o objetivo de capacitar pessoas, reduzir custos e agilizar o processo de qualificação geral. Os cursos e materiais oferecidos por essas universidades podem ser personalizados de acordo com a natureza das atividades de cada negócio. Suas aulas podem ser online e a distância, facilitando a implementação.
Regulamentação
Diferentemente das universidades tradicionais, o modelo corporativo não precisa ser regulamentado pelo MEC, já que seus objetivos são exclusivamente institucionais e ele é vinculado à empresa somente. Seus cursos são livres que possuem relevância prática para o mercado.
Que vantagens a empresa tem ao investir em uma universidade corporativa?
Não é à toa que as organizações mais modernas estão adotando essa prática. Afinal, ela traz uma série de benefícios para os negócios, tanto do ponto de vista qualitativo quanto do ponto de vista quantitativo. Abaixo, vamos colocar cada um deles em tópicos e destacar o seu impacto em algum processo específico. Veja só!
Qualificação profissional personalizada
Os países mais desenvolvidos do mundo, do ponto de vista de mercado, são os que mais investem em treinamento. Nos Estados Unidos, um colaborador chega a receber o dobro de horas em treinamento e capacitação em relação ao colaborador brasileiro — isso ocorre também na Europa, em países como a Alemanha.
Quando partimos para uma visão micro, da empresa em si, os benefícios de ter profissionais treinados e qualificados também são nítidos. O manejo com novas tecnologias, a capacidade de liderar, a fluência verbal, a comunicação eficaz etc. — tudo isso faz de uma equipe um grande time.
Portanto, ao pensarmos em um treinamento constante e personalizado, ou seja, com o conteúdo voltado especialmente para o que o colaborador precisa a fim de melhorar, fica fácil entender o porquê de grandes nomes do mercado adotarem a universidade corporativa.
Boa reputação
A permanente busca pelo desenvolvimento dos colaboradores torna a sua empresa mais interessante que as demais, atraindo, assim, os melhores talentos.
Sabe-se que a atração de pessoas talentosas e comprometidas é um objetivo que toda organização tem. Porém, nem toda companhia está pronta para oferecer o que essas pessoas precisam.
A vantagem competitiva de uma empresa, no que diz respeito à empregabilidade, tem a ver com diferentes fatores. Dentre eles, podemos destacar:
- qualidade de vida;
- satisfação;
- saúde física e psicológica;
- fatores financeiros;
- relacionamentos; e
- investimento no colaborador.
Esse último aspecto é capaz de influenciar todos os anteriores, uma vez que investir nas pessoas traz motivação, engajamento e muitas outras qualidades para o trabalho.
Retenção de talentos
Tão importante quanto atrair grandes talentos é retê-los na sua empresa. Quem é gestor de um negócio sabe o quanto se investe de tempo, dinheiro e energia para contratar novos talentos. Por isso, perdê-los constantemente pode trazer prejuízos financeiros e para a própria qualidade do trabalho. Uma equipe integrada não é algo fácil de alcançar.
Logo, podemos dizer que ter uma universidade corporativa pode diminuir o turnover e ainda manter o engajamento das equipes entre si.
Incentivo ao capital intelectual
O patrimônio de uma empresa não é só o valor que ela representa em termos de capital financeiro, mas também seu histórico e todo o conhecimento acumulado ao longo de sua experiência. Organizações com a sua própria universidade corporativa acumulam um capital intelectual que influencia também no seu valor no segmento. O Google, por exemplo, tem os profissionais mais disputados do mercado e investe cada vez mais na educação corporativa.
Como se pode ver, a universidade corporativa é um investimento que reflete em diversas frentes do negócio. Além de melhorar de forma significativa a qualidade do trabalho desempenhado, ainda é um fator motivacional e uma vantagem competitiva.
Para implementar uma na sua empresa, é preciso contar com quem entende do assunto. Nós, da FranklinCovey, podemos implementar essa prática na sua empresa e ajudá-lo a atingir cada um dos seus objetivos. Entre em contato conosco e vamos conversar sobre essas vantagens que trouxemos aqui!
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