A tecnologia tornou-se algo decisivo para a produtividade das empresas, ainda mais com a chegada da manufatura avançada, também conhecida como indústria 4.0.
De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), 48% das grandes empresas brasileiras investiram na manufatura avançada em 2018.
Ou seja, automatizar toda produção industrial é o futuro do setor para aumentar a produtividade e eficiência das empresas.
A principal razão da mudança é o envio de informações que estão qualificando a produção e agilizando todos os processos.
E para ajudar as empresas que pensam em adotar a tecnologia, esse conteúdo vai explicar a importância da tecnologia para a indústria.
O que é indústria 4.0?
A indústria 4.0 é um conceito tecnológico que conecta máquinas, aparelhos e sistemas a redes inteligentes controladas de forma autônoma.
Ou seja, as fábricas com manufatura avançada tem independência para prever falhas, agendar a manutenção de equipamentos e indicar as melhores condições de funcionamento.
Esse modelo de indústria surgiu na Alemanha em 2013, quando Siegfried Dais, coordenador da implementação da manufatura avançada enviou um relatório ao governo alemão informando sobre a novidade.
Com a indústria 4.0 os principais objetivos são a automatização da linha de produção, a necessidade de trabalho mecânico e a demanda por mão de obra.
Pilares da indústria 4.0
Para entender o que significa indústria 4.0 é preciso conhecer as principais ferramentas desse conceito.
Por isso, vamos descrever um pouco dos principais pilares da indústria 4.0 são:
IoT Internet das Coisas
A Internet das Coisas é a expansão da infraestrutura tecnológica presente na web aos mais diversos equipamentos, que vão desde sensores de temperatura, até mesmo geladeiras. Ou seja, todos os equipamentos da casa funcionam de forma remota por meio da internet.
Por exemplo: por meio do uso de sensores de temperatura no local é possível fornecer dados sobre o solo, ar e água, e ao mesmo tempo, informa certas anomalias que podem prejudicar o ambiente do local.
Com esse sistema existem grandes oportunidades de integração direta entre o mundo físico e os sistemas digitais.
Cada objeto é identificado pelo sistema de computação embutido, com capacidade de operação interna e autônoma pela internet.
Graças a Internet das Coisas, fica muito mais fácil a comunicação entre os equipamentos. Dessa forma, com todos os equipamentos conectados em conjunto, maximiza toda atividade produtiva.
Um exemplo da Internet das Coisas é a implementação
Além disso, a IoT consegue otimizar e economizar o uso de energia elétrica em tempo real, fazendo com que cada peça trabalhe com o melhor custo-benefício possível.
Big Data
O chamado Big Data Analytics é um sistema que estrutura uma grande quantidade de dados para captura, análise e gerenciamento de informações.
Muito utilizado nos sistemas de gestão, o Big Data identifica e determina as falhas e gargalos de informações em tempo real.
Esse sistema é responsável por lidar com dados cruciais da empresa, garantindo a segurança das informações e o compartilhamento das mesmas pela rede.
Um exemplo do uso do Big Data são as empresas do varejo que podem coletar, identificar e analisar os dados financeiros da companhia nos últimos anos e compará-los, indicando as alternativas para melhorar os resultados nesse quesito.
Dessa forma a empresa consegue ter a noção clara daquilo que está investindo, tendo boa visão do fluxo de caixa e a indicação de ideias para aumentar faturamento de uma empresa.
Após conhecer as principais ferramentas da indústria 4.0, conheça agora as suas vantagens:
1 – Operação dos produtos em tempo real
Por meio da manufatura avançada as empresas podem obter dados, analisá-los e tratá-los com precisão em tempo real.
Isso quer dizer que grande parte dos processos da empresa serão realizados mais rapidamente, reduzindo tempo e aumentando a produtividade e eficiência.
2 – Descentralizando os processos
Como as máquinas vão funcionar sob o controle de uma inteligência artificial, algumas decisões poderão ser tomadas pelo próprio sistema de forma independente, segundo as necessidades da indústria.
Com isso, os processos industriais serão muito precisos, ágeis e eficientes, retirando a necessidade da equipe de controlar os processos diretamente.
3 – Segurança de dados
Graças a um sistema tecnológico altamente inovador, a indústria 4.0 garante mais segurança nos seus processos operacionais.
Isso porque esse sistema armazena, processa e protege um grande volume de informações, a partir do armazenamento remoto, reduzindo o risco de ataques virtuais ou dos dados serem corrompidos.
Invista na indústria 4.0 para aumentar a produtividade
A indústria 4.0 veio para aumentar a produtividade e a competitividade do setor industrial.
Devido a enorme concorrência, isso significa que a empresa esteja atenta às novas tecnologias, implementando soluções tecnológicas que geram resultados efetivos.
Com ferramentas como a Internet das Coisas, todos os equipamentos são conectados e controlados de forma remota, facilitando a comunicação dos equipamentos e maximizando a eficiência dos trabalhos.
Outra importante ferramenta é o Big Data, um sistema responsável por armazenar, capturar e analisar as informações da empresa. O Big data identifica erros e gargalos nos processos e indica as principais soluções para aumentar as vendas da empresa.
Portanto, use o conceito da indústria 4.0 para alavancar a produtividade e levar a empresa ao sucesso.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado