Para começarmos, você sabe dizer o que é um pensamento empreendedor? Se sua resposta foi não, este artigo foi feito para tirar essa e outras dúvidas suas. Inicialmente, vamos desmistificar o termo empreendedorismo. Muitos pensam que só empreende quem abre uma empresa, mas não é bem assim — empreender vai muito além de ter seu próprio negócio.
Sabia, por exemplo, que um funcionário pode ter um pensamento empreendedor mesmo trabalhando para alguém? Isso mesmo! Para entender melhor sobre o assunto, convidamos você a ficar conosco ao longo do artigo. Boa leitura!
Entenda o que é ter um pensamento empreendedor
Muitos têm em mente que a palavra “empreendedorismo” significa apenas iniciar um negócio do zero. Entretanto, é bem mais do que isso — ter um pensamento empreendedor está ligado a ter atitude, iniciativa própria, idealizar novos métodos e realizar ações, com o objetivo de dinamizar o serviço e desenvolver produtos ou outras atividades ligadas à organização e à administração.
Com base no que foi dito, para empreender, é necessário ter um pensamento ‘incomodado’, além de entender o processo da empresa no qual se está inserido. Com isso, é possível ir em busca de melhorias constantes para o seu trabalho, propondo soluções e executando as atividades da forma mais produtiva possível.
Confira as características de um funcionário empreendedor
Proatividade
A proatividade é um dos fatores-chave para quem deseja empreender sem medo de errar. Ter iniciativa para resolver qualquer tipo de situação é um dos pontos positivos dessas pessoas com espírito de equipe. Elas executam suas ideias e transformam o abstrato em concreto.
Pessoas proativas buscam sempre inovações e dão sua opinião de forma construtiva para resolver os dilemas empresariais. Elas conseguem ser exemplos para seus colegas de trabalho, servindo de referência para os demais ao se destacarem na equipe.
É importante lembrar que, quando um diretor, por exemplo, faz apenas aquilo que propõem a ele como atividade diária, não há muitas chances de progredir dentro da companhia, visto que ele só sabe executar o “básico”. Isso acaba por fazê-lo passar despercebido pelos seus superiores.
Então, para que essa realidade mude, é preciso que se tenha um pensamento empreendedor e proatividade. Além disso, é importante buscar aprimorar o conhecimento sempre, não acha? Vamos falar mais sobre isso no tópico a seguir.
Busca de conhecimento
Sabemos que conhecimento nunca é demais, não é mesmo? É por isso que sempre batemos nessa “tecla”. Antes de ser um líder motivacional e empreendedor, é necessário que você vá atrás de conhecimentos para aumentar o leque de oportunidades para si e para a empresa da qual faz parte.
Estude e faça cursos de curta ou longa duração que vão aumentar seus conhecimentos no local no qual está inserido. É importante, também, ter dedicação, ser proativo, detectar problemas e encontrar soluções — tudo que promova o conhecimento e o pensamento empreendedor no ambiente de trabalho.
Não espere pelos outros, seja você mesmo a pessoa que vai lá e faz acontecer. Pense grande. Ao agir dessa forma, dará a vez ao empreendedor que existe em você, sendo dono ou funcionário. Portanto, tenha em mente que o pensamento empreendedor está presente na forma de trabalhar das pessoas e não nos bens materiais que elas possuem.
Coragem
Walt Disney já dizia: “Todos os nossos sonhos podem virar realidade, se tivermos a coragem de persegui-los”. Essa frase tem tudo a ver com pessoas de mente empreendedora, pois quem tem medo não vai a lugar algum. Agora, quem é destemido e corajoso consegue alcançar seus objetivos. Por isso, seja essa pessoa que não tem medo do novo e nem de errar.
Tudo é questão de perseverança e de resistência. E é dessas pessoas que as empresas precisam — gente que não desiste fácil e que está disposta a correr riscos para alcançar o sucesso. Aja como líder e não como chefe, seja aquela pessoa que as demais gostariam de ter como colega de trabalho.
Priorização do cliente
Longe dos holofotes, a maioria das pessoas que buscam empreender não está de olho em fama. Antes de tudo, elas buscam ajudar as outras na resolução de problemas. Já dizia Albert Einstein: “Só uma vida vivida para os outros é uma vida que vale a pena ser vivida”.
Portanto, busque sempre ajudar os outros, seja qual for o momento da sua vida. Pense no cliente em primeiro lugar. Seu esforço e sua dedicação serão reconhecidos pela empresa de que faz parte e você passará a ser exemplo para todos, o que poderá levá-lo a subir de cargo mais rápido do que imagina.
Interesse em promover melhorias
Essa tática que parece ser algo “antigo” é muito utilizada por quem pensa de forma empreendedora. Observar o ambiente à sua volta e as atividades das outras pessoas e anotar os pontos de melhoria é uma das medidas primordiais para fazer seu negócio ir além do que se espera.
Se você já for o diretor da empresa, ótimo. Prepare uma reunião com as pessoas que trabalham com você e diga os pontos anotados, propondo soluções para resolver em conjunto com sua equipe.
Uma dica é, sempre que possível, apresentar suas ideias para seu superior/ dono da organização para informar sobre as anotações que realizou, mostrando suas sugestões de melhoria.
Estimule um pensamento empreendedor e faça a diferença
O pensamento empreendedor pode ser o diferencial que estava faltando na sua equipe. Ao agir dessa forma, você motivará todos a terem o mesmo pensamento. Com isso, os colaboradores passam a se sentir parte da empresa e não apenas meros funcionários.
Dessa forma, os resultados são extremamente satisfatórios, já que as pessoas vão trabalhar com mais prazer e força de vontade de crescer junto à empresa, o que faz os funcionários alcançarem as metas com maior facilidade.
Agora que chegamos ao fim de mais um artigo, convidamos você a entrar em contato conosco para aprender mais sobre esses e outros assuntos que vão fazê-lo ter um pensamento empreendedor de forma rápida e eficiente. Seja o líder que todos esperam e tenha sucesso em tudo que fizer. Esperamos seu contato. Até logo!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado