Já ouviu falar em job rotation? Em português podemos chamar de rotação de trabalho. Na prática, isso significa que os funcionários da sua empresa vão trabalhar em uma espécie de rodízio. Ou seja, eles passam a atuar em diversos setores da organização, por um período determinado. Com isso, aprendem o trabalho que é realizado em vários departamentos da companhia.
Seu conceito ficou conhecido no Brasil por meio das multinacionais, mas pode ser aplicado em organizações de diversos segmentos. Então, vamos explicar ao longo do texto as vantagens do job rotation para a sua empresa, além de mostrar como aplicá-lo da forma mais eficiente. Boa leitura!
Quais são os benefícios do job rotation para a sua empresa?
O job rotation é muito utilizado para a formação de liderança em processos de trainne e estágios. Ele tem como objetivo identificar novos talentos e desenvolver os profissionais para desafios futuros.
Ao conhecer novos setores, os profissionais que estão ingressando no empreendimento passam a desempenhar funções práticas de várias áreas. Com isso, é possível que o líder da empresa verifique em qual setor o colaborador desempenhou suas atividades com mais excelência e performance.
Ao agir dessa forma, o funcionário pode ser alocado na função em que será mais produtivo para ele e a empresa, gerando valor ao negócio. Da mesma forma que o job rotation permite descobrir os novos talentos da empresa, essa estratégia torna mais fácil verificar quem tem o perfil para tornar-se um novo líder na companhia.
Além disso, é importante investir em treinamento constante para os colaboradores, para que eles aprendam novas técnicas na sua área de atuação e desenvolvam um espírito de liderança.
Como o job rotation pode beneficiar os funcionários?
O job rotation também traz benefícios para os funcionários. Por exemplo, eles são ajudados a desenvolver certos atributos, como flexibilidade, comprometimento, autonomia, melhor relacionamento com colegas e clientes, além de espírito de equipe.
Tudo isso é possível porque o job rotation faz com que o funcionário saia da “zona de conforto”, incentivando o colaborador a buscar mais informações sobre a empresa e suas diferentes áreas de atuação. Assim, ele passa a conhecer procedimentos que antes eram desconhecidos, além colocar em prática sua liderança e aumentar seu networking.
Com o job rotation, o funcionário também sai da rotina de sempre realizar a mesma atividade, tornando-o uma pessoa mais dinâmica, confiante e feliz com seu trabalho.
Como aplicar o job rotation na empresa?
Agora, vejamos como se pode aplicar o job rotation de forma mais eficiente para conseguir resultados expressivos e que façam diferença para o crescimento do seu negócio.
Faça uma análise prévia dos funcionários
Em primeiro lugar, é importante fazer uma avaliação dos conhecimentos e das competências de cada colaborador que vai participar do job rotation. Dessa forma, é possível ter uma referência dos resultados que serão alcançados.
A partir disso, o setor de RH poderá desenvolver um plano de carreira específico para cada colaborador, visto que ele saberá qual o perfil profissional de cada participante do job rotation. Assim o setor vai conseguir definir em quais funções o funcionário terá mais chances de se desenvolver no processo de rotação.
Defina uma sequência correta para o job rotation
Para definir a sequência correta do processo de job rotation, é necessário que o setor de RH tenha uma visão ampla sobre cada setor da empresa, para que as áreas visitadas sejam complementares entre si. Dessa forma, o trabalho fica mais fácil de ser aprendido e mais dinâmico, visto que os processos estarão interligados.
Uma estratégia para realizar uma sequência lógica do job rotation é deixar que os colaboradores conheçam os setores mais complexos por último. Ao agir assim, todo o conhecimento adquirido nos processos anteriores são acumulados e acabam por auxiliar o entendimento das áreas de maior complexidade.
Defina os mentores e prepare os setores
Durante o processo, é necessário que uma pessoa de cada departamento seja nomeada para a função de mentor. Além disso, é de suma importância preparar os setores a serem visitados, de forma que o job rotation não venha a prejudicar o desempenho da empresa e de sua produção.
O mentor deve ser uma pessoa que esteja ciente de todos os processos do setor em questão, ou seja, alguém que tenha conhecimento sobre o papel de cada profissional da área e as atividades que são desempenhadas pela equipe.
Essas questões são importantes para que o profissional aprenda, na prática, como é exercer cada atividade das áreas que estão conhecendo.
Analise os resultados e dê feedback
Para que o setor de RH possa verificar o quanto o job rotation foi efetivo, é importante analisar os resultados. Peça para que seus funcionários elaborem um relatório informando o que foi aprendido durante o projeto e quais foram suas principais dificuldades durante o processo.
Peça também que eles também indiquem o local da empresa com o qual se identificaram mais e onde gostariam de trabalhar.
Ao recolher todo o material produzido pelos funcionários, não se esqueça de dar um feedback sobre como foi o desempenho deles durante o job rotation. Nesse momento, lembre-se mostrar os pontos positivos e aqueles em que precisam melhorar.
Qual é a importância do desenvolvimento de líderes?
Desenvolver líderes deve ser a meta de toda empresa que busca crescimento. Afinal, pessoas com conhecimento profundo sobre os setores que trabalha saberá exercer as suas atividades de forma mais produtiva e autônoma. O job rotation serve justamente para melhorar a visão dos funcionários acerca de todos os setores da companhia, o que pode fazer o empreendimento crescer.
Entretanto, para que o job rotation seja efetivo e desenvolva novos líderes, é fundamental investir em treinamento constante para os colaboradores. Só a organização terá funcionários que, além de conhecerem todas as áreas da empresa, vão estar atualizados sobre os mais avançados processos de produção em sua área de atuação.
Agora que você já entendeu as principais vantagens do job rotation e como aplicá-las, que tal descobrir cinco dicas matadoras de como desenvolver líderes vencedores? Esperamos você no próximo artigo! Até logo!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado