Você provavelmente já ouviu falar de que todo empreendedor precisa inovar para que não “morra na praia”. E isso é uma verdade gigantesca! Empreendedorismo e inovação andam juntos em direção ao sucesso.
O empreendedorismo deixou de ser o “ter uma empresa” e começou a ser um comportamento, um pensamento e etc., isso também consta para a inovação a inovação deixou de ser só criar coisas novas e começou a ser: identificar um problema e desenvolver um jeito de resolvê-lo.
Mas qual é a relação entre eles? Isso será respondido depois de sabermos por que inovar, como inovar, quais os benefícios, como pensar como um empreendedor inovador. Boa leitura!
Por que investir em inovação?
Por que as grandes empresas dão cada vez mais resultado? Porque nenhuma delas fica no mesmo lugar muito tempo, as grandes empresas estão sempre inovando!
O ser humano tem sempre uma necessidade diferente que ainda não foi explorada por ninguém! E investir em identificar essas necessidades e algo que realmente faz a diferença para o seu empreendimento!
Muitos confundem inovação com adaptação, adaptação você identifica um problema e resolve momentaneamente, porém a inovação é algo que leva tempo, testes, e muito trabalho para resolver um problema de vez.
Como inovar em um negócio?
Agora que você sabe o porquê investir em inovação, vamos falar sobre como você pode inovar no seu negócio!
Identifique necessidades! Essa é a chave da inovação! Quando você entende que falta algo para alguém entenda, desenvolva, teste e aplique um processo que ajude a atender o problema identificado.
Para inovar no seu business várias coisas são necessárias como uma grande mudança de comportamento sua e dos seus funcionários, uma grande força de vontade, foco no objetivo e muita educação financeira.
Para que você possa inovar é preciso que você como pessoa mude muito a sua mentalidade para que você possa mudar e inovar junto com a sua empresa.
Quais os benefícios inovar no seu negócio?
Agora que passamos por qual motivos você investir em inovação e sobre as maneiras de como inovar vamos para a parte boa do processo, que são os benefícios de inovar e fazer parte de uma empresa que está sempre inovando.
Uma empresa que inova tem muitos benefícios que são bons para que um negócio se mantenha no mercado e se destaque entre os seus competidores diretos e indiretos de mercado.
Um dos maiores benefícios de inovar é ampliar o diferencial da sua empresa no mercado para evitar falência e mesmice, ajuda a acompanhar as tendências de mercado e levar a sua equipe a descobrir e buscar novos desafios.
O pensamento empreendedor inovador
No mundo corporativo todos temos que pensar de uma maneira que encante as pessoas e que nos dê resultados, e no empreendedorismo e inovação não é diferente.
Ter um negócio não te classifica mais como um empreendedor, agora você tem que ter um comportamento e pensamento empreendedor. E no caso de a inovação ter um pensamento empreendedor inovador é a chave para o seu sucesso!
Para isso é preciso desenvolver essas 3 habilidades.
1- Foco no objetivo
Uma empresa que inova já não é tão rara como era antigamente, toda as empresas que alcançam o sucesso têm o seu diferencial dentre os seus concorrentes. E para alcançar esse sucesso com a inovação é preciso que você e a sua empresa nunca percam o foco no objetivo final.
Ao desenvolver um projeto de inovação não dê para traz no primeiro deslize foque no objetivo e molde a sua ação para que seja a melhor possível.
2- Pense além
Sempre pense além dos outros. Se eles pensam 1 pense 2, se eles pensam 2 pense 4 e assim em diante. Veja o seu projeto no futuro e calcule o resultado que seja o mais extraordinário possível.
Mire sempre o mais alto possível e vá além, estipule metas que sejam extremas para que sua equipe nunca pare de inovar para alcançar esses resultados.
3- Envolver as equipes no processo
Ninguém faz nada sozinho nem mesmo o Super-Homem até ele precisa da Liga da Justiça e no mundo corporativo não é diferente, você não está sozinho/a, você tem uma equipe que quer junto com você alcançar resultados nunca alcançados antes e quer sempre inovar com você em busca de um futuro melhor para a sua área e a para a empresa em si.
Se as equipes não estão engajadas será bom investir no engajamento dessas equipes para que todas façam parte dessa iniciativa.
Qual é o resultado de uma ação de inovação?
Dependendo do tamanho da sua ação o resultado será diferente e será cada vez mais escalável dependendo do tamanho da sua ação.
Uma ação de criação de algo novo que acompanhe as tendências do mercado em um espaço de tempo pode trazer resultados apenas momentâneos como podem reverberar se você desenvolver algo realmente transformador.
Uma ação de mudança de estrutura na sua empresa pode acarretar um período de adaptação grande nos seus funcionários e nos seus clientes pois podem não entender rapidamente as mudanças que você está fazendo.
Conclusão
Empreendedorismo e inovação andam lado a lado no caminho do sucesso, sem inovar um empreendimento não sai do lugar, se não tem um diferencial não se destacará. Um dos principais pontos é a fé e o foco e mudança de pensamento.
Muitas vezes não inovamos pois estamos na nossa zona de conforto e não queremos sair dela. Uma das necessidades de um negócio é estar sempre inovando então esperamos que esse post tenha lhe ajudado a ter uma ideia de qual é a relação entre o empreendedorismo e a inovação.
Leu até aqui? Não pare de ler agora! Continue lendo nossos posts de gestão e administração, treinamento e desenvolvimento, carreira, tecnologia e inovação e muitos outros.
Quer resolver os desafios da sua empresa com o auxílio dos consultores profissionais da FranklinCovey, para que possamos desenvolver uma solução totalmente única para a sua organização? Então entre em contato com nossos consultores e agende hoje mesmo uma reunião.
Deixe um comentário ou insight sobre o tema abordado