O cargo de gestão é o sonho de muitos profissionais. Quem nunca se imaginou tomando a frente de um negócio e sendo o dono das decisões da equipe?
Em teoria, parece bem simples, mas gerir é desafiador e demanda muita responsabilidade. Por isso, é importante analisar se você realmente tem perfil para atuar em um cargo de gestão antes de se candidatar à vaga.
Nesse artigo, vamos explicar melhor o que faz um gestor e o que é necessário avaliar para decidir se você tem ou não o perfil para a função. Confira!
Quais funções um gestor exerce?
O gestor é o responsável pelo planejamento estratégico e pelo controle da execução das tarefas de sua equipe no dia-a-dia. Ou seja, ele é o líder de uma equipe e tem a função de direcionar o time para o sucesso e para a melhoria contínua.
Além disso, o gestor é o responsável pela tomada de ações estratégicas. Por isso, precisa estar sempre atento às atualidades do mercado. Logo, é um cargo de grande responsabilidade e que demanda muito empenho do profissional.
Quais as características que um bom gestor deve ter?
Para ser um bom gestor, é preciso desenvolver inúmeras características. A primeira delas é a automotivação: o líder deve amar o que faz e contagiar toda a equipe a se sentir engajada em seu ambiente corporativo.
Proatividade e envolvimento em todo o processo do mundo corporativo também são características fundamentais para um gestor. Em sua atuação, o planejamento estratégico é constante. Por isso, é preciso conseguir se antecipar. Ter uma visão global de mercado é indispensável para o sucesso da atuação.
Como em todo cargo de confiança, é necessário que o gestor saiba liderar, domine a comunicação interpessoal e seja capaz de inspirar e motivar pessoas. Logo, é imprescindível ter humildade e desenvolver a escuta ativa, adotando uma postura próxima, acessível e cuidadora com a equipe.
Para conseguir ser fonte de inspiração, é fundamental que o gestor seja responsável, resiliente, inovador e que busque se atualizar constantemente, investindo em seu crescimento pessoal. Isso mostra que ele está atuando em melhoria contínua na mesma medida em que cobrae isso de seu time.
Por fim, para ser gestor, é necessário conseguir aumentar a produtividade e a qualificação da equipe, ser capaz de tomar decisões estratégicas e criativas, bem como nunca se satisfazer com os resultados. Promover o crescimento e o desenvolvimento contínuos deve ser a marca registrada do gestor e ele deve ser compreensivo e firme, ao mesmo tempo.
Quais as vantagens e desvantagens de ser um gestor?
Para saber se você realmente está apto a ingressar em um cargo de gestão, vamos expor abaixo alguns pontos negativos e positivos sobre a atuação como gestor. Desse modo, é possível fazer uma reflexão se, de fato, as vantagens compensam as desvantagens e se você está disposto a encarar os desafios dessa profissão. Confira!
Desvantagens
Maior responsabilidade sobre o trabalho dos outros
Gerir uma equipe é uma tarefa com muitas responsabilidades e, inclusive, responsabilidade sobre o trabalho dos outros. Afinal, o indicador do time é o que será avaliado como resultado do gestor.
Por isso, é imprescindível estar ciente desse ponto e ponderar se você tem resiliência e capacidade interpessoal suficientes para conseguir ser firme em sua gestão, sem ser arrogante e sem se estressar em demasia, caso a meta não seja alcançada.
Maior cobrança dos superiores por resultados
A segunda desvantagem do cargo é a maior cobrança dos superiores por resultados. Como o gestor é responsável pelo desempenho de toda uma equipe, esses dados são extremamente impactantes para a corporação.
Logo, os superiores são mais exigentes e demandam aumento constante dos resultados. Definitivamente, para atuar como gestor, é preciso ter controle emocional e saber lidar com cobranças e pressões.
Necessidade de ter bons conhecimentos de gestão
Esse ponto não é exatamente uma desvantagem, mas um desafio para quem deseja atuar no cargo de gestão. Não dá pra ser gestor sem ter bons conhecimentos na área.
Isso significa que, se você quer investir nesse cargo, deve começar estudando sobre gestão e criando familiaridade com os comportamentos dessa função.
Rotinas de trabalho possivelmente mais longas
As rotinas de trabalho do gestor costumam ser mais longas. Afinal, é necessário avaliar os resultados de cada membro da equipe e do time como um todo. Depois, repassar essas informações para os superiores, bem como resolver demais questões administrativas do dia a dia.
Ou seja, ser gestor demanda tempo e organização. Logo, é preciso estar disposto a se dedicar ao máximo pelo cargo e ter tempo disponível.
Situações em que a tomada de decisão pode ser complexa
Por fim, podemos citar como desvantagem a grande demanda de tomada de decisões que geram impactos diretos à organização. Conseguir lidar com isso nem sempre é simples. Por isso, é preciso saber que para ser gestor é preciso estar preparado para assumir essa responsabilidade.
Vantagens
Elaborar os próprios processos e tarefas
O primeiro ponto positivo do cargo de gestão é a possibilidade de elaborar os próprios processos e tarefas. Isso é positivo porque dá autonomia ao profissional que pode atuar com originalidade e criatividade pra resolver os desafios do cotidiano.
Controlar seus horários
O gestor também pode controlar seus horários. Logo, ele pode organizar sua rotina de modo a executar o trabalho de forma tranquila, sem que atrapalhe outras áreas de sua vida. Mas vale lembrar que essa gestão de horário deve ser feita com sabedoria para não causar uma sobrecarga futura.
Manter-se atualizado sempre
O gestor precisa estar sempre antenado, o que é muito bom, pois ele se torna um profissional versátil e hábil a solucionar os problemas com rapidez.
Ter maior controle das suas atribuições
Como podemos ver, o gestor tem autonomia, logo, controla mais suas atribuições. Para tal, é preciso ter disciplina para não deixar de fazer alguma tarefa do dia a dia.
Ter mais liberdade para arriscar e inovar
Um dos trabalhos do gestor é ter capacidade de assumir riscos calculados e promover a inovação. Ao mesmo tempo que isso é positivo, pode ser danoso se a escolha não for realizada com sabedoria.
Receber melhor remuneração
Por fim, o cargo de gestão tem como vantagem salários mais altos. Afinal, são muitas responsabilidades, carga horária extensa e, por isso, ele é mais valorizado financeiramente.
O que esperar ao buscar ser um gestor?
Quem procura um cargo de liderança deve esperar desafios constantes e deve estar disposto a se dedicar na melhoria contínua tanto de si quanto da equipe. Para tal, ele deve sempre monitorar, auxiliar e possibilitar o time e a si mesmo a alcançar o melhor desempenho.
Como vimos, para atuar no cargo de gestão, o profissional precisa ser versátil, ter visão sistêmica, autoconhecimento, autocontrole e muita motivação. É um cargo que engrandece a carreira de qualquer indivíduo, porém ele requer grande responsabilidade e sabedoria.
Então, nosso artigo gerou valor pra você? Aumente seus conhecimentos sobre gestão, lendo nosso post sobre gestor de RH!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado