O executive research é considerado um serviço de consultoria ofertado por uma empresa de RH especializada. Isso significa que, quando uma organização necessita encontrar o candidato ideal para cargos de gerência, ela tem a opção de contratar os serviços de um headhunter. Esse profissional será responsável por trabalhar ativamente para encontrar um funcionário que tenha o perfil da vaga que está sendo ofertada e afinidade com a cultura da companhia.
Quer descobrir quais são as vantagens de contar com os serviços do executive research? Então, confira todos os tópicos deste artigo. Boa leitura!
Busca ativa de candidatos
O executive research também ajuda a encontrar pessoas que não estão em busca de um novo trabalho. O serviço procura candidatos que já ocupem vagas de emprego, mas que podem ter uma boa sintonia com o empreendimento contratante. O diferencial de um headhunter é justamente este: ele é capaz de encontrar profissionais qualificados que, muitas vezes, já trabalham em outros locais.
O caça-talentos, como também é chamado, atua fazendo uma busca ativa dos candidatos que já estão empregados. Para que esse serviço seja bem realizado, é utilizada a estratégia do networking e de ferramentas que possibilitam encontrar pessoas de diferentes perfis. A partir daí, a consultoria faz uma ponte entre esses profissionais e a empresa interessada.
Economia no longo prazo
Sabemos que muitas empresas têm prejuízos com a contratação de colaboradores ineficientes e que não atendem às expectativas da empresa. Isso pode acontecer por diversos motivos: erros na contratação, colaboradores que não têm o perfil esperado para a vaga etc.
Além disso, o empreendimento pode ter perdas significativas em sua receita, visto que terá mais gastos com os processos de demissão e de nova contratação de colaboradores.
Quando a empresa conta com um bom executive research, esse processo muda, pois ele será responsável por escolher líderes que vão ajudar o negócio a manter o sucesso — por meio de profissionais engajados com suas demandas e alinhados às metas do empreendimento. Assim, no longo prazo, é possível ver uma grande economia de recursos na empresa.
Redução na quantidade de candidatos e aumento na qualidade
Durante um processo seletivo tradicional, é comum haver uma grande quantidade de currículos. Na hora que a avaliação é iniciada, somente alguns candidatos se enquadram no perfil da vaga ofertada.
Ao contar com o serviço de executive research, é notada uma diminuição na quantidade de candidatos para a vaga, mas isso não é algo ruim. Por meio de uma pesquisa prévia, fica mais fácil selecionar profissionais mais qualificadas para ocupar a vaga em questão — com o perfil adequado para exercer determinada função na companhia.
A partir disso, fica mais fácil reduzir o tempo gasto no processo seletivo e aumentar as chances de encontrar o profissional certo para o cargo.
Melhoria na imagem da organização contratante
Quando uma organização se encontra em uma fase de estruturação ou quando a empresa não tem uma imagem tão boa diante dos candidatos, por exemplo, a ajuda do headhunter pode ser a solução mais correta.
Nessa situação, o candidato não será sondado diretamente pela sua empresa: receberá a proposta por meio de um profissional treinado, que trabalhará para “vender” o empreendimento aos candidatos à vaga de emprego.
Isso contribui para melhorar a imagem da companhia contratante, além de fazer com que a empresa seja vista como um bom local para se trabalhar. Dessa forma, fica mais fácil atrair profissionais qualificados para executar as demandas do seu negócio e há mais chances de reter talentos na empresa.
As pessoas vão sentir vontade de permanecer mais tempo no local de trabalho porque verão que são valorizadas profissionalmente — além de se sentirem bem com o clima organizacional do empreendimento.
Ajuda na hora de encontrar o profissional certo
Na hora de realizar os processos seletivos, os currículos costumam ter grande peso para o contratante. O problema disso é que nem sempre esse documento tem informações que apresentam a real experiência e o potencial do candidato.
Para evitar esse problema, é preciso ter o apoio do executive research, pois o profissional responsável pela busca consegue analisar cada candidato de maneira mais global. Isso significa que o headhunter consegue entender como o profissional realmente pode contribuir para o sucesso da empresa.
Para que o processo funcione como o planejado, primeiramente, o headhunter precisa entender exatamente o que o contratante espera de um colaborador e o motivo pelo qual precisa tanto desse profissional na sua empresa. Assim, será possível definir um perfil mais adequado do que a companhia realmente precisa.
Avaliação neutra dos candidatos
Quando um processo seletivo é feito internamente, nem sempre ocorre a imparcialidade na hora de selecionar os candidatos. Isso acontece porque a avaliação pode estar sujeita às opiniões diversas dos gestores e às questões de disputas internas.
Ao contratar os serviços da consultoria de executive research, provavelmente a seleção será feita de maneira neutra e independente, sem um viés institucional. Isso significa que ela pode ser feita de forma objetiva e imparcial, analisando apenas os quesitos necessários para ocupar o cargo na organização.
Além dessas vantagens, o headhunter faz um mapeamento da realidade do mercado, ao identificar vários candidatos de diferentes segmentos e até mesmo de outras regiões. Essa pesquisa também pode servir como uma ferramenta estratégica e gerencial para o contratante, visto que contribui na identificação de novos talentos dentro e fora da empresa.
Contar com uma consultoria de executive research é fundamental para os negócios que desejam buscar o profissional certo para exercer determinado cargo. Com a ajuda desse serviço especializado, fica mais fácil encontrar líderes que têm o perfil esperado pela empresa, evitando a perda na rentabilidade do negócio em função de processos seletivos que não dão certo, demissões constantes, novas contratações e treinamentos, entre outros aspectos.
Além disso, com a ajuda da consultoria, acontece a valorização da companhia diante do mercado de atuação, pois o empreendimento transmite a ideia de que é um local que valoriza e respeita o colaborador.
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