Você já se perguntou o que é o trabalho com propósito? Ainda não? Pois saiba que ele faz parte da vida das pessoas felizes. Em tudo que fazemos, é necessário que se tenha um propósito, ou seja, um sentido para se fazer aquilo.
Quando exercemos alguma atividade — seja na vida pessoal ou profissional — e percebemos que aquilo nos faz bem e que estamos ajudando, de certa forma, algum projeto ou alguma pessoa, nos sentimos mais felizes, não é mesmo?
Por ser um assunto tão interessante, vamos abordar, no artigo, alguns tópicos sobre esse tema e quais são as vantagens do trabalho com propósito para as empresas. Gostou? Então, não vá perder, que está demais!
O que é trabalhar com propósito?
Trabalhar com propósito está ligado às relações humanas, na qual sempre há troca de aprendizado, responsabilidade, respeito e espírito coletivo. Por isso que essa forma de trabalhar é tão importante para qualquer momento das novas vidas.
Pensando nisso, Stephen Covey, Cofundador da FranklinCovey, também fala sobre esse assunto em seu livro “O 8.º Hábito”, no qual cita temas relacionados ao ambiente do trabalho e, entre eles, traz como principal proposta o hábito de servir às outras pessoas.
Quais são as vantagens do trabalho com propósito para as empresas?
Agora que você já viu um breve resumo sobre o assunto em questão e sua importância, é fundamental entender algumas das vantagens que ela trará para seu negócio. Confira a seguir:
Aumento da produtividade
Já pensou em ter funcionários mais produtivos? Seria perfeito para alavancar seu negócio, concorda? Pois isso é possível, viu? Como já aprendemos, os funcionários que trabalham com propósito são mais felizes e, consequentemente, vão ser mais produtivos, já que estarão satisfeitos com seu trabalho.
Redução do turnover
Turnover nada mais é do que um conceito diretamente relacionado ao índice de rotatividade dos funcionários dentro de uma empresa. Portanto, ao falarmos em redução do turnover, estamos nos referindo a diminuição das demissões dentro de uma organização.
Contudo, isso só é possível se você tiver bons funcionários, ou seja, aqueles que trabalham com propósito. Já que eles se sentem parte da empresa e não apenas meros colaboradores.
Maior motivação dos funcionários
Até agora, já vimos que o aumento da produtividade e a redução do turnover são duas grandes vantagens ao contratar funcionários que têm o trabalho com propósito, não é? Agora, outro ponto importantíssimo é saber que esses colaboradores também têm maior motivação para trabalhar.
Sabemos que uma pessoa que trabalha motivada não tem tempo para ficar triste no trabalho, nem fazendo fofocas, pois o objetivo dela é trazer resultados, se sentir bem com o que faz, ser confiante e não ter medo de errar. Ela dá todo seu “gás” para ajudar as outras pessoas e tornar seu trabalho reconhecido.
Agora, você sabia que boa parcela dessas pessoas que trabalham com propósito fazem parte da nova geração de jovens que estão ingressando no mercado de trabalho? É verdade! O explicaremos melhor no tópico a seguir!
Como recrutar jovens com propósito?
Os jovens de hoje não trabalham apenas para conseguir dinheiro e pagar as contas. Eles querem mais do que isso. Querem uma empresa que traga bem-estar para sua vida profissional, que seu trabalho seja reconhecido e que tenha um propósito em si. Sem visar apenas o lucro.
Eles não gostam de serem vistos apenas como máquinas que estão ali para fazer seu trabalho e pronto. Os jovens com propósito buscam empresas que olhem para além de sua aparência. Vejam sua alma, seu coração e sentimentos.
Por isso que preparamos algumas dicas de como é possível conseguir atrair esses jovens que têm o trabalho com propósito. Confira:
Ofereça flexibilidade
Hoje, muitas empresas já adotam o horário flexível, seja por meio do trabalho home office ou por não cobrar tanto pela hora de chegada e saída dos funcionários. Um dos objetivos é fazer com que as pessoas tenham mais autonomia para ir ao médico ou resolver um problema, por exemplo, sem ser tão cobrado pelo seu gestor. A regra é apenas essa: chegou mais tarde, sai mais tarde e vice-versa. Sem cobranças.
Essa flexibilidade é um dos quesitos que são mais procurados pelos jovens, visto que eles estão no auge da juventude e querem um trabalho que os façam bem e não haja pressões, para que assim exerçam suas atividades mais felizes e com propósito.
Tenha um plano de crescimento de carreira
Se sua empresa já oferece plano de carreira para a equipe, ótimo. Caso contrário, comece a investir nisso. A nova geração de jovens, assim como as pessoas mais produtivas, só costuma ingressar ou permanecer nas empresas, seja ela de qual for o segmento, se tiverem um plano de ascensão profissional.
Você concorda conosco que, para uma pessoa se sentir feliz e motivada no local de trabalho, ela precisa saber que seus esforços vão ser recompensados em algum momento de sua trajetória profissional, não concorda? Isso é o mínimo que os colaboradores esperam de uma empresa para serem excelentes trabalhadores com propósito. Portanto, lembre-se de investir em um plano de crescimento de carreira na sua companhia.
Ofereça treinamentos
Assim como ter um plano de crescimento de carreira é fundamental para sua empresa, também é essencial que seu negócio ofereça treinamentos para os colaboradores. Esses treinamentos são essenciais não só para quem está ingressando na companhia, mas para já faz parte da empresa, já que serve como uma forma de “reciclagem” para exercer o trabalho com excelência.
Dessa forma, é possível atrair cada vez mais jovens que trabalham com propósito e ainda reforçar o time que está empenhado em ajudar as outras pessoas a aprimorarem seus conhecimentos em suas atividades profissionais.
Dê feedbacks constantes
Além dos tópicos citados anteriormente, uma boa organização que busca atrair jovens que trabalham com propósito não hesita em inovar e costuma ter uma relação de confiança com sua equipe. Elas dão feedbacks constantes, que objetivam ajudar os colaboradores a melhorarem suas atividades profissionais. Além de elogiá-los quando algo for feito com excelência, o destacando no seu trabalho.
Esse artigo nos fez refletir sobre diversos pontos cruciais para que os trabalhadores fiquem mais felizes, mais motivados. Além de se sentirem parte do processo dentro da companhia, sendo úteis nos trabalhos desempenhados. Por isso, vamos lembrá-lo mais uma vez sobre o livro “O 8.º Hábito”, como dica de leitura sobre esse assunto. Garantimos que não se arrependerá.
Agora que chegamos no fim de mais um artigo e você aprendeu bastante sobre o trabalho com propósito, queremos saber sua opinião sobre o assunto. Então, deixe seu comentário sobre o tema para o conhecermos melhor, saber dos seus anseios e preocupações. Estamos aqui para ajudá-lo!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado