• All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato

Call us toll free 1-888-558-1776

Find us on Map
info@franklincovey.com
Login

Login
FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil
  • All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato

O Poder da Comunicação

Home Gestão e Administração O Poder da Comunicação

Por João Palmeira

Quando um líder conquista a confiança de seus liderados, o que ele pede soa como uma ordem, o que ele diz soa como regra. – João Palmeira

Durante os últimos 10 anos, eu tenho discutido em diferentes classes e com diferentes pessoas o poder da palavra.

  Algumas pessoas acreditam piamente, no poder da palavra, portanto, cuidam de falar sempre algo bom, mesmo quando a situação não é boa.

Michael Abrashoff, no livro “Este Barco Também é Seu”, conta que em 1996 quando havia riscos da China lançar mísseis sobre Taiwan, 02 grupos de batalha de porta-aviões foram enviados à região. Naquele momento, o secretário William Perry, foi questionado sobre a ação e respondeu: “Temos a melhor Marinha de guerra do mundo”.
Abrashoff, refletindo sobre essas palavras, decidiu que o barco que comandava o USS Benfold, se tornaria o melhor da frota. Passou a orientar aos seus comandados, que dali em diante recebessem os visitantes à bordo sorrindo e lhes dissessem:
– Bem vindo ao melhor navio de guerra da Marinha!
Quando ficavam ao lado de outro navio, ligavam o sistema de alto-falantes e transmitiam uma saudação do melhor navio de guerra da Marinha. Ele via esta saudação como algo sentimental, mesmo que não fosse naquele momento o melhor, certamente estava caminhando nessa direção. Tinham também um ditado no navio:
“O sol sempre brilha no Benfold”. As pessoas começaram a acreditar nisso.
Ao receber o comando do navio, o USS Benfold era considerado o pior navio da frota em prontidão para combate. A rotatividade era alta, o ambiente ruim e o ciclo de preparo para guerra, era demorado.
Em 18 meses de comando, o USS, Benfold saiu da condição de patinho feio, para ser reconhecido como o melhor navio da frota, sendo agraciado com o Troféu Spokane.
A liderança exige uma comunicação sem ruídos. Devemos comunicar com clareza nossa intenção e nossos objetivos, de forma que qualquer um em nossa equipe possa ser interpelado, e esteja pronto para responder com prontidão e clareza para onde estamos indo, o que é esperado dele e quais são as metas e objetivos da organização. O processo de comunicação é uma habilidade, podemos desenvolvê-la com a prática.  O escritor e amigo, Reinaldo Passadori em seu livro: Comunicação Essencial, sugere algumas premissas fundamentais relacionadas a comunicação verbal, são elas:

·         Não somos valorizados pelo que sabemos, mas pelo que fazemos com o que sabemos.
·         Ninguém nasceu sabendo falar, muito menos fazendo discursos maravilhosos ou palestras e aulas extraordinárias. Isso se aprende.
·   Destaca-se em um grupo não necessariamente quem sabe mais, mas aquele que se comunica melhor.
·         Nosso sistema educacional não previlegia o desenvolvimento da habilidade da comunicação verbal nem simples leituras teatralizadas, muito menos técnicas mais sofisticadas, tais como exercícios de empatia, retórica ou eloquencia.
·   Todas as pessoas podem aprender técnicas e desenvolver habilidades de comunicação verbal sem, necessariamente, ter um dom especial para isso.
·         A efetiva comunicação pressupõe um ato de consideração para com o outro.
·         Do mesmo modo que filtramos e interpretamos tudo o que nos chega por meio dos sentidos, também as outras pessoas fazem isso.  A consciência desse mechanism aumenta a responsabilidade de quem deseja, de fato, comunicar-se.
·   No mundo dos negócios e das organizações, procuram-se profissionais cada vez mais completos e capazes.  Uma das principais competências exigidas é a de se comunicar bem com outras pessoas.
·    Dois apectos são fundamentais no processo de comunicação: o primeito é o que falar e o segundo  é como falar. De nada adianta possuir um rico conteúdo, mas expressá-lo de forma inadequada. O contrário também é verdadeiro.
Na última década tenho discutido com alunos, participantes de cursos e amigos, os desafios da comunicação.  Não é dada a devida importância a essa habilidade, mas ao mesmo tempo as interações exigem cada vez maior expertise neste processo. 
As escolas nos ensinam a ler e a escrever, no entanto, deveriam  nos ensinar a falar e a escutar com o mesmo empenho.
A comunicação no seu ambiente de trabalho tem sido clara e assertiva? Você se certifica de que as pessoas entenderam, quando você procura transmitir uma mensagem? De que maneira você acredita que é visto por seus liderados? Você é um líder, ou está sendo apenas um outro chefe?  Você acredita no que diz? Você vive o que prega?

Boa reflexão!

 

Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado

Share

Categorias

  • Carreira
  • Estudos de Caso
  • Gestão e Administração
  • Podcast
  • Tecnologia e Inovação
  • Todos os Artigos
  • Treinamento e Desenvolvimento

Siga-nos

Assine a Newsletter





INFORMAÇÕES CORPORATIVAS

  • Quem somos
  • Política de privacidade

SIGA-NOS

  • Twitter
  • Facebook
  • Linkedin


FC BRASIL CONSULTORIA E REPRESENTACOES LTDA
CNPJ 03.736.621/0001-26

© Copyright 2019. FranklinCovey Brasil. Todos os direitos reservados.

  • All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato
7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 19 e 20 de novembro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cidade:
e-mail:

6 Práticas Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 17 de setembro, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

ONLEADERSHIP TOUR

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá no dia 22 de outubro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cargo:
e-mail:

ONLEADERSHIP TOUR

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá no dia 3 de setembro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cargo:
e-mail:

7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 22 à 24 de setembro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cidade:
e-mail:

7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 19 à 21 de agosto, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 22 à 24 de julho, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

7 Hábitos Online

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento online que ocorrerá entre os dias 17 à 19 de junho, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

INDAIATUBA (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em Indaiatuba, 28 de março e 4 de abril, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

BELÉM (PA)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em Belém, 5 e 6 março, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SALVADOR (BA)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em Salvador, dias 12 e 13 de fevereiro, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 14 e 15 de abril, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 11, 12 e 13 março, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cargo:
e-mail:

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 28 de abril, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 31 de março, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

SÃO PAULO (SP)

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em São Paulo, 14, 15 e 16 de fevereiro, por favor preencha:

Nome:
Empresa:
Telefone:
Cargo:
e-mail:

MODELO

Para prosseguir e obter mais informações sobre o evento que ocorrerá em Caxias do Sul, dia 17 de outubro, por favor preencha:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Erma Bombeck

Reflexões de Erma Bombeck

“Se eu tivesse minha vida para viver”, escrita por Erma Bombeck perto do fim de sua vida, detalha os valores que Bombeck gostaria de ter guiado suas decisões diárias. Se você estivesse chegando ao fim da sua vida e estivesse escrevendo isso, o que incluiria? Use essas idéias para criar sua declaração de missão.

Se eu tivesse a minha vida para viver, eu teria falado menos e ouvido mais. Eu teria convidado amigos para jantar, mesmo que o carpete estivesse manchado e o sofá desbotado. Eu teria comido a pipoca na “boa” sala de estar e me preocuparia muito menos com a sujeira quando alguém quisesse acender um fogo na lareira. Eu teria tido tempo para ouvir o meu avô falando sobre sua juventude. Eu nunca teria insistido que as janelas do carro estivessem fechadas em um dia de verão porque eu tinha acabado de fazer meu cabelo. Eu teria acendido a vela esculpida como uma rosa antes que ela derretesse guardada. Eu teria sentado no gramado com meus filhos e não me preocupado com a sujeira. Eu teria chorado e rido menos assistindo a televisão – e mais enquanto assistia à vida. Eu teria compartilhado mais a responsabilidade com meu marido. Eu teria ido para a cama quando estivesse doente, em vez de fingir que a Terra pararia se eu não estivesse presente naquele dia. Eu nunca teria comprado nada só porque era prático, não manchasse ou porque tinha garantia de durar a vida toda. Em vez de desejar nove meses de gravidez, teria apreciado cada momento e percebido que a admiração que crescia dentro de mim era a única chance na vida de ajudar Deus em um milagre. Quando meus filhos me beijassem, eu nunca teria dito: “Mais tarde. Agora vá se lavar para o jantar.” Teria sido mais “eu te amo” .. Mais “me desculpe” … Mas principalmente, se eu tivesse mais um pouco de vida, eu aproveitaria cada minuto … olharia para ela e realmente a veria … viveria isso … e nunca a devolveria.

Ben Franklin

Valores de governo de Ben Franklin

Às vezes, uma declaração de missão pode ser uma lista concisa de valores, definida em suas próprias palavras. Leia a lista de valores e definições de Benjamin Franklin para ver se eles geram ideias para a sua própria declaração de missão.

Temperança: não coma a exaustão; não beba pra se alterar.

Silêncio: não fale, a não ser que isso beneficie outros ou a você mesmo; evite conversas insignificantes.

Ordem: Deixe todas as suas coisas terem seus lugares; deixe cada parte do seu negócio ter seu tempo.

Resolução: Decida fazer o que você deveria; execute sem falhar o que você decide.

Frugalidade: Não faça nenhum gasto, senão fizer o bem aos outros ou a você mesmo; ou seja, não desperdice nada.

Indústria: não perca tempo; esteja sempre empregado em algo útil; corte todas as ações desnecessárias.

Sinceridade: não use nenhum termo ofensivo; pense de forma inocente e justa e, se falar, fale apropriadamente.

Justiça: Não erre prejudicando alguém, ou se omitindo de fazer o bem, que são seu dever.

Moderação: Evite extremos; abstenha-se de ressentir ofensas tanto quanto você acha que eles merecem.

Limpeza: Não tolere a impureza no corpo, roupas ou habitação.

Tranquilidade: Não se preocupe com ninharias, ou com acidentes comuns ou inevitáveis.

Castidade: Rarely use venery but for health or offspring, never to dullness, weakness, or the injury of your own or another’s peace or reputation.

Ludvig van Beethoven

O grande coro de Beethoven

Em um dos períodos mais difíceis de sua vida, Ludwig van Beethoven compôs o que a maioria diria ser sua maior sinfonia. Sua “Ode à Alegria” da Nona Sinfonia foi e sempre será o coro da vida de Beethoven.

Mahatma Gandhi

A missão de Gandhi

A missão de Mahatma Gandhi é capturada em uma pequena lista de declarações. Você pode criar sua missão neste estilo, iniciando cada frase com “eu devo” ou “eu vou”.

Que o primeiro ato de todas as manhãs seja fazer a seguinte resolução para o dia:
Não temerei ninguém na Terra.
Eu temerei somente a Deus.
Não suportarei mal a ninguém.
Não me submeterei à injustiça de ninguém.
Eu conquistarei a inverdade pela verdade.
E, resistindo à inverdade, suportarei todo o sofrimento.

Martin Luther King

O sonho de Dr. Martin Luther King Jr.

Leia ou ouça o famoso discurso do Dr. King, proferido em 1963 a partir dos degraus do Memorial Lincoln em Washington, DC Se você fosse fazer um discurso que começasse com as palavras “Eu tenho um sonho”, o que seria ? Veja se o sonho do Dr. King lhe dá alguma idéia para sua declaração de missão.

“Eu tenho um sonho”

… eu digo a vocês hoje, meus amigos. Eu tenho um sonho que um dia essa nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: “Consideramos essas verdades como auto-evidentes que todos os homens são criados iguais.”

Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia mesmo o estado do Mississippi, um estado desértico sufocado pelo calor da injustiça, e sufocado pelo calor da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje.

Eu tenho um sonho que um dia o estado do Alabama, com seus racistas cruéis, cujo governador cospe palavras de “interposição” e “anulação”, um dia bem lá no Alabama meninos negros e meninas negras possam dar-se as mãos com meninos brancos e meninas brancas, como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje.

Eu tenho um sonho que um dia “todos os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão niveladas; os lugares mais acidentados se tornarão planícies e os lugares tortuosos se tornarão retos e a glória do Senhor será revelada e todos os seres a verão conjuntamente”.

Essa é a nossa esperança. Essa é a fé com a qual eu regresso ao Sul. Com essa fé nós poderemos esculpir na montanha do desespero uma pedra de esperança. Com essa fé poderemos transformar as dissonantes discórdias do nosso país em uma linda sinfonia de fraternidade.

Com essa fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ser presos juntos, defender a liberdade juntos, sabendo que um dia haveremos de ser livres. Esse será o dia, esse será o dia quando todos os filhos de Deus poderão cantar com um novo significado:

Meu país é teu, doce terra da liberdade, de ti eu canto.

Terra onde morreram meus pais, terra do orgulho dos peregrinos, que de cada lado das montanhas ressoe a liberdade!

E se a América quiser ser uma grande nação, isso tem que se tornar realidade.

E que a liberdade ressoe então do topo das montanhas mais prodigiosas de Nova Hampshire.

Que a liberdade ressoe das poderosas montanhas de Nova Iorque.

Que a liberdade ressoe das elevadas montanhas Allegheny da Pensilvânia.

Que a liberdade ressoe dos cumes cobertos de neve das montanhas Rochosas do Colorado.

Que a liberdade ressoe dos picos curvos da Califórnia.

Mas não só isso; que a liberdade ressoe da montanha Stone da Geórgia.

Que a liberdade ressoe da montanha Lookout do Tennessee.

Que a liberdade ressoe de cada montanha e de cada pequena elevação do Mississippi. Que de cada encosta a liberdade ressoe.

E quando isso acontecer, quando permitirmos que a liberdade ressoe, quando a deixarmos ressoar de cada vila e cada lugar, de cada estado e cada cidade, seremos capazes de fazer chegar mais rápido o dia em que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar as palavras da antiga canção espiritual negra:

Finalmente livres! Finalmente livres!

Graças a Deus Todo Poderoso, somos livres, finalmente.”