Um investimento certeiro por estar entre os motivos do sucesso de boa parte das maiores organizações do planeta, assim é o treinamento de liderança, que, quando realizado de forma constante, tende a proporcionar excelentes resultados.
Em sua essência, é projetado para criar empresas mais saudáveis e eficazes em todos os âmbitos, afinal, são os líderes que determinam o modus operandi do negócio. O que não se discute, por exemplo, é o fato de que, sem um “comando” capacitado para lidar com as situações e possíveis dificuldades do dia a dia organizacional, a qualidade do ambiente de trabalho certamente será prejudicada.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar as 6 principais vantagens do treinamento de liderança para PMEs. A leitura é interessante e por isso merece toda a sua atenção. Aproveite!
1. Inspirar pessoas
Sob uma visão geral, bons líderes são todos aqueles que têm a capacidade de inspirar os seus colaboradores a serem melhores não apenas no lado profissional, mas também no pessoal. O melhor de tudo, não o bastante, é que esses mentores trabalham as qualidades de seus liderados objetivando o bem da empresa e deles próprios.
Ao participarem de treinamentos de liderança, os gestores têm acesso a conteúdos que os ajudarão a desenvolver essa habilidade. Se quiserem, poderão compartilhá-los com a equipe, pois ao multiplicar os seus conhecimentos e as suas experiências adquiridas, impactarão a vida das pessoas ainda mais: perceba que os maiores líderes empresariais compartilham com os outros até mesmo os seus fracassos.
2. Disseminar boas práticas
Diante da estratégica posição que o líder ocupa na gestão, as apostas em um treinamento de liderança resultarão em uma cascata de benefícios. Pegue como exemplo o gestor responsável pelo setor comercial. Ao capacitá-lo com as boas práticas de vendas e atendimento ao cliente, é certo de que ele as disseminará para a sua equipe de vendedores.
Por quê? Pela simples razão de que o bom resultado dos seus vendedores significa a boa eficácia do seu próprio trabalho. Em outras palavras, o investimento na formação dos líderes terá um retorno amplificado, pois os fundamentos obtidos serão passados de alguma maneira para os seus liderados.
Para que os funcionários possam realmente aprender com os treinamentos realizados pela liderança, a criação de workshops internos é uma ótima ideia. Além de partilharem os aprendizados, esses “eventos” farão com que os colaboradores se sintam valorizados pela empresa, já que deixa claro o seu interesse pelo desenvolvimento profissional de cada um.
3. Resolver conflitos internos
Talvez a elementar diferença entre um líder e um chefe é que o primeiro não hesita em colocar a mão na massa quando necessário. Ele não dá ordens, mas ensina e influencia. No dia a dia do trabalho, atua muito bem na resolução de conflitos internos.
Em vez de exigir que seus funcionários solucionem um problema, ele entra na ação e contribui diretamente para a solução do impasse. Esse é um dos motivos que torna fácil o entendimento do porquê os times sob a responsabilidade de um verdadeiro líder são bem avaliados e, normalmente, também muito unidos.
No treinamento de liderança, é comum ter módulos voltados exclusivamente para essa questão dos conflitos internos. Os conteúdos trazem cases e práticas de como resolvê-los, mostrando a importância de criar um ambiente colaborativo e integrado.
Não são somente as relações interpessoais que melhoram, mas os resultados da companhia como um todo: os processos se tornam mais alinhados por conta da redução de ruídos na comunicação e em virtude do maior bem-estar organizacional.
4. Incentivar a inovação
O treinamento de liderança também traz à tona o incentivo à inovação, mostrando aos gestores o que pode ser feito para estimular a construção de novas práticas e a troca de conhecimentos entre as equipes. O objetivo é desenvolver um ecossistema em que as suas engrenagens sejam aperfeiçoadas de forma constante e orgânica.
Esse é um dos fatores básicos para a inovação. Durantes os treinamentos, os executivos respiram novos ares e conhecem novas realidades, tendo a chance de analisar o que as outras empresas fizeram (ou estão fazendo) para inovar.
Mudanças na cultura do negócio, nos procedimentos internos e metodologias para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Enfim, são diversos os aspectos que podem ser abordados nesse contexto.
5. Nortear os negócios
Quando os líderes são bem capacitados, não encontram muitos problemas para nortear os negócios da organização por meio do redirecionamento de suas equipes. Isso acontece devido à habilidade de inspirar pessoas e à disseminação de conhecimentos.
Dessa maneira, eles ajudam a empresa a se destacar em seu setor com um grupo de colaboradores cujas habilidades são bem direcionadas, sempre. A participação em treinamentos traz informações que tornam mais fácil a eles decidir qual o caminho mais adequado, considerando, por exemplo, variáveis, como tendências corporativas e cenário econômico.
Nesse sentido, o gestor será capaz de traçar estratégias e direcionar o seu time para onde o negócio realmente deve ir: tudo deve estar em conformidade com o planejamento estratégico, os valores, a visão e a missão da empresa.
6. Reduzir o turnover
Outra vantagem do treinamento de liderança para PMEs é sua contribuição para a redução do turnover. A razão é simples: líderes motivados pelas experiências e conhecimentos adquiridos nos “treinos” sabem como cativar a sua equipe e manter os seus profissionais satisfeitos.
Ao voltar com novas ideias, a chance dos executivos contagiarem os funcionários com a sua empolgação e com as novidades que aprenderam é grande.
Por fim, não poderíamos deixar de dizer ao participar de treinamentos de lideranças que o líder aumenta e melhora o seu networking. Tenha em mente de que ter uma boa rede de contatos é muito importante, pois é a partir dela que boa parte das oportunidades surgirão.
Dependendo da sorte, o gestor encontrará um fornecedor em potencial que possa oferecer condições de preço e prazo mais amigáveis: diversas parcerias podem surgir nesse tipo de programa.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo com as 6 principais vantagens do treinamento de liderança para PMEs. Se quiser saber mais, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos prontos para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado