O empreendedor pode fazer com que o mercado cresça e melhore constantemente com a disputa dele, e também é muito gratificante para os profissionais que buscam aumentar a sua experiência, ser realizado profissionalmente, e claro, ter salários melhores. Porém, os desafios do empreendedor brasileiro são um pouco mais complicados e burocráticos do que parece.
O Brasil está entre os Top 10 países que mais arrecadam dinheiro com impostos no mundo. O empreendedor precisar estar ciente com os tipos de impostos, regimes tributários e mais outras informações, para superar este desafio e seguir com o seu negócio.
Uma coisa simples em alguns países, como a abertura de uma empresa, é um processo bem fácil e rápido, já no Brasil, este processo leva em média 150 dias, ultrapassando a marca de 15 procedimentos necessários para que um negócio seja criado.
Confira comigo alguns pontos importantes que precisam ser superados e que todo empreendedor ou quem sonha em empreender precisa saber. Boa leitura!
1. A grande quantidade de impostos
A má gestão de recursos público faz com que o governo arrecade uma quantidade enorme de dinheiro das empresas, e a arrecadação de dinheiro no Brasil já é uma das maiores do mundo.
A falta de conhecimento dos empreendedores faz com que eles passem por dificuldades quando vão pagar impostos de uma empresa. A quantidade de imposto que uma pequena empresa deve pagar varia de acordo com o seu regime tributário. Esses são alguns dos impostos mais comuns que uma pequena empresa deve pagar:
IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica
Este é o Imposto de Renda da empresa e é calculado sobre o faturamento que ela teve nos últimos 12 meses.
CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
Esta contribuição é destinada para a contribuição social e acompanha o regime de tributação escolhido para o recolhimento do IRPJ.
PIS/Pasep
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são benefícios pagos para o trabalhador de empresa privada e do setor público, respectivamente.
COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
Também é um imposto federal, calculado sobre a receita bruta das empresas, e é destinado para fundos de previdência e assistência social e da saúde pública.
ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
Este imposto estadual é cobrado sempre que há movimentação de produtos entre as unidades federativas. Cada estado tem sua alíquota, que varia de 7% a 18%.
ISS – Imposto Sobre Serviços
O ISS é um imposto municipal, cuja base de cálculo é o valor do serviço prestado. As regras variam de acordo com cada município e a alíquota pode chegar a 5%.
IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
O IPI é o tributo cobrado das empresas que produzem ou importam produtos, por conta do desembaraço aduaneiro de itens vindos do exterior ou a saída deles do estabelecimento industrial.
Uma alternativa para o empreendedor ganhar tempo e não se complicar tanto para entender todo o sistema de alíquotas é contratar profissionais
2. A informalidade dos colaboradores
É muito comum encontrarmos colaboradores informais no início de um negócio, isso acontece por que no Brasil contratar funcionários pode ser uma tarefa muito difícil e trabalhosa, é um desafio que os empreendedores enfrentam frequentemente e precisam superar.
Se somarmos todos os impostos pagos pela empresa, mais os que são pagos pelos próprios funcionários, chegamos num total de 103% dos salários brutos que são destinados ao governo.
Para superar este desafio e manter a competitividade com salários semelhantes com o mercado em que atua, a empresa precisará gerar o dobro de receita. Não é uma tarefa simples, e só alguns empreendedores conseguem concluí-la.
3. Concorrência desleal
Competir com empresas irregulares não é uma tarefa fácil, pois eles conseguem ser mais competitivos do que empresas formais, pois terão mais dinheiro para investir em marketing, que é um fator essencial para o crescimento de uma empresa de qualquer tamanho, e poderão também reduzir os preços de seus produtos ou investir em pesquisa, melhorando seus produtos gradualmente.
As empresas desleais atrapalham o crescimento de empresas que operam de forma legal no país, podendo até impedir o surgimento de novos negócios com soluções disruptivas.
4. Gerenciar toda a empresa
Gerir uma empresa não é tão simples quanto parece, os empreendedores precisam ter um domínio maior e mais específico de cada setor da empresa, para que seja possível gerenciar de maneira prática e organizada, fazendo com que o seu negócio não .
Há diversas ferramentas no mercado que otimizam e facilitam este processo, como:
CRM (Customer Relationship Management)
Com ele é possível gerenciar o relacionamento da empresa com o cliente visando a sua fidelização. O CRM também integra funções por meio de um software para que exista uma gestão eficaz com foco sempre no cliente.
KPI (Key Performance Indicator)
Conhecido como Indicadores-chaves de Performance, com o KPI é possível saber se a empresa atingiu os objetivos propostos por meio de um indicador e, com isso, aperfeiçoá-los continuamente.
OBZ (Orçamento Base Zero)
Seu objetivo é estabelecer recursos financeiros para atingir metas na empresa com o valor mínimo possível. Visa eliminar desperdícios e economizar ao máximo.
SWOT – (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats)
Ajuda a identificar e qualificar os objetivos estratégicos, fazendo chamadas de julgamento sobre onde a empresa está atualmente internamente, no que diz respeito ao seu desenvolvimento e, externamente, em relação ao seu mercado e concorrência
5. Vendas e Marketing
Os principais desafios do empreendedor brasileiro é reter e conquistar novos clientes, os setores de Marketing e Vendas são as responsáveis por isto.
É preciso profissionais competentes para que o negócio não empaque, nutrindo quem já é consumidor, por exemplo, e é por isso que o marketing digital é tão importante, principalmente no início do negócio.
Conclusão
Empreender no Brasil é um desafio enorme, quem sonha em empreender precisará superar vários obstáculos para conquistar o seu espaço no mercado. Espero que esta demonstração dos 5 maiores desafios possa te ajudar quando for colocar o seu negócio em prática.
Chegou até aqui? Não pare agora e continue a sua leitura! Leia os outros textos sobre empreendedorismo que nós temos aqui na FranklinCovey!
Já pensou em ter uma reunião com especialista da FranklinCovey para desenvolver um diagnóstico junto com você e a sua empresa de graça? Você pode agendar essa reunião agora mesmo, entre em contato e saiba mais!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado