O processo de recrutamento e seleção de pessoas é muito valioso para o desenvolvimento da gestão, retenção de talentos e melhoria contínua dos processos da corporação. Por isso é muito importante entender como otimizar essa tarefa de forma a selecionar profissionais de alta performance.
Todavia, muitos líderes ainda têm diversas dúvidas sobre como conduzir o recrutamento e seleção de maneira eficiente, atraindo os melhores talentos. Sabendo disso, nesse artigo vamos expor dicas valiosas para otimizar essa etapa e conquistar excelentes colaboradores.
Quer saber como? Então siga a leitura e confira!
Conheça a vaga a ser preenchida
O primeiro passo para otimizar os processos de recrutamento e seleção de pessoas é conhecer muito bem a vaga a ser preenchida. Isso se explica pelo fato de que, ao conhecer a vaga, você consegue visualizar os candidatos que melhor podem se encaixar a ela, tanto em nível comportamental quanto em qualificação.
Para conhecer a vaga, é necessário ler a descrição do cargo e observar em sua organização como os profissionais atuam ou já atuaram nesse cargo, qual é o nível de stress que a posição oferece, dentre outros aspectos que vão direcionar a tomada de decisão.
Explore novas tecnologias
Grandes profissionais não dão atenção somente a anúncios de jornal ou em sites de emprego — eles estão em todos os lugares e em todas as redes sociais. Por isso, observe a rede que está mais em voga atualmente e divulgue a oportunidade no meio de comunicação mais utilizado por seu público-alvo.
Temos o exemplo do LinkedIn, que é uma rede social voltada ao perfil profissional, no qual já é possível fazer uma triagem do candidato só pelas informações que ele divulga, logo, fazer um perfil corporativo nesse tipo de plataforma é uma decisão muito inteligente e poupa um grande tempo por conta dessa triagem prévia.
Além disso, o Facebook também é uma ótima ferramenta para divulgar sua vaga. Existem diversos grupos de talentos que trocam experiência e essa é uma grande oportunidade para atrair profissionais de alta performance.
Trace um perfil comportamental compatível ao da empresa
Tentar selecionar um candidato que tenha o perfil comportamental compatível ao da empresa é imprescindível, pois isso facilita o processo de adaptação do profissional a equipe e minimiza os riscos de haver conflito de interesses e divergência nos valores.
Isso significa que, ao contratar um profissional com objetivos, valores e visões semelhantes aos da companhia, as chances de reforçar a cultura organizacional são grandes e de diminuir o índice de rotatividade também.
Por isso, antes de começar a divulgar a vaga, pense no profissional ideal para ela e trabalhe sobre esse objetivo.
Anuncie a oportunidade em lugares corretos
Se você deseja recrutar profissionais que estão totalmente inseridos no meio tecnológico, fazer anúncios em cartazes ou jornais pode não ser a melhor opção. Bem como se o seu público-alvo não está muito familiarizado com as redes sociais, seria inútil utilizar meios eletrônicos para atrair seus candidatos.
Logo, ao conhecer o perfil ideal para a empresa, busque deduzir qual é o tipo de rede que esse indivíduo usa, de qual tipo de evento participa e qual é a oferta que pode ou não ser interessante a eles. Dessa forma, tempo e investimento financeiro serão economizados, pois as oportunidades serão expostas nos locais corretos, atraindo os melhores candidatos.
Participe de eventos
Outra dica importante para recrutar bons profissionais é participar de eventos que podem ser de interesse do candidato ideal. Dessa forma, você pode apresentar sua companhia, conseguir contatos, conhecer um pouco mais sobre aquele talento e saber de forma mais direcionada o que pode ou não ser de seu interesse.
Ou seja, fazer um recrutamento prévio, sem que o possível candidato nem perceba, dá espaço para que ele não fique nervoso e haja naturalmente. Afinal, não está esperando nenhum retorno dessa troca momentânea.
Cuide da pós contratação
Muitas corporações investem no processo de recrutamento e seleção de pessoas, contudo, acabam se esquecendo de acompanhar o indivíduo após seu ingresso na companhia. Essa atitude não é estratégica, pois pode gerar desmotivação no profissional e, até mesmo, ocasionar conflitos no momento de sua integração.
Por isso, é preciso cuidar da pós contratação, aplicar e solicitar feedbacks, observar se não ficaram dúvidas no processo e se as regras da empresa estão claras. Ao acompanhar o colaborador, a corporação evita um desligamento antes do previsto e também cuida da satisfação do profissional com a empresa.
Calcule o ROI de recrutamento do seu negócio
Por fim, para saber se você está de fato otimizando seus processos de recrutamento e seleção de pessoas, é necessário fazer o cálculo do ROI (retorno sobre investimento). Com esse dado, é possível saber o quanto a companhia está perdendo ou lucrando com cada investimento realizado.
O processo de recrutamento e seleção é um dos pilares de sustentação das companhias, afinal, muito se pode perder ao admitir o profissional não ideal. Logo, muito se é investido nessa etapa e o retorno é obtido pelo bom desempenho do profissional, ou seja, o índice de rotatividade deve estar baixo e ter motivações que estejam mais relacionadas a vida pessoal do colaborador do que a sua satisfação com a companhia.
Para calcular o ROI é necessário fazer uso da seguinte fórmula: ROI = (lucro – custo) / custo
Ou seja, se o gasto com o processo de recrutamento e seleção de pessoas foi de R$ 5.000,00 e o novo integrante da equipe gerou o lucro de R$ 25.000,00 em 6 meses, seu ROI ficaria assim: ROI = (25.000 – 5.000) / 5.000 = 4.
Como vimos, otimizar o processo de recrutamento e seleção de pessoas não é uma tarefa simples e requer muito foco e disciplina. Uma dica bônus que vamos acrescentar é que existem empresas, como a FranklinCovey Brasil, especializadas em fornecer suporte e informações sobre gestão de equipes. Entrar em contato com esse tipo de companhia é uma decisão extremamente estratégica para alavancar os resultados do seu negócio.
E então, já está pronto para começar a otimizar o recrutamento e seleção de pessoas da sua empresa? Assine nossa newsletter e tenha acesso a diversos outros conteúdos como este!
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado