Diversas ferramentas online, tal como a ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), são capazes de elevar a produtividade dentro de uma organização.
Atualmente, vemos diversas opções de softwares no mercado que são capazes de otimizar processos. Com isso, os colaboradores têm suas tarefas facilitadas no dia-a-dia. Um sistema automatizado é capaz de elevar a eficácia e reduzir o tempo gasto de forma manual em certas atividades.
Portanto, esses mesmos colaboradores podem focar em outros aspectos. O maior aproveitamento de recursos possibilita um aumento nos lucros!
Neste artigo irei mostrar os benefícios desses programas no cotidiano de uma empresa, então, continue lendo.
Ferramentas ERP Para Aumento Da Produtividade
Apesar de existirem muitos softwares de gestão no mercado, a maioria se volta a diferentes setores de uma empresa.
Contudo, o ERP mostra seu diferencial através da unificação de serviços. Ou seja, em um único sistema é possível atender todos os setores e suas demandas.
Resultando em um processo de gestão mais assertivo, pois, todos os dados do negócio estarão em um único local facilitando o acesso para:
- Análise de resultados;
- Tomada de decisões.
Por isso, neste artigo irei utilizá-lo como base para descrever a importância das ferramentas online no aumento da produtividade empresarial!
1. Maior controle financeiro
Um dos setores que mais demandam atenção e gerenciamento dentro das empresas, é o de finanças!
Afinal de contas, ele interfere diretamente em todos os outros processos. Sem um bom gerenciamento do fluxo de caixa se torna impossível:
- Investir no crescimento;
- Acompanhar resultados;
- Obter lucratividade.
Sua organização é imprescindível e as ferramentas online podem auxiliá-lo otimizando o tempo dos colaboradores.
Nela os dados são inseridos e automaticamente calculados, analisados, etc. Muitas vezes nem é preciso inserir os dados manualmente.
Mas sim, integrar esses sistemas a conta e cartões da empresa, para que seja possível atualizações eficazes em tempo real.
2. Maior organização no cotidiano
Todo colaborador possui uma quantidade diária de tarefas a serem realizadas dentro da empresa e é muito importante saber priorizá-las.
Mas, usar agendas para isso demora muito mais do que usar ferramentas digitais. Em sistemas como o ERP é possível ordenar tudo!
O melhor de tudo é que nele você conta com opções de compartilhamento, comentários e notificações em um mesmo lugar. Você não precisa ficar navegando entre diversas planilhas do Excel. Pois, você terá um gerenciador de tarefas integrado entre setores.
Com isso, os gestores podem acompanhar o andamento de uma tarefa ou delegá-las de acordo com as necessidades da empresa. Outra funcionalidade é criação de lembretes e de marcações como favoritado, por exemplo.
3. Simultaneidade digital ERP:
Algumas das inúmeras vantagens desse tipo de sistema, é que o colaborador tem acesso à funções variadas:
- Compartilhamento: é possível realizar uma troca de dados muito mais rapidamente e sem a necessidade de escrever e-mails. Além disso, não sendo preciso baixar arquivos ou programas para executá-los;
- Armazenamento: além da economia com espaços físicos, o ERP facilita a busca por documentos e dados armazenadas. Pois, eles são enviados para uma plataforma online que permite o acesso de forma remota em poucos cliques;
- Criação de arquivos: outra vantagem é não precisar ter diferentes programas para várias demandas. Um sistema integrado permite não apenas facilidade na troca de informações como também na criação de seus modelos de entrega.
É um sistema que funciona de forma semelhante ao Google, oferecendo a possibilidade de realizar diferentes tarefas em um sistema único.
Com isso, a produtividade aumenta devido ao uso de um recurso completo. Sem falar que ainda gera uma redução no custo de ferramentas, pois, só será preciso uma!
Vale ressaltar que esses documentos podem ser acessados por todos e de forma simultânea, facilitando o fluxo colaborativo nos trabalhos.
4. Gerenciamento de processos otimizado
A execução de tarefas diárias ainda necessita de um bom gerenciamento, de forma a estruturar e alinhá-las às metas da empresa.
Os resultados se tornam mais eficazes quando há comunicação. Portanto, é necessário integrar a equipe a ferramentas que criem engajamento. Com isso, os projetos são realizados de forma colaborativa e mais assertiva, reduzindo as falhas e a necessidade de retrabalho.
Esse tipo de programa ainda permite que sejam estabelecidos prazos de entrega. Como forma de manter a equipe no fluxo de produção adequado! Logo, quanto melhor for esse gerenciamento, melhor serão os resultados obtidos nas tarefas.
5. Facilidade para emitir boletos e notas fiscais
Sistemas de gestão como a ERP são capazes de emitir boletos bancários de forma ágil para seus clientes, o que aumenta o número de vendas.
Ao fazer uma configuração de dados, a emissão se torna automatizada. Portanto, colaboradores não precisam perder tempo inserindo informações de forma manual. Mesmo após essa emissão as vantagens não param, já que que o sistema ainda se torna responsável pela baixa e controle desses boletos.
De forma semelhante, você ainda pode emitir notas fiscais eletrônicas. Tanto em casos de vendas de produtos, quanto de serviços. Para finalizar a otimização nas vendas, o sistema ainda possui importação de notas fiscais XML para setores como:
- Financeiro;
- Estoque;
- Contábil;
- Entre outros.
Reunindo todas as informações necessárias do fornecedor que emite a nota e os respectivos itens que foram comercializados.
6. Uso de ERP aumenta os lucros da empresa
Por fim, vale ressaltar que toda essa otimização tem uma grande vantagem que é o melhor aproveitamento dos recursos humanos.
Dessa forma, colaboradores passam a focar de maneira mais adequada em suas funções. Já que tem como auxílio sistemas de gerenciamento eficazes. Em consequência, ocorre uma melhora na tomada de decisões e na implementação de ações assertivas que irão aumentar as vendas.
Conclusão
Como vimos ao longo do texto, as ferramentas online como o ERP aumentam a produtividade dentro das empresas, pois:
- Facilitam a troca e armazenamento de dados;
- Melhoram a organização das tarefas;
- Agilizam a emissão de documentos fiscais;
- Permitem a realização de trabalhos simultâneos entre equipes;
- E muito mais.
Os softwares de gerenciamento dão suporte a realização de tarefas humanas através da otimização dos processos, reduzindo as falhas e aumentando eficácia e assertividade!
Ainda possui alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe-a nos comentários para que possamos esclarecê-la a você.
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado