Promover mudanças não é tarefa fácil, afinal, sempre há resistência — de um funcionário apegado ao status quo ou inseguro com a transição, por exemplo. Nesse aspecto, a consultoria e o treinamento têm um importante papel para mudar isso.
Em geral, esses processos ajudam a promover mudanças de maneira pragmática, alinhada e mais segura. Quando aplicados por uma empresa especializada no assunto, como uma consultoria, a probabilidade de sucesso é muito superior.
Nós reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e, nos próximos tópicos, esclarecemos o papel da consultoria e treinamento na promoção de mudanças dentro da organização. Por isso, continue a leitura com atenção.
Qual a importância da mudança e quais as principais dificuldades?
Você provavelmente já ouviu falar da teoria da evolução das espécies, de Darwin. Em resumo, ela diz que só os animais adaptáveis, capazes de mudar, conseguiram evoluir e sobreviver. Os outros, incapazes, ficam em desvantagem.
No mercado não é muito diferente. Empresas que não conseguem se adaptar, seja pela falta de interesse ou inércia nas respostas ao ambiente externo, em constante transição, pegam um breve caminho para o insucesso.
Estudos mostram que o ciclo de vida das empresas, pequenas e grandes, está cada vez mais curto, talvez pela falta de adaptação. Das companhias listadas na Forte 500, no ano 2000, 52% já decretaram falência, foram compradas ou saíram da lista. Considerando isso, organizações do futuro não podem se dar ao luxo de não estar sempre mudando.
Algumas mudanças envolvem transições estruturais, como renovar o mix de produtos vendidos, mas apresentam-se em menor grau e são mais fáceis de perceber. Boa parte das mudanças têm a ver com as pessoas e equipes de trabalho.
Muitos talentos têm medo do novo, por isso apresentam maior resistência. Alguns times também não estão alinhados e, quando é preciso trabalhar de maneira diferente, os problemas e conflitos começam a emergir.
Por fim, também é preciso destacar o problema cultural. Muitas firmas contam com culturas burocráticas e centralizadoras, que valorizam demasiadamente o status quo. Nesses casos, é muito mais difícil integrar novas práticas ao expediente.
Como a consultoria e o treinamento ajudam a promover mudanças?
Na integração de mudanças, a consultoria e o treinamento têm papeis-chave. Por meio desses processos, é possível diagnosticar problemas, desenvolver e integrar soluções, além de conscientizar e capacitar o time para mudar. Confira!
Auxilia na identificação de “gargalos”
Ao longo do expediente, alguns problemas passam desapercebidos ou são ignorados. Mesmo os menores, por vezes, geram impactos negativos no time e podem mitigar os resultados futuros. Então, é preciso diagnosticá-los.
A consultoria começa no monitoramento do ambiente interno, objetivando identificar forças e fraquezas. Nesse processo, é muito mais fácil identificar os “gargalos” e em seguida neutralizá-los, corrigi-los ou eliminá-los do trabalho.
Esse processo de identificar e corrigir problemas ajuda a mudar o que é realmente necessário, reduzindo o número de pontos fracos da empresa. Assim, o negócio pode se tornar competitivo e alcançar uma maior produtividade.
Facilita a construção de planos acertados
Criar bons planos é um desafio. O mercado está mudando rapidamente e o interior das empresas também, por isso é cada vez mais difícil projetar o futuro e o que será feito para alcançá-lo. Exatamente por isso, é preciso contar com a consultoria.
Todo o processo de planejamento não é feito com base no “achismo”, muito menos baseado na simples intuição dos administradores. A consultoria coleta e estrutura diversos dados, vindos de relatórios e indicadores, para decidir o que fazer.
Da análise até a definição do plano, todo o processo é mais bem estruturado. Isso reduz o espaço provável aos erros, também gera maior confiança para que as mudanças sejam implementadas. Em outros termos, agrega credibilidade e acerto ao processo.
Promove melhorias contínuas
Melhorar é uma demanda latente do mercado. Empresas que mantêm o status quo por muitos anos ou que deixam de inovar, não conseguem se reinventar e correm o risco de fechar. A missão de todo negócio deve ser a de melhorar sempre.
A consultoria tem um grande papel nisso. Ela ajuda a identificar os planos que já foram executados, em que eles tiveram sucesso e no que precisam ser repensados. Nesse sentido, apresenta-se como uma função de checagem.
A partir da análise do que já foi feito e como, é possível promover melhorias pontuais (algumas até sutis) e garantir resultados superiores no futuro. Essa melhoria pode ser na forma como as pessoas são lideradas, os recursos são gerenciados ou os concorrentes são vistos, por exemplo.
Alinha e estimula o time de trabalho
Por fim, é preciso destacar o maior alinhamento e estímulo ao time. Todos os talentos, da base até o topo, podem ser treinados para entregar melhores resultados. Infelizmente, muitas empresas não têm essa visão e investem pouco nos talentos.
A consultoria ajuda a definir qual o treinamento ideal, como ele poderá ser implementado e quais resultados poderão ser obtidos. Logo, a expectativa de retorno sobre o investimento é muito maior e os profissionais podem desenvolver competências-chave.
O funcionário treinado, claro, tem mais segurança para encarar os desafios da mudança. Também entende que a empresa está investindo nele, por isso fica mais tranquilo quanto à manutenção do seu emprego. De várias formas, o talento é estimulado.
Por que contratar uma empresa especializada ajuda no processo?
Seja no treinamento ou consultoria, o recomendado é contar com uma empresa especializada. Ela tem experiência prática para promover melhorias pontuais, diagnosticar “gargalos” que devem ser eliminados e treinar o time, tornando-o mais competente.
Uma grande vantagem é que a empresa especializada traz a visão de um outsider, isto é, de alguém que está de fora. Muitos dos vícios, vistos como comuns no ambiente de trabalho, podem ser rapidamente identificados e eliminados.
O processo da empresa especializada também é mais ágil, pois já há um passo a passo conhecido para extrair os melhores resultados. Nesse sentido, é possível ir do diagnóstico inicial até o levantamento dos resultados obtidos com maior rapidez e segurança.
Do mesmo modo que a mudança é um desafio, ela também é uma necessidade. As empresas e seus empregados devem entender bem isso. Para que os processos de transição sejam executados com maior excelência, é interessante contar com a consultoria e treinamento. E mais, é preciso buscar a ajuda de uma empresa especializada e que já tenha know-how no assunto.
Gostou do nosso artigo? Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como podemos ajudar você. Vamos lá!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado