Por Stephen M. R. Covey
Se os símbolos em sua organização comunicam e cultivam a desconfiança – ou confiança menos do que gostaria que existisse – retorne às 4 Dimensões com seu chapéu organizacional. Pergunte-se:
- Minha organização é Íntegra? Sabemos quais são os nossos valores? Nossas estruturas
e sistemas refletem um paradigma básico de respeito e confiança? Temos uma cultura de honestidade? De humildade? Escutamos as ideias das pessoas? Podemos cometer e reconhecer erros? Temos a coragem de enfrentar as questões difíceis? Nossos sistemas e a estrutura encorajaram o comportamento ético? - Minha organização é bem-intencionada? Temos uma cultura que nutre a preocupação com os outros? Com nosso trabalho? Com nossos clientes? Queremos realmente que todos saiam ganhando? Os sistemas recompensam a competição sadia ou a cooperação? Encorajam as pessoas a compartilharem livremente as ideias e informações – ou encorajam as pessoas a retê-las?
- Quais são as Capacitações em minha organização? Temos os meios para oferecer valor? Atraímos e retemos Talentos, Atitudes, Conhecimento, Habilidades e Estilo (TACHE) de que precisamos para competir no mercado atual? Temos as pessoas certas nos postos certos? Estamos melhorando e inovando continuamente? Reinventamo-nos. Se for necessário?
- Minha organização produz Resultados? Fornecemos aquilo que prometemos? Nosso pessoal pode confiar em nós para criar valor e cumprir seus compromissos?
- Temos antecedentes de realizações que alimentam a confiança? Os clientes recomendam-nos a outros? Fornecemos resultados que inspiram confiança?
Se achar que sua organização falha em qualquer uma dessas áreas, este é o lugar para começar a criar alinhamento e construir Confiança Organizacional. * Ainda que você não seja o líder formal da organização, há coisas em que pode influenciar. E se você não consegue influenciar, seu primeiro passo seria retornar as 4 Dimensões como indivíduos e aumentar a própria credibilidade de modo que possa participar do processo de influência e decisão da sua empresa.
Algumas das mesmas ideias de aplicação das 4 Dimensões, que funcionam no nível individual, também o ajudarão a criar alinhamento no nível organizacional. Por exemplo:
Para aumentar a Integridade da organização, você pode criar e melhorar a declaração de missão e valores, engajando todos no processo de concretização e para assegurar que aquilo não seja somente mais algum chavão pendurado na parede. Você também pode trabalhar para criar dentro da organização uma cultura que incentive as pessoas a assumir e cumprir seus compromissos aparentemente pequenos, e essa atitude espalhou-se, sendo que logo todos tratavam superficialmente os compromissos internos.
Para melhorar a Intenção de organização, você pode assegurar que sua missão e valores reflitam os motivos e os princípios que constroem confiança. Você também pode dar seu exemplo pessoal, preocupando-se com algo especificamente. Lembre-se do impacto sobre a organização quando, mesmo que seja uma pessoa particularmente um líder -, demonstra respeito ou preocupação como o bem-estar alheio. Além disso, você pode desenvolver sistemas que realizem programas de benefício mútuo – sistemas que utilizem acordos de responsabilidade, recompensem a cooperação em vez da competição e expressem confiança.
Para aumentar as Capacitações organizacionais, você pode tomar medidas que garantam que as estruturas e os sistemas de sua organização (incluindo recrutamento/contratação e sistemas de remuneração) sejam concebidos para atrair e reter o talento que a empresa necessita para ser competitiva nos mercados atuais. Você pode prover treinamento e orientação contínuos para assegurar que os funcionários se sintam valorizados, importantes e satisfeitos, algo que deriva do crescimento individual. Você pode assegurar que os sistemas de informação e de tomada de decisão estejam alinhados com os esforços para satisfazer às necessidades da organização e dos clientes.
Para melhorar os Resultados da organização, você pode ajudar as pessoas a criar uma visão compartilhada sobre os resultados desejados, por meio de um sistema que inclua metas em cascata e que coloque todos em sintonia. Você pode também criar um balanced scorecard, no qual os resultados reflitam a satisfação das necessidades de todos os stakeholders, não apenas dos proprietários ou acionistas. Além disso, você pode criar uma cultura na qual as pessoas tenham a oportunidade de explicar os resultados – e não suas atividades – periodicamente.
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