Cada vez mais forte e preferida entre boa parte das empresas no Brasil, o treinamento in company é uma modalidade de capacitação que pode contribuir significativamente para a melhora de desempenho dos colaboradores e do negócio como um todo.
Seu objetivo é simples: auxiliar na formação dos profissionais, atendendo às necessidades específicas no que diz respeito às suas próprias funções. No entanto, para que se possa alcançar resultados verdadeiramente satisfatórios, não se pode negligenciar o processo de escolha do prestador de serviço.
Em outras palavras, é preciso ter a certeza de que você está contratando uma consultoria reconhecida e com expertise no que faz.
Neste conteúdo, apresentaremos tudo o que você precisa saber em relação ao treinamento in company. A leitura é válida e, por isso, merece toda a sua atenção. Acompanhe!
O que são os treinamentos in company?
Não há muito o que explicar quanto ao significado de treinamento in company: o termo é autoexplicativo, indicando os treinamentos que acontecem dentro da própria companhia. O objetivo desse modelo é garantir o desenvolvimento de conceitos, técnicas, ferramentas e habilidades que sejam voltadas para as necessidades da organização.
Normalmente, segue padrões nos quais é proporcionado um conteúdo personalizado e cronogramas para as possíveis melhorias. Os trabalhos costumam ser relacionados a cargos específicos ou à área de um determinado grupo de profissionais, buscando atender às demandas estratégicas do negócio.
Como funcionam?
O funcionamento dos treinamentos in company pode ser compreendido a partir de seus passos básicos.
Negócio da empresa
Antes de qualquer “movimento”, é importante conhecer quais são as características do negócio. Na prática, os consultores responsáveis pelo serviço precisam compreender algumas questões como a forma de atuação, os valores, a missão, a visão, a cultura e os processos da empresa.
Construção e solução
Após a identificação das particularidades, o treinamento in company trabalhará na construção das ações que podem colaborar para a obtenção dos objetivos. Também é nesse momento em que se tentará descobrir quais são as soluções para os problemas atuais.
Execução
A execução é a etapa em que os planos definidos no passo anterior são colocados em ação. Os trabalhos devem ser aplicados com maestria, comprometimento e excelência: é por essa razão que você deve dar preferência para as consultorias que já são reconhecidas pela qualidade dos seus serviços.
Resultados
Terminado o treinamento in company, é hora da avaliação dos resultados, procurando entender o seu retorno para o negócio. Valeu a pena ou não? Houve grandes proveitos ou apenas “ajudas leves”? Enfim, é preciso mensurar o que foi conquistado.
Quais são os principais tipos de treinamento in company?
Levando em consideração o fato de que podem atender a qualquer área da empresa, são vários os tipos, envolvendo uma série de diferentes atribuições. Os mais procurados são os treinamentos voltados para:
- administração;
- produção;
- comercialização;
- serviços.
Administração
Na administração, o treinamento in company é muito requerido por quem deseja reduzir os custos e otimizar os processos administrativos como um todo. Finanças, vendas, marketing e recursos humanos, enfim, é a organização que definirá quais são os pontos a trabalhar.
Produção
Os treinamentos in company também são indicados para a produção. Nesse sentido, colaboram para a melhora organizacional da empresa, contribuindo para o entrosamento das equipes e a motivação de seus integrantes: os procedimentos internos são observados de modo a alcançar o máximo de qualidade.
Comércio
Os times comerciais têm muito a ganhar. Ao contratar uma consultoria que seja realmente especializada e que forneça esse serviço de capacitação, seus vendedores receberão as melhores informações e aprenderão as técnicas mais eficientes para atrair e fidelizar os clientes.
Serviços
Organizações que prestam serviços podem se aproveitar dos treinamentos in company, por exemplo, para capacitarem os seus colaboradores no que diz respeito aos atendimentos. Sejam quais forem as prestações ao cliente, todas elas podem ser melhoradas.
Quais são os seus benefícios para a empresa?
Para dar sequência, nada mais justo do que conhecer os benefícios do treinamento in company para a empresa. Afinal, são os principais motivos pelo crescimento dessa modalidade.
Personalização do conteúdo
A primeira grande vantagem que o negócio obtém é a possibilidade de personalizar os conteúdos a serem trabalhados. As suas necessidades podem ser totalmente contempladas. Uma vez que a companhia já sabe quais são os pontos em que seus colaboradores precisam se aperfeiçoar, basta acordá-los com os prestadores do treinamento.
Contextualização com a realidade corporativa
Seguindo a premissa de que é possível ter um conteúdo 100% personalizado, a contextualização com a realidade corporativa é de enorme proveito. Para ilustrar como isso pode se dar na prática, considere os sucessos e fracassos que a empresa já experimentou como as bases do trabalho.
As formas de contextualizar os conteúdos na realidade da organização são várias, sendo ajustáveis até mesmo aos menores detalhes.
Flexibilidade de cronograma
Na metodologia mais tradicional, as equipes precisam se locomover até o local do treinamento, às vezes, em cidades distantes, com dias e horários preestabelecidos. No entanto, ao realizá-lo dentro da própria empresa, você terá maior flexibilidade quanto ao cronograma, não atrapalhando as operações do negócio.
Economia de tempo e garantia de engajamento
Com um cronograma flexível e customizado conforme a preferência dos colaboradores, a garantia de engajamento é praticamente certa. Além disso, os treinamentos in company também promovem uma economia de tempo por não exigirem deslocamentos.
Para concluir, cabe deixar claro que, independentemente do tamanho ou segmento de atuação, todas as organizações podem se beneficiar com esse modelo. Portanto, ele é recomendado para qualquer tipo de negócio que queira aprimorar as habilidades das suas equipes.
Contudo, lembre-se de que, para ser possível obter resultados verdadeiramente satisfatórios, é essencial ter especialistas ao seu lado. Em vista disso, ao escolher uma consultoria, certifique-se de que está contratando uma empresa reconhecida no mercado pela qualidade de suas entregas: veja quais são os serviços, como ela atua, quem são os clientes etc.
A FranklinCovey Brasil é referência em tudo que faz. Por isso, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos prontos para ajudá-lo e tirar todas as suas dúvidas em relação ao treinamento in company!
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