Assumir um cargo de liderança não é algo fácil, mas também não é impossível. O que define um bom líder está dividido entre alguns pontos-chave: proatividade, boa administração de tempo e obtenção de resultados por outras pessoas.
Na FranklinCovey, entendemos muito bem a necessidade do mundo corporativo nos dias de hoje e temos soluções que se modificaram ao longo do caminho, junto às mudanças do mercado e do mundo. Elas trazem conceitos e paradigmas que ajudam muitas empresas e pessoas a se tornarem extraordinárias.
Para saber como ser um bom líder com as soluções da FranklinCovey Brasil, não pare de ler este post!
Os Níveis de Liderança
Antes de tudo vamos falar um pouco dos níveis de liderança para que possamos entender melhor como ser um bom líder em cada uma delas.
I- Líder de mim mesmo
“Dominar os outros é força, dominar a si mesmo é o verdadeiro poder.” – Lao Tsu
Antes de liderar outras pessoas é necessário liderar a si mesmo. Liderar a si mesmo é: conhecer os seus limites e supera-los, trabalhar a proatividade, ter autoconsciência e ter objetivos próprios significativos.
II- Líder da minha equipe
“Liderança é assumir responsabilidades enquanto outros inventam justificativas.” – John Maxwell
Liderar equipes é onde muitos visam ficar. Uma das posições mais respeitadas no mundo corporativo. Mas para chegar nela você tem de crescer e se desenvolver na área em que você vá atuar e em relação com as pessoas.
III- Líder de líderes
“O maior líder não é, necessariamente, aquele que realiza as coisas mais extraordinárias, e sim aquele que faz com que as pessoas superem os seus limites e realizem coisas extraordinárias.” – Ronald Reagan
Liderar lideres é uma tarefa de extrema dificuldade mas muito recompensadora, esse é um dos pontos mais altos da carreira de liderança. Liderar lideres exige interdependência e qualidade didática para poder ensinar os outros lideres.
Seja proativo
O primeiro, dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, mostrados no best-seller de mesmo nome, se aplica de maneira mais do que necessária no caminho de se tornar um bom líder. Ser proativo é o mínimo que se espera de alguém que deseja se aplicar a um novo cargo de liderança em qualquer organização.
Proatividade consiste em prever e se preparar para qualquer situação, assumir responsabilidade por decisões tomadas e estar além de seu tempo, mas não no sentido literal. O significado dado pelo autor do livro, Stephen R. Covey, é o de alcançar resultados extraordinários usando seu RI (seus recursos e sua iniciativa) para derrubar as barreiras que atrapalham seus resultados.
Os recursos que você terá como líder podem não parecer suficientes, mas é o que você faz com eles que mede a sua proatividade. Seguindo essa linha, um bom líder não precisa de muito para transformar “carvão em diamante”: necessita apenas de algumas ferramentas e disposição para desenvolver a mudança no seu ambiente e alcançar resultados.
Administre o tempo
Em um dia, quantas horas você tem? Teve que fazer muita conta? Não precisa, certo? O dia de todos os habitantes da nossa Terra tem 24 horas: é o que você faz com elas que muda muito o quanto de aproveitamento temos em cada período.
Uma boa dica para você, que quer se tornar líder, é não apenas cuidar do próprio tempo, mas também, ajudar sua equipe a fazer isso. Estimule o time a se preparar para a semana nos primeiros 10 minutos da segunda-feira. Com isso, as partes mais importantes da semana estarão programados e, assim, serão mais difíceis de se perder no “redemoinho” de coisas para se fazer.
Administrar pedras grandes
Você está familiarizado com o conceito das pedras grandes? Ele foi criado por Stephen R. Covey para demostrar, visualmente, como nós temos que cuidar do nosso tempo.
Pedras grandes são os pontos mais importantes a serem feitos na semana e que não podem ser adiados ou esquecidos. No mesmo conceito, existem os “cascalhos”, que são pequenos compromissos que tomam um tempo, mas não são de tanta importância quanto as pedras grandes. Porém, também não podem ser ignorados.
Obtenha resultados
Resultados são essenciais para qualquer pessoa, em todos os cargos. Porém, na liderança, isso é muito mais cobrado. Por outro lado, o líder não pode fazer o trabalho todo sozinho e achar que apenas resultado vai fazer você crescer. É preciso conseguir alcançar metas e obter ajuda de outras pessoas.
Delegar é uma das partes mais importantes do trabalho de um líder. Nos dias de hoje, saber quem é mais qualificado para cada tipo de serviço é essencial para que essa estratégia funcione de maneira rápida e eficaz.
Mas somente delegar as tarefas não garante que os objetivos sejam alcançados. O seu trabalho, como líder, é acompanhar e ajudar seus colaboradores com o que eles precisarem para que o trabalho seja cumprido. No ato de delegar há uma confiança que emana dos dois lados e ela, normalmente, é compensada.
Usar ferramentas de apoio
Qual é a coisa mais difícil de se fazer quando se trata de alcançar resultados? Se você disse constância, está correto! Mas gerar resultados de forma constante e ininterrupta é realmente complicado, se você não possui as ferramentas necessárias.
Pensando nisso, a FranklinCovey desenvolveu uma solução chamada as 4 disciplinas da execução (4DX). Essa ferramenta está sendo utilizada pela LATAM Airlines há aproximadamente três anos para melhorar a sua pontualidade. Como resultado, em 2019, ganhou o prêmio de empresa mais pontual do mundo.
O 4DX é uma metodologia que faz uma junção estratégica dos outros pontos abordados neste post: proatividade e administração de tempo. Ela os transforma em uma arma poderosíssima de execução de estratégia.
Conheça 3 dicas extras de mudança
1. Aceitar e dar feedback
Feedback é o que alimenta o líder. É preciso saber se o que você está fazendo é bom e se está sendo eficaz em suas abordagens, também para ajustar o que estiver fazendo de errado. Isso é eficiente tanto para o líder quanto para o liderado.
Saber aceitar feedback negativo também é um ponto em que todo ser humano deve se empenhar para mudar e melhorar.
2. Desafiar a equipe
Um bom líder não pode deixar que a sua equipe fique se afundando na zona de conforto. É necessário desenvolver sempre novos desafios e explorar. Crie situações de trabalho em equipe, abra espaço para novas ideias em uma sessão de brainstorm e observe.
3. Ser responsável
Ser responsável e arcar com as consequências de suas escolhas e atos é a coisa mais madura que um líder pode fazer. Tomar a responsabilidade e fazer acontecer é uma das qualidades mais necessitadas de uma liderança no momento em que vivemos.
Transformar liderados em líderes é o que nós, da FranklinCovey fazemos de melhor. Temos diversos conteúdos focados em criar novos líderes prontos para o mercado de trabalho desafiador dessa era.
Os conteúdos citados ao longo do post foram os livros Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, As 5 Escolhas para uma Produtividade Extraordinária e As 4 Disciplinas da Execução. Cada um deles tem um papel para ajudar a melhorar o jeito que um líder atua e como ele vive a própria vida.
O que achou deste post sobre como ser um bom líder? Acredita que o material apresentado aqui tem mais potencial para transformar o seu caminho rumo a cargos de liderança? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado