A comunicação é um fator importantíssimo para a imagem que as empresas têm ou desejam alcançar no mercado. A maneira como as organizações expõem os seus serviços ou produtos, com a intenção de conquistar novos clientes, é o que chamamos de estratégias de comunicação.
É fundamental ter uma estratégia de comunicação eficiente e de acordo com a realidade de cada empresa, já que são conjuntos de decisões integradas que permitem à companhia conquistar os objetivos almejados, bem como os meios a implementar para os realizar e alcançar o sucesso.
Neste post, você vai aprender o que são estratégias de comunicação, qual a sua importância, como elaborar na sua empresa e como aplicá-las. Confira!
O que é estratégia de comunicação?
Estratégia de comunicação é a forma em que uma empresa, seus serviços ou produtos são divulgados para os clientes (público externo) ou colaboradores (público interno). Ou seja, é toda e qualquer comunicação criada pela própria organização e em concordância com seu planejamento estratégico empresarial.
Portanto, propor uma estratégia, significa seguir uma maneira de fazer a comunicação da empresa e divulgá-la para o público interessado, seja ele formado pelos clientes ou próprios funcionários.
Esse é um trabalho fundamental para que as empresas consigam fazer a transmissão de suas mensagens com eficiência. Sem uma estratégia, existe o risco da comunicação não ser precisa e nem eficaz, o que abre margem para diferentes prejuízos.
Qual é a importância de adotar estratégias de comunicação?
A estratégia de comunicação é essencial para que uma companhia consiga compreender qual é a melhor maneira de se apresentar no mercado em que planeja atuar.
A presença da marca de uma empresa deve ser organizada a partir de muito conhecimento e estudo, para que consiga realmente conquistar o seu público-alvo e se destacar perante os concorrentes.
Mas como conversar com os clientes se a empresa não tem uma linguagem definida? Por esse motivo, a estratégia de comunicação deve levar em consideração entender os desejos e valores do público que se propõe a atender. Dessa forma, será possível estruturar uma linguagem que potencialize o vínculo entre as partes.
Como criar uma estratégia de comunicação?
Elaborar uma estratégia de comunicação é uma atividade muito importante, uma vez que influenciará diretamente no vínculo dos consumidores com a marca e na quantidade de produtos ou serviços vendidos. Por esse motivo, a estratégia deve ser criada com muita atenção e responsabilidade.
Confira a seguir o passo a passo de como elaborar uma estratégia de comunicação na sua empresa:
Faça um diagnóstico global
O diagnóstico é a primeira coisa a ser pensada na estratégia de comunicação. Para isso, é necessário que o gestor reúna informações sobre toda a estrutura da organização, entendendo sobre:
- perfil dos clientes;
- mercado de atuação;
- comportamento da concorrência;
- venda;
- distribuição;
- publicidade da marca.
Defina os alvos
Após entender sobre o cenário global do negócio, será o momento de traçar o perfil do público. Logo, ele é dividido em clientes em potencial, ou seja, que compram o produto; em iniciadores, são aqueles que iniciam o processos de compra; e por último, os influenciadores, são aqueles que lideram as opiniões.
Esse será também o momento de definir os fatores econômicos, sociais e demográficos desse público.
Defina os objetivos
Essa fase demanda a definição dos objetivos da empresa que a estratégia de comunicação deve executar. Geralmente, as companhias têm como finalidade fidelizar clientes, se destacar no mercado, crescer a rentabilidade ou aumentar o volume de vendas.
Isso varia de empresa para empresa, e depende principalmente, do estágio em que a organização se encontra.
Defina o Mix de Comunicação
Esse ponto é fundamental para a estratégia de comunicação, já que define as ferramentas de marketing que serão adotadas pela companhia. Dessa forma, o mix de comunicação abrange principalmente:
- assessoria de comunicação ou publicidade: eficiente para objetivos como o estímulo à informação ou compra, a notoriedade. Os principais suportes são os meios online, imprensa, televisão, outdoors ou rádio;
- patrocínio: apropriado à comunicação da organização em efeitos de médio prazo;
- marketing direto: indicado para conhecer e dar informações sobre novos produtos ou serviços, além de estimular a ação do público com o benefício do custo ser mais baixo;
- promoção: incentiva a compra ou esvaziamento do estoque;
- merchandising: variável que incentiva à experimentação ou à compra;
- relações públicas: constrói relações entre o público e a empresa com o objetivo de manter uma boa reputação. É quem cuida da imagem da organização.
É importante ressaltar que uma empresa não precisa e nem deve utilizar todas as ferramentas descritas logo acima em sua estratégia de comunicação. Contudo, é necessário que a equipe de gestores conheça as possibilidades, para que consiga fazer as melhores escolhas conforme o mercado, seu produto e público-alvo.
Defina o orçamento
O orçamento de uma estratégia de comunicação deve ser estabelecido levando em conta as chances de retorno da ação. Além disso, os gestores devem realizar esta definição calculando os custos de suportes, de administração e de produção, que abrangem anúncios em mídias offline e online.
Elabore um plano de mídia
O plano de mídia é a definição dos meios de comunicação que serão utilizados para fazer a divulgação da marca e qual a mensagem que será transmitida para o público-alvo. Neste caso, o ideal é atuar em conjunto com uma agência de comunicação, de maneira que a experiência das duas partes sejam somadas.
Faça a implementação
Por último, será o momento de colocar a estratégia de comunicação em prática. Não se esqueça que a ação não acaba na hora de divulgar a mensagem nos canais estabelecidos.ge
Após isso, será o momento de mensurar as informações e de fazer a avaliação dos resultados. Eles mostrarão se as metas foram cumpridas e fornecerão insumos para aprendizados.
Dessa maneira, podemos dizer que as melhores estratégias de comunicação, são aquelas que conseguem transformar objetivos em ações eficazes e concretas. Além disso, a estratégia pode ser ajustada e aprimorada cada vez mais. Basta se dedicar em acompanhá-la e entender afundo os detalhes de sua repercussão.
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