Existem duas formas principais de chegar até seu cliente: eles vêm até você ou você vai até eles.
Infelizmente – pelo menos para a maioria dos profissionais de vendas – as pessoas não virão até você com muita frequência. Sendo assim, como você pode se tornar melhor em levar seus produtos e serviços até o mercado, de uma forma tão eficaz que a sua abordagem não pareça mais uma interrupção inconveniente no dia de seu cliente e ainda, de forma que ele fique muito interessado em ouvi-lo?
Tanto para você quanto para seus clientes, tempo é dinheiro então, algo que tome o tempo toma também dinheiro, se você não conquistar o cliente nos primeiros segundo de conversa, os próximos minutos de conversa não serão tão produtivos quanto deveriam ser.
Tudo depende do que você diz nos primeiros 15 segundos de sua abordagem.
Nos dias de hoje, o diferencial dos campeões de vendas é definido pelo uso eficaz do tempo em seu dia. Não em Horas ou em Minutos, mas em segundos. Imagine que você me encontrou por acaso ou que deseja me enviar uma mensagem de texto ou voz. Seu objetivo é fazer com que eu queira me encontrar com você.
Pense na “sua melhor tacada”. Qual seria sua melhor declaração de abertura para alguém como um prospect com quem você nunca se encontrou pessoalmente?
Quais seriam as primeiras coisas que você me diria nos primeiros 15 segundos para me convencer?
Em algum momento de sua vida você experimentou a sensação de ser colocado em primeiro lugar como cliente? Sentiu que o interesse do vendedor que lhe atendeu era ajudá-lo com as SUAS necessidades, mais do que atender as necessidades DELE?
Você consegue se lembrar de muitos casos em que isso ocorreu nas últimas semanas? Não?!
Geralmente o problema começa na declaração de abertura.
Nas primeiras coisas que nos dizem nos primeiros instantes de interação.
Em um curto intervalo de tempo conseguimos captar a intenção, o interesse e o objetivo em mente da pessoa que nos atende. Se nos sentimos bem com a abordagem, concedemos mais tempo, devolvemos a atenção, compartilhamos informações e tomamos decisões. Se nos sentimos ameaçados, nos fechamos.
Esta é uma reação natural de nosso cérebro reptiliano!
O Cérebro Reptiliano
Esse primeiro nível de organização cerebral é capaz apenas de promover reflexos simples, o que ocorre também em répteis, por isso o nome “reptiliano”. Conhecido como “cérebro instintivo”, tem como característica a garantia da sobrevivência, além de ser responsável pela regulação das funções e sensações primárias como fome, sede, sono, entre outras.
Então tente abordar seus clientes com um ar mais calmo e use técnicas de persuasão mais tranquilidade e passe confiança no que você está vendendo.
Se você acertar em cheio na sua primeiríssima tacada, sua chance de sucesso aumentará significativamente!
Você já sentiu que perdeu a atenção do seu cliente em potencial no meio de um contato? Já?! Então tente aplicar essa técnica dos 15 segundo e veja o seu desempenho de vendas alavancar com essa técnica desenvolvida por Craig Christensen, Sean Frontz, Dennis Susa que está presente na plataforma de modelo mental da FranklinCovey chamada All Access Pass.
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