Há muitas dificuldades na gestão que assombram as pessoas a muito tempo, mas que nos dias de hoje está muito mais visível, é o Feedback. Muitos não entendem a importância do feedback nas organizações e é por isso que hoje nós da FranklinCovey vamos abordar esse tema tão polêmico.
Muitos grandes gestores sabem sobre a importância do feedback, mas não o usam corretamente e acabam sendo utilizados da maneira errada. Boa Leitura!
O que é feedback?
Feedback por definição é algo bem simples, normalmente há um emissor e um receptor, (o emissor é quem passa a mensagem e o receptor é que recebe) e o feedback vem por alguma ação feita por alguém, por exemplo: um funcionário da sua organização cria um sistema para que a sua área veja perfeitamente os resultados sem muito esforço, isso gera pode gerar em você gestor uma vontade de falar o quanto ele está indo bem, isso é o feedback positivo.
Existem muitos tipos de feedbacks que variam de acordo com a situação, mas os mais comuns são o feedback positivo e o feedback negativo. Mas como funciona cada um desse?
Feedback positivo
O feedback positivo vem de uma vontade de parabenizar alguém seja por uma ação (como na descrita acima), por atos de proatividade ou até só para mostrar o quanto você aprecia o trabalho desse funcionário/a.
É aconselhado dar feedbacks de preferência em lugares particulares como uma sala de reunião ou um escritório particular, e no caso do feedback positivo também é melhor que seja em um lugar particular pois pode gerar uma competição não saudável pois um colaborador vai querer superar o outro.
Feedback negativo
O feedback negativo pode vir de diversas maneiras também, vem sempre de uma necessidade de criticar alguma coisa, alguém ou algo que aconteceu, como os exemplos a seguir:
Exemplo: O seu funcionário começa a responder grosseiramente para todos, por algum problema pessoal e está incomodando tanto você quanto a sua equipe. Isso é um motivo para chamá-lo para uma sala particular e conversar, lembrando de um dos maiores ensinamentos do Dr. Stephen R. Covey que é o hábito 5 procure primeiro compreender e depois ser compreendido, entenda a situação antes de dar a sua visão.
E há também a crítica a algo que foi feito, um trabalho como um texto para blogs por exemplo, erros de português como concordância, erros de digitação ou falha de coerência são pontos para começar essa reunião de feedback negativo/construtivo.
Mas qual é a importância do feedback?
Todos nós sabemos que o feedback é importante, mas ele é importante por quê? O feedback é bom para que o receptor entenda a visão do emissor, assim ele pode se dedicar a realizar de alguma maneira de melhorar a situação.
Normalmente os gestores entendem que o feedback é uma ação que só vem deles, mas felizmente não é assim que funciona, o feedback é uma ferramenta de alta qualidade que pode vir também do funcionário, um bom líder deve estar sempre preparado para ouvir críticas e avaliações sobre a empresa e o próprio trabalho.
Existem maneiras em que o feedback afeta e ajuda muito, essas são:
Feedback nas organizações
Esse é o tipo de feedback mais conhecido e é consequentemente o mais utilizado no nosso dia a dia, normalmente é utilizado nas organizações para passar uma visão seja ela positiva ou negativa para o funcionário/a sobre algo que foi ou não feito no trabalho.
Esse feedback é algo recorrente em grandes organizações e pode ser realizada de várias maneiras como ao vivo, online, por auto avaliação e etc.
Feedback na vida pessoal
O feedback na vida pessoal funciona com seus filhos, primos, mãe, pai e com o resto da família também, é algo que nós deveríamos fazer mais para que possamos viver com mais harmonia.
Um feedback como exemplo pode ser para os filhos ajudarem em casa, os primos serem mais educados com os avós, os pais para agradecer a vida que eles te deram e etc. Esse tipo de feedback é essencial para vocês conseguirem viver em harmonia com a sua família.
O que é importante não fazer no feedback
Feedback é algo extremamente sensível e se feito de maneira errada pode acarretar vários problemas que podem levar a processos legais contra o emissor do feedback.
Há muitas coisas que você deve evitar ao fazer uma reunião de feedback como:
- Fazer publicamente: isso pode trazer constrangimento para a o receptor do feedback.
- Usar a linguagem errada: Isso pode ocasionar uma discussão e uma série de injúrias e difamações.
- Levar para o pessoal: tudo que acontece na empresa deve ficar na empresa não leva o feedback para o pessoal pois isso não fará nenhum bem para você nem para o receptor.
- Deixar de alinha expectativas: expectativas são o pilar dessas reuniões e deve sempre ser alinhados no final dela, o funcionário deve saber como ele pode melhorar e o que você líder espera dele depois da reunião.
- Focar só nos pontos ruins: o foco da reunião é o feedback negativo, mas não esqueça que aquilo não é um pelotão de fuzilamento, você pode elogiar, falar o que o/a funcionário/a fez de bom para amenizar o clima.
Conclusão
Houve um grande enfoco na importância do feedback nos últimos anos que direcionou muitos treinamentos e estratégias de gestão de pessoas no mundo corporativo dos tempos atuais.
O feedback é uma ferramenta que traz resultados incríveis para a empresa pois reflete a visão do gestor para com o funcionário e a visão do funcionário para com a organização, o gestor, e etc.
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