Fundamental e de extrema importância porque proporciona a otimização dos processos gerenciais, o aumento da produtividade e a melhoria da gestão empresarial como um todo: é assim que a utilização da tecnologia deve ser vista, já que ela é indispensável para todo e qualquer tipo de negócio que deseja crescer e se destacar no mercado.
Nos dias de hoje, é impossível ser eficiente e conquistar uma vantagem competitiva sem utilizá-la. Nesse contexto tecnológico, quem mais tem contribuído para o aperfeiçoamento dos trabalhos e procedimentos organizacionais é o modelo SaaS.
Você sabe do que se trata? Seja qual for a sua resposta, este artigo foi preparado para falar justamente sobre o assunto. Continue a leitura para saber o que é SaaS e quais são os seus benefícios para a gestão empresarial. Acompanhe!
O que é SaaS?
Sigla para Software as a Service (software como um serviço), o termo SaaS é utilizado para descrever os sistemas de tecnologia que são disponibilizados por meio da internet, mais especificamente do cloud computing (computação em nuvem).
As ferramentas SaaS não necessitam de instalações, atualizações e/ou manutenções — são os próprios desenvolvedores que se responsabilizam pelos aspectos técnicos.
Acessá-las é algo simples e rápido, sendo preciso apenas estar conectado à internet. Uma vez que você esteja em um ambiente com conexão à rede, basta abrir o seu navegador e digitar o domínio (site) referente ao software em questão.
É dessa forma que um Software as a Service é oferecido. Quanto ao modo de rentabilização desse modelo, não existe segredo algum: para disponibilizar os seus sistemas, as companhias SaaS cobram uma taxa de uso mensal, trimestral ou anual.
Quais são seus benefícios para a gestão empresarial?
São diversos os benefícios que os softwares como serviços podem oferecer ao seu negócio. Os principais são:
- redução de custos;
- segurança de dados e garantia de estabilidade;
- mobilidade;
- escalabilidade;
- opções customizáveis.
Redução de custos
Por excluir a necessidade de equipamentos para o armazenamento do sistema e de suas informações, o SaaS é uma ótima escolha para quem deseja reduzir os custos com a infraestrutura de TI.
Os softwares tradicionais exigem investimentos em hardwares próprios unicamente para armazená-los e mantê-los em funcionamento. Uma alternativa aqui seria o outsourcing dessa estrutura.
Entretanto, ao optar pelos programas como serviços, a hospedagem é de responsabilidade dos fornecedores. Para utilizá-los, basta pagar as taxas de uso. Além disso, custos iniciais não existem, pois não será preciso desembolsar nenhum centavo com licenças de utilização.
Segurança de dados e garantia de estabilidade
A segurança de dados é um ponto forte do modelo SaaS. Nesse sentido, tudo o que faz parte da gestão empresarial e que passa por uma solução desse tipo estará amplamente protegido, com os mais rigorosos protocolos no que diz respeito à defesa das informações.
Isso acontece porque está nessa questão um dos principais fatores para a credibilidade do fornecedor. Os servidores utilizados ganham o máximo em termos de segurança. Backups acontecem diariamente, e mesmo que algo de anormal ocorra com os equipamentos, é certo que há políticas de proteção que garantem a integridade dos dados.
Outra garantia existente corresponde à estabilidade. Uma vez que as informações estão protegidas nos servidores em nuvem do fornecedor, elas estarão sempre disponíveis, na hora em que você precisar.
Mobilidade
A mobilidade também está entre os principais benefícios do SaaS. Por funcionarem totalmente online, os sistemas poderão ser acessados a partir de dispositivos como computadores/notebooks, tablets e smartphones.
É claro que para isso é necessário ter uma conexão com a internet. No entanto, uma vez que você a tenha, poderá acessar as informações de negócio em qualquer lugar, dentro ou fora do ambiente empresarial. Essa possibilidade permite que a organização desenvolva novos métodos de trabalho, envolvendo as colaborações remotas.
Escalabilidade
Mais uma vantagem a considerar é a escalabilidade, visto que não será preciso fazer nenhum grande investimento para se ter acesso aos recursos e às funcionalidades de um Software as a Service. Justamente por ser um serviço, você tem a oportunidade de escalá-lo de acordo com as suas próprias necessidades de uso.
O interessante disso é que um SaaS é capaz de acompanhar o crescimento da sua empresa apenas com alguns upgrades. Pegando como exemplo os softwares tradicionais, essa possibilidade nem mesmo existe — nesse caso, seria necessário investir em novos hardwares e equipamentos.
Para a gestão empresarial, não se discute o fato de que essa característica é mais do que importante, pois colabora fortemente para a melhor adequação dos sistemas às operações do negócio.
Atualizações constantes
Não menos relevante são as atualizações constantes. Diferentemente dos softwares tradicionais, os programas como serviços são atualizados remotamente pelos próprios fornecedores, garantindo que eles estejam sempre com as últimas inovações no tocante da segurança dos dados, da experiência de utilização e até mesmo dos aspectos relacionados ao design.
Em vista disso, as preocupações referentes às atualizações do sistema não serão mais um problema. Como consequência, você terá a tranquilidade de apenas operá-lo — isso sem contar que os colaboradores não perderão tempo com instalações, testes de funcionamento etc.
Antes de concluirmos, é preciso citar algumas companhias que utilizam o modelo SaaS como base de negócio. Entre as mais conhecidas estão:
- Netflix (empresa com mais notoriedade em serviços de streaming on-demand);
- Salesforce (CRM mais usado em todo o planeta);
- PayPal (maior plataforma de pagamentos online do mundo);
- Evernote (solução destinada à organização pessoal e profissional).
Por fim, vale citar que em virtude da facilidade de uso e implementação, o SaaS reduz a dependência da equipe de TI. Isso significa que, ao optar por sistemas desse grupo, a sua demanda por profissionais altamente especializados em tecnologias da informação diminuirá significativamente. Na verdade, você os terá trabalhando a seu favor e de maneira indireta, por meio do suporte ao cliente dos fornecedores SaaS.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre o que é SaaS e quais são os seus benefícios para a gestão empresarial. Se quiser ficar por dentro de outros assuntos relacionados, assine a nossa newsletter para recebê-los diretamente na sua caixa de e-mails!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado