Os livros de liderança não são novidades nas livrarias, e praticamente todos afirmam ensinar como ser um bom líder. Entretanto, não existe uma única fórmula mágica que fará de você um líder bem-sucedido.
A boa notícia é que podemos aprender muito com a experiência de outros profissionais, suas histórias e as atitudes que tomaram nas mais diversas situações ao longo de suas carreiras.
Neste post, separamos 6 livros de liderança que estão constantemente no topo das listas dos mais vendidos no mundo. Se você pretende se destacar no mercado de trabalho, aproveite nossas dicas de leitura!
Por que ler livros de liderança?
Apesar de, infelizmente, não ser um hábito entre os brasileiros, ler mantém sua mente ativa, deixa-o atualizado sobre os assuntos de seu interesse, e isso colabora para a produção de melhores ideias e soluções nas situações adversas.
Um líder é aquele que faz a diferença onde está, seja no campo profissional, seja no campo pessoal. A liderança acontece desde que o homem precisou tomar decisões em sociedade para procurar caça ou abrigo, e alguém, ainda que instintivamente, assumiu a posição de líder.
Mesmo acreditando que temos um talento nato para a liderança, podemos evitar situações indesejáveis se tivermos um conhecimento teórico sobre o assunto. Os livros de liderança nos mostram maneiras de motivar nossa equipe, como fazer reuniões produtivas e atingir bons resultados.
Além de influenciar as pessoas ao seu redor, um bom líder leva sua equipe a caminhar rumo ao mesmo objetivo, melhorando seu desempenho, trazendo mais lucratividade para a empresa e conseguindo aumentar sua própria produtividade. Escolha um livro para começar e boa leitura!
1. Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes
Presença constante na lista de best-sellers, já foram mais de 15 milhões de livros vendidos em 38 idiomas. Foi considerado, pela revista Forbes, um dos livros de liderança mais influentes do século XX em sua área.
Desde que Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes foi publicado em 1989, muita coisa mudou no mundo corporativo, entretanto, Stephen Covey acredita que os 7 hábitos nele determinados permanecem imutáveis e atuais.
Ele diz ter se baseado em qualidades, como responsabilidade, respeito, integridade e compreensão mútua, que não perdem o seu valor e importância com o passar dos anos. O autor afirma que, para superar os desafios de uma vida corrida e estressante, é necessário que cultivemos esses hábitos.
Dessa forma, seremos capazes de atuar melhor em equipe, determinar objetivos possíveis de serem atingidos, dominar nossa personalidade e conquistar o sucesso desejado. Quer saber quais são esses hábitos? Então, não deixe de ler esse livro!
2. A Velocidade da Confiança – O elemento que faz toda a diferença
Mais um livro imperdível de Stephen Covey que vem para mudar o paradigma que temos sobre a confiança. Ele nos mostra que ela não é somente uma virtude social, mas também uma habilidade que pode ser aprendida.
Segundo o autor, todo trabalho é realizado com e por meio de pessoas e não há nada que tenha mais impacto sobre elas, seu trabalho e sua performance do que a confiança. Dessa forma, ela pode trazer maior lucratividade para as empresas e melhores chances de promoção.
Em A Velocidade da Confiança, ele nos mostra como ela e a velocidade com que ela é estabelecida com os empregados, clientes e todos os envolvidos podem representar o principal elemento de um líder ou de uma organização bem-sucedida.
3. As 4 Disciplinas da Execução
Em 10º lugar na lista dos melhores livros de negócios de todos os tempos, As 4 Disciplinas da Execução oferece não só o “o quê”, mas também o “como” uma execução efetiva pode ser alcançada. Seguindo as 4 disciplinas sugeridas pelos autores, os líderes conseguem produzir resultados excelentes mesmo quando é necessária uma mudança no comportamento de toda a equipe.
Por meio de vários exemplos, os autores mostram que, quando um indivíduo ou uma empresa aderem a esses princípios, eles alcançam resultados magníficos, não importando qual o objetivo a ser atingido.
Segundo Clayton Christensen, professor na Harvard Bussiness School, esse é um dos livros de liderança que todo líder deveria ler.
4. A Arte da Guerra
Escrito no século IV a.C., em A Arte da Guerra, o notável estrategista e general chinês Sun Tzu nos mostra que a chave para grandes conquistas começa em um bom planejamento. Esse livro é considerado um dos maiores ícones quando o assunto é estratégia.
Mostrando táticas militares eficientes e milenares, é leitura indispensável para quem pretende vencer as batalhas do dia a dia. Ele possibilita a adaptação de tais estratégias ao nosso cotidiano, principalmente no que se refere à gestão de pessoas.
Segundo Sun Tzu, “quando o general é fraco, sem autoridade junto aos soldados, suas regras são confusas e sua moral é baixa, o exército é confuso”.
5. Inteligência Emocional
Cada vez mais, fica provado que não basta ter um excelente conhecimento técnico e acadêmico e um currículo exemplar se você não tiver a capacidade de lidar com suas emoções e sentimentos. Mais que isso, se não tiver empatia e for capaz de compreender as emoções e atitudes das pessoas com quem convive.
Em Inteligência Emocional, Daniel Goleman dá um destaque especial à importância de uma saudável convivência interpessoal para se alcançar bons resultados. Por meio de exemplos, o autor nos mostra como uma simples frase mal usada pode arruinar todo um projeto ou atrapalhar a conquista de um objetivo.
6. 21 Leis Irrefutáveis da Liderança
Com uma linguagem direta e envolvente, esse livro tornou seu autor, John Maxwell, um dos maiores experts na formação de líderes nos Estados Unidos. Segundo ele, a prática da liderança é essencial em vários aspectos de nossas vidas, porém, ainda é desafiador conseguir equilibrar a teoria com as situações que encontramos no mundo real.
Com o objetivo de colaborar para que profissionais melhorem suas práticas de liderança, criando suas próprias técnicas de atuação, o autor desenvolveu 21 leis irrefutáveis que podem ser empregadas com facilidade em nosso dia a dia.
Os livros de liderança o ajudarão a entender melhor as situações do cotidiano e a saber como agir de forma a tomar a melhor atitude no seu trabalho e colaborar para o crescimento da empresa. Essa é, certamente, uma qualidade que o mercado de trabalho tem valorizado muito nos profissionais. Então, leia bastante e prepare-se para crescer em sua carreira!
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, não deixe de ler nosso artigo “33 coisas que aprendi pelo caminho sobre liderança e seus princípios“!
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