Como um líder pode mudar vidas? Essa é uma pergunta muito feita pelos próprios líderes quando eles buscam motivação. Contudo, ela tem muitas respostas, e neste post nós falaremos sobre algumas delas.
Primeiro, temos que entender quais são as funções do líder dentro da organização e como isso pode auxiliar no desenvolvimento do trabalho em equipe e gerar motivação e engajamento. Veremos também as formas de evitar ruídos na comunicação entre líder e equipe.
Por fim, descobriremos quais as soft skills que alguém precisa ter para ser um líder que muda vidas. Boa leitura!
Qual é a importância do líder?
Um líder, nos tempos em que vivemos, não corre apenas atrás de resultados. Ele agora passa uma parte de seu dia trabalhando nos funcionários e outra nos objetivos que eles têm que alcançar em equipe.
O líder é alguém que precisa prezar pelo bem-estar dos funcionários no trabalho e inspirá-los para que eles realizem a sua função com paixão. Além disso, ele sabe as forças e as fraquezas de seus colaboradores e entende como explorá-las da melhor maneira possível. Ademais, o clima organizacional deve ser levado em consideração pelo líder.
Uma equipe nunca é feita de pessoas iguais. Cada um tem uma habilidade que faz com que o indivíduo se destaque em alguma área específica. Um líder de qualidade conhece as individualidades de cada um de seus liderados e sabe como utilizá-las de maneira eficaz, em prol dos objetivos comum da organização.
Ainda, um líder que sabe como dar um feedback consegue transformar um momento ruim e de tensão em uma oportunidade de clareza e aprendizagem. Aquela hora de chamar o funcionário para conversar em particular acaba virando uma sessão de brainstorm, na qual é possível mostrar como o colaborador pode contornar a situação ruim que ele está passando e voltar a ser extraordinário.
Trabalho em equipe
Um bom líder é influente o suficiente para mudar desde os processos até o clima organizacional. Com a mudança do clima, vem centenas de vantagens. Uma delas é a melhoria do trabalho em equipe entre todas as partes da organização.
Um ambiente ruim causa muitos problemas para a saúde mental dos funcionários e influencia sua vida pessoal. Além disso, pode causar ansiedade, depressão, agressividade, exaltação e até problemas de confiança.
Por outro lado, uma equipe em que cada um sabe o seu papel e entende como aplicá-lo em conjunto com os seus colegas acaba se destacando. Aqui, percebemos que o trabalho sútil do líder fez efeito no decorrer do dia a dia.
Motivação e engajamento
Motivar as pessoas é algo extremamente importante para que um líder faça a diferença na vida pessoal e profissional de sua equipe
Engajar um time em um novo objetivo é extremamente desafiador, mas não é impossível. Se o líder tratar isso como um foco, as equipes mudam de atitude. Afinal, quando veem que o líder está se empenhando, acabam seguindo a mesma linha de raciocínio.
Um líder de qualidade consegue definir metas e objetivos e fazer com que a sua equipe se dedique 120% para alcançá-los.
O que é um ruído nas equipes?
O ruído, nesse caso, são as falhas na hora de se expressar e as dificuldades dos colegas de entenderem a mensagem que está sendo passada. Isso pode gerar muitos problemas na comunicação com as equipes.
No mundo corporativo, há uma grande quantidade de ruído, pois todos estão apressados e acabam dizendo pouco, achando que disseram muito. Também costumam falar algo que se entende de forma diferente.
Como acabar com o ruído?
Para acabar com o ruído, é preciso muito esforço e treinamento de comunicação. Mas não é só isso, é necessário se identificar e se adaptar à cultura da organização e da linguística de cada área.
Um bom exemplo são as startups, que contam com funcionários mais novos. Por consequência, a linguagem acaba sendo muito mais descontraída. Assim, são criados bordões, gírias e expressões diferentes. É bom saber trabalhar com essas diferenças e se adaptar à linguagem, para que não existam meias-palavras e para que as mensagens sejam entendidas.
Mas quem pode ser um líder?
A resposta é simples: toda e qualquer pessoa com o treinamento necessário e com a mentalidade correta pode se tornar um líder. Contudo, para se tornar um líder extraordinário, é preciso ter mais algumas habilidades.
Essas habilidades podem ser lidas também como os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Eles são:
- ser proativo;
- começar com o objetivo em mente;
- priorizar o mais importante;
- pensar na metodologia ganha-ganha;
- procurar primeiro compreender, depois ser compreendido;
- criar sinergia;
- afinar o instrumento.
Os hábitos têm muita força em nossas vidas. Afinal, são os responsáveis por determinar nosso nível de eficácia ou ineficácia. O objetivo dos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes é ajudar o participante a viver de forma verdadeiramente produtiva. Eles representam um processo testado e aprovado de crescimento pessoal e interpessoal, com impacto imediato e duradouro. Assim, não mudam o indivíduo apenas no âmbito profissional, pois reverberam para a vida pessoal, podendo ser repassados para toda a família!
Qual a importância de um treinamento para se tornar um bom líder?
Líderes tem um impacto extremo na existência das pessoas ao seu redor e também na sua própria vida! Qualquer um poder se tornar um líder e influenciar positivamente os indivíduos com a ajuda de um treinamento eficiente, como os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.
O líder que faz a diferença na vida das pessoas tem como uma de suas maiores qualidades a vontade de nunca parar de aprender e de sempre procurar novas maneiras de ajudar os indivíduos ao seu redor.
O que acha de fazer um dos treinamentos mais influentes do mundo para a formação de líderes? Consulte hoje mesmo a nossa agenda e se inscreva nos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes!
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